Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Câmpus Sertãozinho participa do Festival Internacional Pint of Science

Evento busca proporcionar discussões cientificas fora do ambiente acadêmico

  • Publicado: Quinta, 06 de Mai de 2021, 17h22
  • Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 17h28
  • Acessos: 10488

Câmpus Sertãozinho do IFSP participará do Festival internacional Pint of Science, que será realizado online em diversos países, nos dias 17, 18 e 19 de maio. 

Em Sertãozinho o evento contará com duas mesas redondas: “Inteligência Artificial: eu devo me preocupar com essa "coisa"?” (dia 18/05) e “Presente, passado e futuro da ciência cervejeira” (dia 19/05). A programação e todas as informações sobre o festival estão disponíveis aqui .

O evento será transmitido por meio do canal do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Cervejeira (GPCERV). E é aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

festival nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões cientificas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos como bares e restaurantes e cafés.  A ideia era tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal. Portanto, objetivo é levar conhecimento científico à população, de uma forma descomplicada, possibilitando que as pessoas esclareçam suas dúvidas diretamente com quem faz ciência. O festival acontece durante três dias, anualmente, e de forma simultânea em diversos países do mundo.  

Em 2019, o festival contou com 85 cidades no Brasil com público de mais de 34 mil pessoas. Em 2020, devido a pandemia, a edição precisou ser remodelada e em 2021 será realizada de forma virtual. Esta será a primeira vez que o IFSP participa do evento.  

O professor Jean Rodrigues é o coordenador local do festival e contou que o evento conta com o apoio do Câmpus Sertãozinho, por meio do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Cervejeira (@gpcerv) do Grupo de Pesquisa Automação Inteligente de Sistemas Robóticos, além de parceiros de outras instituições, como USP Ribeirão Preto, IF Sul de Minas e pesquisadores do setor privado. “Nossa motivação é mostrar que, sem ciência, tecnologia e inovação não existe desenvolvimento”, contou. 

O coordenador afirma que o Pint of Science tem o relevante papel de aproximar as pessoas em torno de temas de ciência e tecnologia. “Acredito que a participação do IFSP promovendo o evento em Sertãozinho traz um importante canal de relacionamento com outras instituições, pesquisadores, empresas e, principalmente, com a comunidade”, disse Jean. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página