Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias Servidores > Psicólogos e pedagogos do IFSP realizam formação continuada

Psicólogos e pedagogos do IFSP realizam formação continuada

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 10h46 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 11h05 | Acessos: 4581

A pró-reitoria de Ensino (PRE) realizou, na última semana, dois eventos para formação continuada de psicólogos e pedagogos de todos os câmpus do IFSP. O II Encontro de Psicólogos do IFSP reuniu 22 profissionais no último dia 23 de novembro na Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), na capital paulista. Já o I Encontro dos Pedagogos do IFSP se deu no Câmpus Boituva entre os dias 21 e 23 de novembro e contou com a participação de cerca de 60 profissionais.

Encontro de Psicólogos

O espaço de formação continuada contribui para o aperfeiçoamento dos psicólogos que realizam atendimento à queixa escolar. Foram apresentadas as principais críticas ao modelo tradicional e ofertadas alternativas de intervenção breve e focal, envolvendo todos os participantes da produção de tais queixas escolares: pais, escola e alunos.

No encontro, os profissionais se concentraram em três discussões: “orientação à queixa escolar: uma abordagem crítica das dificuldades na escolarização”, “orientação à queixa escolar de universitários de camadas populares” e “discussão acerca das práticas do psicólogo escolar no IFSP”.

Os debates foram o início de um programa de formação para os psicólogos do IFSP por meio de uma parceria com o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo (LIEPPE/USP). As discussões, coordenadas pela professora Beatriz de Paula Souza, supervisora do laboratório, serão realizadas entre os meses de março e junho de 2019 por meio de videoconferência e com encerramento presencial (veja o programa do curso abaixo).

Elizabeth Alves Pereira, coordenadora de Ações Pedagógicas Inclusivas da Pró-reitoria de Ensino do IFSP, afirma que os encontros dos psicólogos da Instituição permitem a discussão das práticas e melhoraram a integração do grupo.

Programação do Programa Orientação à Queixa Escolar

Encontro dos Pedagogos

Cerca de 60 profissionais entre pedagogos e técnicos em Assuntos Educacionais de todos os câmpus do IFSP se reuniram no Câmpus Boituva no evento organizado pela Diretoria de Educação Básica, Diretoria de Graduação e Assessoria de Assuntos Estudantis, da PRE.

Durante os três dias de encontro, foram discutidos temas referentes aos cursos da Educação Básica e Graduação, além de temas relacionados ao atendimento discente, como tramitação de cursos, conselho de classe e regime disciplinar discente. A assessora executiva da PRE, Haryanna Sgrilli, aponta que o evento foi muito bem avaliado entre os profissionais, que destacaram a importância da formação continuada e da troca de experiências.

Programação do I Encontro de Pedagogos