Aluna do Câmpus Matão representará o IFSP no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência"

Desafio acontecerá de 7 a 10 de agosto, como parte da programação do ConectaIF 2018, em Brasília.

• Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 18h41
  • Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 09h39

A estudante Lorena Rocha Alves, de 20 anos, aluna do curso de Tecnologia em Biocombustíveis do Câmpus Matão, irá representar o IFSP no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”. O evento acontecerá de 7 a 11 de agosto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF.

O Desafio consiste em produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. A atividade contará com uma aluna representante de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

As meninas serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. O objetivo do Desafio de Projetos é que, ao final, as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio. A apresentação dos protótipos acontecerá na sexta-feira, 10 de agosto.

Lorena está entusiasmada com os novos conhecimentos e contatos que virão junto com o Desafio. Ela também pretende partilhar o que tem aprendido durante o seu projeto de iniciação científica, o qual consiste em produzir um açúcar branco sem tratamento químico, visando a vantagens ecológicas para o processo e um menor custo de produção. O projeto é orientado pelo professor Carlos Eduardo Crestani.

O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.

ConectaIF 2018

Organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o ConectaIF é um evento oque fortalece a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação podem conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O ConectaIF é um evento aberto e gratuito, que reúne of­icinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafi­os, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.