Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP estuda ações com instituições na comunidade de Heliópolis

Aproximação prevê desenvolvimento de ações culturais, de sustentabilidade e de energias renováveis

  • Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 20h23
  • Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 09h43
  • Acessos: 7247

Nesta terça-feira (17) a pró-Reitora de Extensão, professora Gabriela Arduino, e o diretor de Extensão Tecnológica e de Qualificação Profissional, professor Rodrigo Delphino, visitaram as instalações da UNAS na comunidade de Heliópolis.

Na visita os servidores conheceram os espaços e iniciaram o planejamento das ações previstas no acordo de cooperação assinado entre o IFSP, o Cine Favela e a UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região). O acordo prevê o desenvolvimento de ações culturais, de sustentabilidade e de energias renováveis com cursos e projetos conjuntos nestas temáticas. “Neste terreno vamos iniciar o desenvolvimento de uma horta comunitária, assim como a compostagem de resíduos orgânicos da comunidade do entorno”, revela Rodrigo Delphino.

Foram visitadas as unidades da UNAS de ações socioculturais, o Centro de Educação Infantil – CEI Mina onde há um espaço disponível para a implantação de uma horta comunitária nos modelos de permacultura e agricultura orgânica e biodinâmica, que será uma importante ferramenta pedagógica para a conscientização ambiental e formação cidadã; o Centro para Criança e Adolescente – CCA Mina, que desenvolve atividades socioculturais e educacionais no contra turno escolar e será também envolvido nas atividades da horta comunitária; o novo espaço destinado para a Rádio Comunitária; a Sede Central que conta com atendimento jurídico e Telecentro; e a Biblioteca Comunitária de Heliópolis; estes são alguns dos projetos desenvolvidos pela UNAS que tem como missão “Contribuir para transformar Heliópolis e Região num bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade”.

Para o início das atividades, foram organizados grupos de trabalho inter e transdisciplinares contando com servidores dos diversos câmpus do IFSP, os grupos que estão com as ações mais avançadas e realizando planejamento das atividades são o GT de Sustentabilidade que trabalhará com a questão das hortas comunitárias e em pequenos espaços, além da questão de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, e o GT de Energias Renováveis que possui uma frente propondo ações utilizando a energia fotovoltaica, como a instalação de painéis fotovoltaicos em alguns prédios da UNAS e capacitações na temática. Outros grupos de trabalho estão sendo propostos para o desenvolvimento de ações junto à comunidade, incluindo ações socioculturais.

A pró-Reitora Gabriela ressalta que estas ações estão previstas no Acordo de Cooperação com estas duas entidades e são muito importantes para a aproximação com a comunidade, trazendo a realidade para dentro do IFSP e oportunizando a realização de projetos nas mais diversas temáticas. Trata-se da função social dos Institutos Federais que além do Ensino de Qualidade também se preocupa com a responsabilidade social e a formação integral do estudante, baseando-se na indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página