Diretoria de Núcleos fortalecerá ações afirmativas e educação inclusiva

Diretoria é criada para ações conjuntas entre Neabi, Nugs e Napne, núcleos vinculados à reitoria

• Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 11h37
  • Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 13h04

Visando ampliar as ações desenvolvidas pelos núcleos vinculados à reitoria, aumentar a atenção para suas pautas e propiciar comunicação mais ágil com as pró-reitorias, o IFSP estabeleceu uma diretoria junto ao gabinete da reitoria, para atuar em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), o Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (Nugs) e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

Segundo o Reitor Eduardo Modena, os núcleos têm feito um trabalho de muita relevância no combate à discriminação e à desigualdade, na promoção da diversidade, na atenção aos alunos com necessidades específicas e muitas outras ações, que agora terão uma atenção ainda maior por meio dessa diretoria.

Modena comenta que as temáticas tratadas por estes núcleos, imprescindíveis para uma formação cidadã e inclusiva, ficam ainda mais em evidência num momento como esse, de crise sanitária que se desdobra, por vários fatores, em uma crise humanitária. Como a reitoria já havia manifestado em nota do dia 28 de abril sobre os desdobramentos da pandemia de Covid-19, apesar do momento atual afetar a todos, não significa que todos sejam afetados igualmente.

O pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, avalia que a reorganização das atividades acadêmicas nesse período de excepcionalidade precisa ter atenção especial com as desigualdades de nossa sociedade, com os estudantes indígenas e quilombolas, com possíveis sobrecargas para alunas e servidoras, bem como os estudantes com necessidades educacionais específicas. Além disso, várias questões demandam articulação entre as pró-reitorias. No caso dos Napne, por exemplo, várias ações estão ligadas ao Departamento de Articulação Pedagógica da PRE, mas questões como necessidade de profissional especializado passam pela PRD. A atuação da Diretora de Núcleos propiciará suporte e melhor acompanhamento das ações desenvolvidas nos câmpus, bem como articulação com as pró-reitorias.

Isabel Cristina Correa Cruz, que assume como Diretora de Núcleos, é graduada em Pedagogia e tem especialização em Educação Especial, integrando o Neabi desde sua criação, assim como o Napne do Câmpus Avaré.

Isabel considera que é um reconhecimento da importância dos núcleos para a Instituição e uma oportunidade para ampliar as ações e seu alcance, com o estabelecimento de planejamento conjunto, orçamento próprio, agenda com o gabinete e pró-reitorias etc. Informa que a partir de agora, com a nomeação, é possível desenhar as propostas, o que deverá ser feito em conjunto com os núcleos, buscando a partir da semana que vem realizar reuniões com estes para dialogar e construir um plano de trabalho.