Ranking do Enem: vários câmpus estão no topo entre escolas locais

O Câmpus Suzano é o mais bem colocado do Instituto nos rankings estadual e nacional

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 12h41

O Câmpus Suzano aparece no topo do ranking das instituições de ensino federais no estado de São Paulo, tendo também a nota mais alta entre todas as escolas da cidade, de acordo com levantamento feito pela plataforma educacional Evolucional. Os dados revelam o desempenho dos estudantes das escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019.

Outros sete câmpus do Instituto também se destacaram localmente e garantiram o primeiro lugar entre todas as escolas do município onde estão instalados. São eles: Cubatão, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Sertãozinho, São Roque, Presidente Epitácio e Capivari. Jacareí e Hortolândia também tiveram bom desempenho local e garantiram a 2ª colocação entre as escolas da cidade. Estas classificações consideram as notas dos estudantes nas provas objetivas e de redação.

Para o diretor-geral pro tempore do Câmpus Suzano, Wagner Garo, embora o alvo não seja conquistar esta ou aquela posição em qualquer ranking, os resultados foram recebidos com muito orgulho e alegria. Ele acredita que esses resultados são balizadores de todo um trabalho que busca oferecer um serviço de qualidade, gratuito e inclusivo, caracterizado pela construção participativa de todos os entes da comunidade (alunos, servidores, poder público local, empresas e organizações comunitárias da região). Ainda segundo Wagner, os bons desempenhos locais dos câmpus só têm a contribuir para tornar a Instituição, cada vez mais, um orgulho para a comunidade e região, demonstrando os ganhos efetivos e potenciais que  este modelo de ensino pode trazer para o país.

A lista da Evolucional foi organizada por estados com  base  nos microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais Anísio Teixeira (Inep) em 26 de junho. O levantamento foi feito utilizando apenas os dados de alunos que cursaram o terceiro ano do ensino médio em 2019 e não zeraram nenhuma das provas. Também foram consideradas somente as escolas que tiveram mais de dez alunos participantes nas provas.

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, parabenizou os ranqueados e também os outros câmpus; segundo ele, todos têm se destacado, mantendo um ensino de qualidade. Modena afirma que é muito confortante ver o IFSP em qualquer pódio, mas que “o verdadeiro Enem é sabermos que nossos alunos saem com consciência do mundo das ideias, do trabalho, da ciência, e como agentes transformadores de suas próprias vidas e do país”.

Mais notas

Considerando as provas objetivas e a redação do Enem, o Câmpus Suzano aparece entre as 49 melhores notas de escolas públicas federais do país e entre as 772 melhores notas entre escolas públicas e privadas brasileiras. Entre os câmpus do IFSP, é o mais bem colocado no levantamento. Cubatão, Caraguatatuba e São Paulo também se garantiram no ranking das cem escolas públicas federais com notas mais altas.

Sem contar com a nota dos alunos na redação do Enem, o Câmpus Suzano sobe no ranking, figurando como a 22ª mais bem classificada na lista de escolas públicas federais do Brasil e ocupando a 381ª posição no ranking das melhores escolas públicas e privadas.  Sem a redação, Cubatão, Caraguatatuba e São Paulo também garantem posições ainda melhores no ranking das escolas federais, ficando entre as 60 instituições mais bem avaliadas.

Todas as notas e classificações podem ser conferidas na plataforma Evolucional.