Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > INOVA IFSP lança novo edital de Indicação Geográfica

INOVA IFSP lança novo edital de Indicação Geográfica

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) lança uma nova edição de edital para apoiar o arranjo produtivo local na elaboração de pedido de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 17h50

O apoio da  INOVA se dará por meio de bolsa ao coordenador do projeto, bem como treinamento e assessoria para elaboração do pedido de IG.

Está prevista, nesta edição, a aprovação de propostas de até quatro câmpus. Eventualmente, a INOVA poderá contemplar um número superior de propostas, desde que haja recurso orçamentário disponível. Cada câmpus poderá enviar uma única proposta, sendo permitida a apresentação de mais de um projeto de IG por proposta.

No edital anterior, a INOVA apoiou 14 projetos de Indicação Geográfica, aportando um total de R$ 168.000,00 em recursos nos projetos para o pagamento das bolsas.

O edital com o regulamento para submissão das propostas pode ser acessado na íntegra aqui.

Indicação Geográfica – A IG é usada para identificar a origem de produtos ou serviços cujos locais tenham se tornado conhecidos ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deva à sua origem.

A concessão da IG contribui com a comunidade local e com o IFSP de diversas maneiras:

1. O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;
  2. O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;
  3. O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;
  4. Com base nesta compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua Lei de Criação.

Mais informações sobre Indicação Geográfica podem ser obtidas no site do INPI.

Conheça mais sobre as Indicações Geográficas brasileiras clicando aqui.