Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP elabora mapa com processos realizados nas bibliotecas

IFSP elabora mapa com processos realizados nas bibliotecas

A Comissão de Mapeamento dos Processos das Bibliotecas do IFSP disponibiliza, no mês em que se comemora o Dia do Bibliotecário (12), o mapa conceitual das bibliotecas da Instituição com 196 atividades.

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 12h47
  • Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 08h47

Formada em abril de 2018 por membros da Pró-reitoria de Ensino (PRE), das coordenadorias de bibliotecas dos câmpus, e com o apoio do Escritório de Projetos, a comissão tem o objetivo de mapear todos os processos dos câmpus e da reitoria referentes às bibliotecas. O Escritório de Processos do IFSP tem como função atuar na coordenação do mapeamento, modelagem e padronização dos processos da Instituição.

A bibliotecária-documentalista da PRE e coordenadora da comissão, Angela Halen Claro Franco, explica que há um ano são realizados encontros semanais com os profissionais das bibliotecas dos câmpus e membros do Escritório de Processos para compreender as atividades realizadas no IFSP. “O resultado parcial dos trabalhos foi a construção de um mapa conceitual, uma representação gráfica mostrando todas as ações realizadas dentro das bibliotecas da Instituição”.

O mapa é importante para que os usuários entendam a complexidade dos serviços oferecidos, como cada etapa permite o bom funcionamento de uma biblioteca. O mapa conceitual visa apresentar um diagnóstico situacional do setor, e o mapeamento de processos permitirá a realização da padronização dos processos, e fornecerá ainda formas de gerenciar as atividades realizadas, detectar problemas e identificar possibilidades de melhorias. Angela afirma que esse mapeamento é um trabalho pioneiro, uma vez que a equipe encontrou poucas referências entre os Institutos Federais.

Segundo Angela, muitas pessoas pensam que o trabalho do profissional da biblioteca se resume a fazer o empréstimo e receber a devolução de livros. “O trabalho do bibliotecário é invisível, as pessoas costumam lembrar apenas quando a biblioteca está fechada. Na verdade, há todo uma estrutura humana, tecnológica e informacional para garantir o funcionamento do local. Para que um livro seja encontrado em milhares de obras, por exemplo, os bibliotecários utilizam metodologias para classificar, indexar, catalogar o livro”, esclarece.

O mapa, que atualmente possui 196 atividades, está disponível para consulta pela comunidade aqui e também foi encaminhado para todos os bibliotecários e auxiliares de bibliotecas do IFSP para contribuírem com sugestões. A comissão receberá as sugestões até 21 de março pelo e-mail

O próximo passo é analisar em minúcias cada uma das etapas diagnosticadas na primeira etapa do trabalho a fim de se realizar a modelagem dos processos, apresentando ao final, com detalhes, todos os fluxos envolvendo as bibliotecas dos câmpus e as articulações realizadas na reitoria em prol das bibliotecas.

Bibliotecas do IFSP

O acervo das bibliotecas do IFSP reúne 79.065 títulos e 250.020 exemplares entre livros impressos e digitais, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, multimeios e outros. Já a Coleção Targeg GetWeb reúne 4585.689 itens, destacando-se as Normas Brasileiras (ABNT)/Mercosul (AMN), o Diário Oficial da União e os Diários Oficiais de Estados e Municípios. Por fim, o Portal de Periódicos da CAPES reúne 140 Bases de Dados, dentre elas Web of Science, Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e Emerald.

Todos os câmpus do IF São Paulo são equipados com bibliotecas. Por meio do catálogo on-line Pergamum é possível acessar todo o acervo de obras da Instituição.

Estão entre os principais serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFSP a consulta local ao acervo, o empréstimo domiciliar e a elaboração de ficha catalográfica.

As bibliotecas oferecem ainda o serviço de referência. Para esse trabalho, o bibliotecário faz uma entrevista com o usuário para entender a informação que ele precisa e dar possibilidades para sua pesquisa naquela biblioteca e também em outros ambientes. Os usuários também podem receber orientação para normalização de trabalhos acadêmicos.

Dia da Biblioteca

O Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, institui a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” e o “Dia do Bibliotecário” entre os dias 23 e 29 de outubro. Já o Dia do Bibliotecário é comemorado em todo o Brasil no dia 12 de março. A data homenageia o nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

O Dia Nacional da Biblioteca e o Dia Internacional do Livro são comemorados no mês de abril, nos dias 9 e 23, respectivamente.

Acesse o mapa conceitual aqui.

Acesse o acervo integrado das bibliotecas do IFSP aqui.

Portaria nº 1.272/2018 - designa membros para a Comissão de Mapeamento dos Processos das Bibliotecas do IFSP

Portaria nº 3890/2018 - revoga a Portaria nº 1.272/2018