Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP oferta bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas

IFSP oferta bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas

• Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 16h21
  • Última atualização em Segunda, 16 de Julho de 2018, 11h36

A reitoria do Instituto Federal de São Paulo, em conjunto com a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a pró-reitoria de Administração, disponibilizará sete bolsas de Iniciação Científica do Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas, visando ao estímulo e ao fortalecimento da pesquisa no referido programa na instituição. Os contemplados com as bolsas serão os sete primeiros colocados na seleção do PIBIC-AF Edição 2018/2019, cujo resultado foi divulgado no último dia 11 de julho.

A ação conjunta entre a reitoria e as pró-reitorias ocorreu após a notícia de que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) não disponibilizaria cota de bolsas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas ao Instituto Federal de São Paulo, para o biênio 2018/2020.

Segundo Érica Shimada, Coordenadora de Bolsas de Iniciação Científica, “a disponibilização de bolsas é um passo importante no IFSP, para o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de política de ações afirmativas à cultura científica, assim como demonstra o compromisso da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação com os pesquisadores e com o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa”.

De acordo com o pró-reitor de Administração, Silmário Batista dos Santos, as bolsas de Iniciação Científica do Programa de Ações Afirmativas são voltadas para os alunos que estudaram todo o ensino médio em escola pública, os de baixa renda, de cota racial.  “São aqueles estudantes que mais precisam de auxílio para iniciarem, permanecerem e obterem êxito em suas pesquisas. Daí a importância dessa ação conjunta entre a reitoria e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Administração”, afirmou.

Atualmente, o CNPq disponibilizou ao Instituto Federal de São Paulo, para o biênio 2018/2020, sete bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica voltado a alunos do Ensino Médio (PIBIC-EM), 12 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 32 bolsas para o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI).

Comunicado PRP nº 04/2018