Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > MENSAGEM DO REITOR

MENSAGEM DO REITOR

No encerramento das atividades deste ano é preciso destacar que, a despeito de 2017 ter sido para todos os Institutos e Universidades Federais um dos anos mais difíceis em função das decisões governamentais de congelamento dos recursos para a Educação (Emenda 95, aprovada pelo Congresso Nacional), várias conquistas foram obtidas pelo IFSP, fruto da união da reitoria com as gestões dos câmpus e da participação ativa de servidores e estudantes.

• Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 16h49
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 09h32

Os nossos indicadores de qualidade continuaram crescentes do ponto de vista das nossas atividades de ensino e extensão e, em termos de pesquisa aplicada e de inovação, ampliamos as nossas ações e concluímos o ano com o lançamento da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP. Tivemos ainda a ampliação de nossa atuação junto aos municípios em que estamos instalados, aproximando-nos ativa e significativamente de prefeitos, vereadores e deputados federais do nosso estado. Como resultado, a bancada paulista na Câmara Federal aprovou uma emenda para investimentos em 2018, resultando num aporte final de 12 milhões para o IFSP na Lei Orçamentária. Uma conquista significativa, considerando que o Executivo não propôs qualquer recurso para aquisição de equipamentos e realização de obras para nossa Instituição. É preciso ainda destacar os avanços em eventos e parcerias que marcaram 2017 – como a execução de projetos de sustentabilidade, as ações promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs), a construção do PDI 2019/2023 como instrumento de gestão educacional e mobilização da comunidade, e a 1ª Jornada do IFSP, um marco na integração e no desenvolvimento concomitante de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sabedores de que o próximo ano será muito importante para a história deste país e para a Educação Profissional e Superior Pública e Gratuita, continuaremos lutando para reverter a atual situação educacional brasileira.

Com essa convicção, desejamos saúde, paz, força, garra e determinação a todos e todas que diuturnamente constroem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o futuro do Brasil.

Eduardo Antonio Modena

Reitor do IFSP