Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa Centelha SP: inscrições prorrogadas
Início do conteúdo da página

Programa Centelha SP: inscrições prorrogadas

Alunos e servidores do IFSP poderão submeter ideias inovadoras até 18 de novembro 

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 17h55
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 17h56
  • Acessos: 9889

 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou o edital do Programa Centelha, de estímulo ao empreendedorismo inovador e disseminação da cultura do empreendedorismo entre jovens. 

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi. Em São Paulo, o Centelha será executado pela Fapesp. 

Até 18 de novembro, empreendedores — pessoas físicas maiores de 18 anos ou empresas de pequeno porte — poderão submeter ideias inovadoras à fase 1 do edital que, se aprovadas, passarão à fase 2, devendo então ser apresentadas em formato de projeto de empreendimento. O programa inclui capacitação para aprimorar os projetos inovadores, além de suporte e feedback dos avaliadores. 

Os 50 melhores projetos irão para a fase 3, de elaboração de projeto de fomento, quando o empreendedor passará a contar com apoio de R$ 80 mil — divididos entre a Fapesp e a Finep —, além de bolsas oferecidas pelo CNPq. 

Os projetos selecionados na fase 3 do Programa Centelha também poderão ser elegíveis para o Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), garantindo a continuidade dos trabalhos. A expectativa é que o edital Centelha mobilize, principalmente, jovens empreendedores, estudantes de graduação e pós-graduação das universidades paulistas. 

De acordo com Alexandre Chahad, Diretor Executivo da Agência de Inovação do IFSP (Inova), a participação do Instituto no Programa Centelha já era aventada desde sua primeira edição. “Naquela época ainda estávamos apenas trabalhando com hotéis de projetos, ou seja, pré-incubação, que é exatamente o objeto do Centelha”, contou. 

Chahad disse que a Inova pretende ajudar a todos os alunos e servidores que tiverem uma ideia inovadora ou disruptiva e queiram saber se é possível torná-la um negócio inovador. “Procure a Inova que iremos ajudá-lo a participar do Centelha", afirmou. O contato com a  Inova pode ser feito pelo e-mail i.br.

Mais informações sobre o Programa Centelha SP podem ser acessadas em https://www.programacentelha.com.br/sp/ . 

*Com Informações da FAPESP 

registrado em:
Fim do conteúdo da página