Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP adere ao Consortium e-Planning

IFSP adere ao Consortium e-Planning

O Consortium e-Planning reúne instituições de diversos países

• Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 16h05
  • Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 16h40

A Assessoria de Relações Interenacionais (Arinter) informa que em 18 de fevereiro de 2021 foi aprovada a proposta de adesão do IFSP ao Consortium e-Planning (ação iniciada pela Universidade de Lisboa-UL e o Massachussets Institute of Technology-MIT), que tem como missão, promover a colaboração entre instituições para apoio à sociedade e aos cidadãos, por via do conhecimento científico, tecnológico e humanista.

O Consortium e-Planning promove atividades no sentido de investigar, desenvolver, prototipar, testar e transferir Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no quadro do Planejamento, em conhecimento de causa das necessidades e impactes sociais, com recurso à transdisciplinaridade (Engenharia, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais, Humanidades, etc.).

As atividades visam desenvolver as TICs ao serviço do interesse público e em função dele, investigar o impacto das TICs e os seus processos de difusão, construir capacidade para o desenvolvimento e uso sustentado das TIC e fomentar a inovação, o empreendedorismo, bem como o capital social.

Um dos objetivos do consorcio é ligar a Academia à Sociedade, entendida no sentido amplo - administração pública, organismos públicos e privados, sociedade civil e cidadãos individuais, com particular foco em boas práticas de e-governo, e-governança e de e-ONGs estimular e-cidades que inovam, são inclusivas e promovem a coesão do território e fomentar TICs que promovam as redes sociais capazes de fortalecer tanto as comunidades como o cidadão individual, e as suas instituições.

A iniciativa busca preencher lacunas do mercado, sobretudo no que respeita às necessidades sociais e à participação ativa dos cidadãos e otimizar o retorno de Capital Social, viabilizando o empreendedorismo como uma extensão da cidadania na era das redes sociais digitais, viabilizando autonomia e opções alternativas.

A atividade no Consortium estrutura-se em torno das seguintes tipologias:

1) Inovação curricular e formação avançada.

2) Projetos de investigação.

3) Programas de mobilidade e intercâmbio de pessoas e outros recursos.

4) Apoio à sociedade e projetos operacionais.

O representante do IFSP junto ao Consortium e-Planning é o professor Eberval Oliveira Castro.

Para outras informações, acesse: www.e-planning.org