Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > I Jornada Virtual de Iniciação Científica segue até 25 de junho
Início do conteúdo da página

I Jornada Virtual de Iniciação Científica segue até 25 de junho

Evento promovido pelo Câmpus Birigui tem programação às quintas-feiras

  • Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 13h00
  • Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 14h59
  • Acessos: 10298

O Câmpus Birigui realiza a I Jornada Virtual de Iniciação Científica, com o tema “A importância da Pesquisa em tempos de COVID-19”, entre os dias 21 de maio e 25 de junho. A transmissão é feita pelo canal do câmpus no Youtube e pelo perfil no Facebook, das 9h às 11h30. A programação é aberta a todos.

Os encontros contam com abertura, momento artístico e apresentação de trabalhos de iniciação científica. De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Inovação do câmpus, Andréia de Alcântara Cerizza, o isolamento social causado pela Covid-19 exigiu que o evento fosse realizado virtualmente. “Nos adaptamos, pois há muitas iniciações científicas novas neste ano, o que demonstra a força da comunidade interna, que está desenvolvendo atividade científica, respeitando o contexto de isolamento social." 

Para o diretor-geral do câmpus, Edmar César Gomes da Silva, o ineditismo da ação, ofertado em formato totalmente online, mostra a importância da ciência na vida das pessoas e a capacidade de se reinventar diante do isolamento social para continuar os estudos. “A iniciação científica é o berço para futuros pesquisadores e mostra fortemente que o aprendizado no IFSP se faz em um tripé de ensino pesquisa e extensão.”.

O pró-reitor de Pesquisa do IFSP, Eder Sacconi, enfatiza que a iniciação científica é um primeiro passo para desenvolver o pensamento científico. “O contato inicial com pesquisadores permite que o estudantes mudem a forma como raciocinam e se comportam. O evento científico é o momento em que os estudantes transformam suas relações com os pares pelo debate qualificado. Fazer isto de forma virtual demonstra que o fazer ciência continua em todos os ambientes.”

Organizado pela Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), com o apoio das Coordenadorias de Extensão (CEX) e de Tecnologia da Informação (CTI) do Câmpus Birigui, o evento valoriza representantes da comunidade interna e externa nas atividades de abertura e conta com a participação de servidores e discentes em apresentações artísticas. 

Os projetos de iniciação científica envolvem várias áreas do conhecimento, e os orientadores e alunos, bem como a comunidade em geral, estão unidos em diferentes plataformas de interação para trocar informações a distância. 

Os encontros já realizados podem ser acessados no canal do YouTube do Câmpus Birigui e no perfil do Facebook

Confira a programação dos próximos encontros:

Dia 18 de junho

Abertura - 9h 
Experiência de participação e premiação no Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace 2020 - melhor projeto do estado de São Paulo em todas as categorias . 
Orientadoras: Professoras Maria Raquel Manhani e Debora Ayame Higuchi – Câmpus Suzano do IFSP 
Alunas: Samara Rossi de Barros Almeida e Sophia Rossi de Barros Almeida 

Momento Artístico - 9h30  
Professora Deidimar Brissi - poesia Vai passar 

Apresentação dos projetos de Iniciação Científica -  9h40

Dia 25 de junho

Abertura  - 9h 
Núcleos representativos e Programa do IFSP no âmbito do Câmpus Birigui – experiências no tripé ensino, pesquisa e extensão. 
Pedagoga Michele Oliveira da Silva – Comissão local do NAPNE – Pró-reitoria de Ensino
Professora Elisandra Pereira – Comissão local do NEABI - Pró-reitoria de Extensão 
Professora Andréia de Alcântara Cerizza – Comissão local do Projeto do Programa Paul Singer de Economia Solidária – Pró-reitoria de Extensão

Momento Artístico - 9h30 

Apresentação dos projetos de Iniciação Científica - 10h

registrado em:
Fim do conteúdo da página