Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP recebe o Encontro Nacional de Editores da Rede Federal até amanhã
Início do conteúdo da página

IFSP recebe o Encontro Nacional de Editores da Rede Federal até amanhã

Abertura aconteceu na manhã de hoje. O primeiro lançamento da Editora do IFSP acontece também nesta quarta, durante o encontro

  • Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 12h33
  • Acessos: 9336

 O III Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif) foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira (13). A proposta do evento, que acontece hoje e amanhã no Câmpus São Paulo, é fazer uma discussão sobre os desafios e as conquistas relacionados à produção editorial da Rede.

Ao abrir o Enedif, o coordenador da Editora do IFSP, professor Rubens Lacerda de Sá, afirmou que o principal objetivo do encontro é fortalecer a política editorial dos institutos federais. Ele lembrou que esse fortalecimento é importante em um cenário em que as editoras sofrem pressões diárias para deixarem de existir. “Todo dia a gente se renova, se reinventa, sempre com o intuito de que nossas produções cheguem onde gostaríamos que chegassem: ao leitor”, diz.

Sobre a temática do encontro, Rubens explica que toda programação foi pensada simulando o fluxo de uma editora. As atividades do evento permeiam todo o processo de produção editorial que culmina com a publicação e distribuição do produto, que pode ser um livro ou um periódico. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

Presente na abertura do Enedif, o reitor do IFSP, Eduardo Modena, lembrou que a sua gestão tem se empenhado na tarefa de proporcionar um espaço acadêmico plural onde todos consigam beber da fonte do conhecimento. Nessa direção, Modena afirmou acreditar que as editoras são essenciais, já que contribuem muito com a divulgação da ciência.

Em sua fala, porém, o reitor reconheceu que as ações da editora do IFSP ainda são incipientes e que “por enquanto temos muito mais a aprender do que a ensinar”. Ele aproveitou o momento para assumir o compromisso de instrumentalizar a editora e fomentar cada vez mais esse ambiente de produção e divulgação do conhecimento.

Reunião técnica – Como parte do Enedif, no dia 12 foi realizada uma reunião técnica dos editores da Rede Federal. O momento serviu para os editores se organizaram no sentido de criar uma parceria que os possibilitem trocar expertise. A ideia é que essa parceria facilite, entre outras coisas, a publicação de livros e periódicos em co-edição, a criação de uma plataforma de pareceristas nacional e a elaboração de normas e documentos em conjunto.

Primeiro lançamento – No dia 13, das 17 às 19h, o espaço será dedicado aos lançamentos de publicações das editoras participantes. Na ocasião, também acontecerá o primeiro lançamento da editora do IFSP. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página