Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Digital: Tramitação digital de documentos e processos trará economia, agilidade e segurança
Início do conteúdo da página

IFSP Digital: Tramitação digital de documentos e processos trará economia, agilidade e segurança

O IFSP está se preparando para uma modernização administrativa e tecnológica, com a futura implantação dos módulos de Documentos e Processos Eletrônicos no Sistema Unificado de Administração Pública, o SUAP, em atendimento ao Decreto n.º 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização dos processos administrativos, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Para tanto, foi constituído o Núcleo Gestor do Projeto IFSP Digital (NGPID), por meio da Portaria n.º 2.059/2017, que em articulação com uma equipe multidisciplinar envolvendo Gabinete, Pró-reitorias, Escritório de Processos ,  a Comissão Permanente do Sistema Integrado da Administração (CPSIA) e a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (Copad) desenvolverá um plano de trabalho e gerenciará as diversas ações do projeto, entre as quais alinhamento com a alta administração, comunicações internas, modelagem de processos de negócios, capacitação de servidores, orientação quanto à classificação e organização de documentos e apoio a ações de sustentabilidade. 

A principal mudança prevista para novembro/2017 será a implantação do módulo denominado Processo Eletrônico, cujos documentos serão tramitados digitalmente, em substituição ao atual módulo de Protocolo para abertura de processos administrativos.

Giuseppe D’Agostino, presidente do NGPID,  Antonio A. Palladino e Suzana M.I.Chardulo, coordenadores gerais do núcleo, ressaltam que no módulo Documentos Eletrônicos se realizará gradualmente a padronização de modelos de vários documentos como memorandos, circulares, requisições, entre outros. Quanto à validação, esta ocorrerá através de assinatura digital dentro do sistema. Manuais, tutoriais e programação de capacitações serão disponibilizados através de uma página do IFSP Digital, além de todas as informações sobre o projeto. 

“É uma mudança de cultura, uma quebra de paradigma. Aquela velha imagem do servidor público carimbando papéis vai mudar. Teremos, daqui alguns anos, um IFSP muito mais moderno, mais ágil e transparente”, analisam Giuseppe e Paladino. “Essa tecnologia a ser disponibilizada vai nos ajudar a repensar nossos processos, a economizar recursos para alcançarmos esse patamar de excelência que todos nós almejamos.”

Veja todos os documentos:

Portaria n.º 2.059/2017 – designa servidores para o Núcleo Gestor do IFSP Digital.

Decreto n.º 8.539/2015 – dispõe sobre o uso do meio eletrônico pelos órgãos federais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página