Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Câmpus Hortolândia é campeã na Jornada de Foguetes 2019

Equipe do Câmpus Hortolândia é campeã na Jornada de Foguetes 2019

Evento aconteceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Alunos do IFSP concorreram com estudantes de todo o país.

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 15h19
  • Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h26

Estudantes do 3° ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial, do Câmpus Hortolândia, conquistaram o título de campeões na Jornada de Foguetes 2019. Participam da Jornada as equipes com melhor desempenho na Mostra Brasileira de Foguetes, organizada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).  O evento foi realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e a premiação foi entregue na última sexta-feira, 18 de outubro. A equipe campeã, Lux Christi, é formada pelos alunos Ana Clara Mari Rocha, Lucas do Carmo Elias e Nathália Peixoto, com a coordenação do professor de Física Marcelo Cardinali. O foguete projetado por eles obteve o alcance de 150 metros na competição, feito que conferiu à equipe o título de campeã.

"Estou muito orgulhoso da equipe, que se empenhou bastante nessas últimas semanas para representar o IFSP e nossa cidade. Agora eles serão multiplicadores do aprendizado adquirido durante o evento”, destacou o professor Marcelo.

Nos moldes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o evento tinha como objetivos avaliar a capacidade de estudantes do ensino médio de construir e lançar foguetes feitos de garrafas PET, tendo como propelente o vinagre e o bicarbonato de sódio. Os participantes da Jornada também tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras de Astronomia e Astronáutica, atividades no planetário móvel, oficinas de construção de minifoguetes com combustível sólido e apresentar a construção do seu foguete PET, sua base de lançamento e suas técnicas de lançamento.

De acordo com o professor Marcelo, a participação da equipe na Jornada foi concretizada com o apoio da comunidade de Hortolândia. Os alunos venderam rifas, doces, fizeram uma vaquinha online e receberam um apoio financeiro da prefeitura.