Página inicial > Últimas Notícias > Cursos superiores do IFSP recebem nota máxima no Enade

Cursos superiores do IFSP recebem nota máxima no Enade

Curso de Administração ofertado pelos câmpus Jacareí e São Roque e curso de Tecnologia em Recursos Humanos, do Câmpus Sertãozinho, receberam conceito 5

• Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h29
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 10h09

O Curso superior de Administração, ofertado pelos câmpus Jacareí e São Roque, e o curso superior de Tecnologia em Recursos Humanos, do Câmpus Sertãozinho, receberam nota máxima (5), no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. Apenas 5,8% dos cursos avaliados em todo o Brasil atingiram esse conceito.

Os outros cursos ofertados pelo IFSP que participaram da avaliação foram os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, ofertado pelos câmpus Caraguatatuba, São Carlos e São João da Boa Vista, e o curso de Tecnologia em Logística, do Câmpus Suzano. Todos foram avaliados com nota 4. Menos de 20% dos cursos avaliados no país atingiram esse conceito.

No total, 8.520 cursos tiveram o desempenho divulgado. A maioria, em torno de 44% dos cursos avaliados, atingiu apenas o conceito 3, e cerca de 29% ficaram abaixo da média, com nota 1 e 2.

Segundo o Pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, os resultados do Enade são o reflexo do ensino de excelência do IFSP. “Somos uma instituição séria, que prima pela educação gratuita de qualidade. Nossa constante busca pelo aprimoramento dos nossos ambientes educacionais, destinados à educação profissional e tecnológica, tanto presencial como a distância, demonstram resultados cada vez melhores”, afirmou.

A Diretora de Graduação, Claudia Fonseca Roses, afirmou que os resultados também refletem a dedicação dos professores e coordenadores dos cursos que fizeram o Enade em 2017 e 2018. Segundo ela, esses profissionais conseguiram mostrar aos alunos a importância da prova, fato expresso na adesão e nos resultados obtidos nas duas edições do exame. “Agradecemos aos alunos pelo comprometimento com sua formação e por ratificar uma história de excelência no ensino”, disse.

Acesse aqui as notas dos cursos do IFSP avaliados nas duas últimas edições do Enade.

Mais sobre o Enade 2018

Em 2018 foram avaliados no Enade cursos de bacharelado das áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, e os de tecnologia de gestão e negócio, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. No total, 463.242 estudantes participaram do Enade em 2018.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade 2018 podem ser acessados aqui

registrado em: