Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cursos superiores do IFSP recebem nota máxima no Enade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos superiores do IFSP recebem nota máxima no Enade

Curso de Administração ofertado pelos câmpus Jacareí e São Roque e curso de Tecnologia em Recursos Humanos, do Câmpus Sertãozinho, receberam conceito 5

  • Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h29
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 10h09

O Curso superior de Administração, ofertado pelos câmpus Jacareí e São Roque, e o curso superior de Tecnologia em Recursos Humanos, do Câmpus Sertãozinho, receberam nota máxima (5), no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. Apenas 5,8% dos cursos avaliados em todo o Brasil atingiram esse conceito.

Os outros cursos ofertados pelo IFSP que participaram da avaliação foram os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, ofertado pelos câmpus Caraguatatuba, São Carlos e São João da Boa Vista, e o curso de Tecnologia em Logística, do Câmpus Suzano. Todos foram avaliados com nota 4. Menos de 20% dos cursos avaliados no país atingiram esse conceito.

No total, 8.520 cursos tiveram o desempenho divulgado. A maioria, em torno de 44% dos cursos avaliados, atingiu apenas o conceito 3, e cerca de 29% ficaram abaixo da média, com nota 1 e 2.

Segundo o Pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, os resultados do Enade são o reflexo do ensino de excelência do IFSP. “Somos uma instituição séria, que prima pela educação gratuita de qualidade. Nossa constante busca pelo aprimoramento dos nossos ambientes educacionais, destinados à educação profissional e tecnológica, tanto presencial como a distância, demonstram resultados cada vez melhores”, afirmou.

A Diretora de Graduação, Claudia Fonseca Roses, afirmou que os resultados também refletem a dedicação dos professores e coordenadores dos cursos que fizeram o Enade em 2017 e 2018. Segundo ela, esses profissionais conseguiram mostrar aos alunos a importância da prova, fato expresso na adesão e nos resultados obtidos nas duas edições do exame. “Agradecemos aos alunos pelo comprometimento com sua formação e por ratificar uma história de excelência no ensino”, disse.

Acesse aqui as notas dos cursos do IFSP avaliados nas duas últimas edições do Enade. 

Mais sobre o Enade 2018

Em 2018 foram avaliados no Enade cursos de bacharelado das áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, e os de tecnologia de gestão e negócio, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. No total, 463.242 estudantes participaram do Enade em 2018.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

 Os resultados do Enade 2018 podem ser acessados aqui

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página