Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DDGA/PRE divulga Mapa Mental das CRAs do IFSP

DDGA/PRE divulga Mapa Mental das CRAs do IFSP

A PRE, por meio da Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica (DDGA), elabora Mapa Mental com processos realizados nas Coordenadorias de Registros Acadêmicos (CRAs) dos câmpus do IFSP.

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h20
  • Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 12h10

A CRA é o setor, dos câmpus, do IFSP, responsável pela documentação e registros da maioria das atividades ligadas à vida acadêmica dos estudantes, desde o ingresso nos cursos na instituição, até a conclusão/colação de grau e expedição dos Diplomas.

A excelência na realização dos seus serviços, por meio do bom atendimento, agilidade e segurança são atributos do setor que impactam em toda a instituição.

Em 2017, com o intuito de mapear e melhorar os procedimentos executados no setor, foi constituída a Comissão de Mapeamento dos Processos das Coordenadorias de Registros Acadêmicos (CRAs) do IFSP, composta por membros que são servidores e/ou coordenadores das CRAs dos câmpus, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e, com suporte do Escritório de Processos (EP), que compreende uma assessoria ligada, diretamente, à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRD). O principal objetivo da Comissão é identificar/mapear todos os processos executados pelas CRAs, bem como atuar com a modelagem das atividades e processos executados e padronização de procedimentos, manuais e formulários utilizados por esse setor institucional.

Os trabalhos da Comissão vêm sendo realizados por meio de reuniões semanais (por videoconferência) e, eventualmente de forma presencial.

Tendo como foco a finalização do Mapa Mental das CRAs, que é uma ferramenta de representação gráfica de organização e gestão de informações, no último dia 17/06/2019, foi realizada videoconferência, em dois turnos distintos, com a finalidade de propiciar a ampliação de participação dos câmpus, no que concerne à análise conjunta, a validação da construção e, possível complementação da coleta de contribuições para o Mapa Mental. A ideia foi reconhecer e modelar os processos não identificados e representados no decorrer de sua concepção/estruturação/desenho e validar o documento final. Nesta ocasião, houve a participação dos coordenadores das CRAs e/ou de servidores do setor de vinte e quatro câmpus.

O Mapa Mental apresenta ainda o desdobramento do processo por meio de ramificações que partem de um conceito central. Dessa forma, o Mapa Mental das CRAs possui quatro macroprocessos: 1) Atender Alunos; 2) Atender Setores Internos; 3) Gerenciar Ações Externas Acadêmicas e 4) Atender Público Externo.

Tendo em vista a finalização da representação gráfica da organização e gestão das informações de todos os processos e atividades desempenhados pelas CRAs dentro do IFSP, a Comissão de Mapeamento dos Processos das Coordenadorias de Registros Acadêmicos (CRAs) do IFSP disponibiliza a representação final do Mapa Mental, que pode ser visualizado clicando aqui.

Como prosseguimento dos trabalhos, a comissão pretende continuar com a modelagem dos processos e padronizar os manuais, bem como os formulários, de forma a consolidar as ações previstas.

Além disso, a comissão informa que está aberta a proceder a inclusão de novos(as) membros(as) nesse trabalho e que, para tanto, os interessados deverão encaminhar uma solicitação para o e-mail: .