Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP realiza primeira edição estadual do JIF

IFSP realiza primeira edição estadual do JIF

Atletas de 19 câmpus participaram dos Jogos no último fim de semana, em Avaré. Vencedores disputarão etapa nacional no Espírito Santo.

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h32
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 22h15

O IFSP realizou, entre os dias 20 e 22 de setembro, sua primeira edição estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Os jogos foram realizados no Câmpus Avaré e reuniram 369 alunos de 19 Câmpus do Instituto. Foram disputadas três modalidades: Futsal (em equipes), Tênis de Mesa (individual e em duplas) e Xadrez (individual). Todas as modalidades foram disputadas nas categorias masculino e feminino. Os vencedores disputarão a etapa nacional dos JIF, que será realizada entre os dias 06 e 13 de outubro em Guarapari, no Espírito Santo.

A professora Vanessa Andrade, membro da comissão organizadora do JIF Estadual IFSP, afirmou que diante dos desafios enfrentados, a exemplo do corte de verbas e do curto período para organização, o evento foi um sucesso.

“Com o investimento da reitoria foi possível pagar arbitragem oficial, alimentação e transporte para todos os alunos, além de medalhas e troféus para premiação. É uma alegria inenarrável ver a felicidade dos alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar esses três dias de convivência, parceria e crescimento. Esse evento é um marco importante para a valorização da Educação Física nos Institutos Federais também como base curricular”, disse Vanessa.

A professora afirmou que a ação de criar uma cultura de prática esportiva nos IFs estimula a integração dos alunos, garantindo a sua permanência nos institutos. A coordenadora destacou ainda a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Avaré, que cedeu equipes de saúde e ambulância em todos os locais de competição, assim como o pessoal que auxiliou na para produção da alimentação.

Paulo Moreira da Silva, aluno do curso de Tecnologia em Gastronomia, do Câmpus Avaré, disputou os jogos no Futsal Masculino. Mesmo não tendo ficado entre os vencedores, ele afirmou que as disputas foram justas, e o mais importante foi a “grande confraternização entre todos os alunos dos IFS de vários cantos do estado”.

Confira a relação de atletas que foram vencedores nas modalidades e que representarão o IFSP nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais:

Xadrez Masculino:

José Paulo Junior Alves da Silva – Câmpus Guarulhos; Breno Patrick Onorato Perez - Câmpus Catanduva e Rafael Miguel Gomes da Silva - Câmpus São Paulo.

Xadrez Feminino

Sara Beatriz Silva Oliveira – Câmpus Catanduva; Mariana Di Lazaro Bonatto – Câmpus São Paulo e Letícia da Silva Paz - Câmpus Votuporanga.

Tênis de Mesa - Individual Masculino

Luiz da Silva Ribeiro Junior – Câmpus Presidente Epitácio.

Tênis de Mesa - Dupla Masculina

Naoki Kobayakawa e Bruno Delphini Fontanezi – Câmpus São Paulo

Tênis de Mesa - Individual Feminino

Amy Sekimoto – Câmpus São Paulo

Tênis de Mesa - Dupla Feminina

Any Sekimoto e Mai Sekimoto – Câmpus São Paulo

Futsal Masculino

Equipe do Câmpus São Paulo

Futsal Feminino

Equipe do Câmpus Avaré

Acesse aqui página do JIF IFSP no Facebook e confira todas as fotos do evento.