Comissão Própria de Avaliação - CPA
Comissão Própria de Avaliação
Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:
- Produzir conhecimento;
- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
- Identificar as causas de problemas e deficiências;
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
- Prestar contas à sociedade;
- Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei 10.861/2004:
LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
Autoavaliação
Autoavaliação institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP
AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP foi elaborado para atender à Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada IES do Sistema Federal de Ensino.
O presente Programa foi elaborado com base na Portaria MEC n° 2.051, de 9/7/2004, e nos documentos Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições e Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, editados pelo INEP.
O Programa de Avaliação Institucional foi implantado e desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.
Diretrizes e Objetivos
Diretrizes para a autoavaliação
O processo de Autoavaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições:
- o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição, a gestão, a responsabilidade e compromissos sociais e a formação acadêmica e profissional com vistas a repensar sua missão para o futuro; e;
- os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa, especialmente, convidados ou designados.
Objetivos
Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, o processo de Autoavaliação tem dois objetivos centrais:
- avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a Autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e;
- privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
OBJETIVOS OPERACIONAIS
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP tem como principais objetivos:
- gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
- por em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
- identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
- aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
- fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
- tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
- julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
- prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.
Relato Institucional O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre seus objetivos a melhoria da qualidade da educação superior e a expansăo da sua oferta. Para atender a esses objetivos, a avalíaşäo assume importante papel. De acordo com o Sinaes, a avaliação da educação superior ocorre por meio da avaliação de IES, de cursos e do desempenho dos estudantes. Tais avaliações são de responsabilidade da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Para ampliar e fortalecer a relaçäo entre os processos de avaliação e os processos de gestão, bem como o autoconhecimento das IES e o consequente aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o instrumento de avaliação institucional propõe o Relato Institucional como uma inovação que objetiva integrar as açöes de avaliaçäo interna e de avaliação externa à gestâo das IES. O RI subsidia o ato de credenciamento e recredenciamento institucional e a transformação de organização acadêmica. De forma distinta dos relatórios de autoavaliaçäo institucional elaborados pela CPA, que materializam a avaliação interna, o RI tem por objetívo evidenciar como os processos de gestão institucional se desenvolvem a partir das avaliações externas e das avaliações internas. Deste modo, no RI a instituição deve evidenciar a interação entre os resultados do conjunto de avaliaçöes (externas e internas) e suas atividades acadêmico-administrativas, de forma a demonstrar as açöes implementadas e as melhorias da IES. Isto é, no relato deve constar como as avaliações influenciaram ou modificaram o processo de gestäo da IES e seus planos de mE›Ihoria. Ao focalizar a evolução académica da IES com base na relaçăo entre planejamento de gestão e avaliações instítucionais, a elaboração do RI caracteriza uma fase de feedback (retroalimentaşão) e avaliação do alcance dos objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento lnstitucional (PDI) e das ações e metas a eles relacionados. Dessa forma, as ações que tìveram sua origem nos processos de avaliação interna e externa devem visar à execução do PDI, assim como sua atualização ou reformulaçăo. Em uma visão ampla, o RI deve analisar como a estratégia adotada pela lnstituiçäo, e as açöes e atividades dela decorrentes, atende às orientações estratégicas definidas em seu planejamento, sendo essas: sua missăo, sua visão e seus objetivos. Breve apresentação do RI do IFSP O presente Relato Institucional (RI) objetiva explicitar de que maneira os processos de gestão institucional, materializados no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, são implementados a partir da relação indissociável dos resultados das avaliações externas e internas com as ações que norteiam as melhorias implementadas no IFSP. Tendo como foco o processo evolutivo da implementação do planejamento de gestão, articulado com os resultados das avaliações institucionais, este RI contempla a análise das políticas desenvolvidas pelo IFSP destacando a relação das principais metas e ações implementadas, visando o alcance dos objetivos estratégicos da instituição. Para melhor diálogo com o leitor, a estrutura desse documento se apresenta considerando as orientações constantes na NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 62. Relato Institucional - Nov/2021 Projeto de Avaliação Institucional OBJETIVO GERAL Conduzir o processo de autoavaliação do IFSP durante o triênio 2021-2023, com base nas prerrogativas do SINAES e em consonância com o PDI, de forma a sistematizar os dados para prestação de informações ao INEP e aos diversos segmentos institucionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Acesse o Projeto de Avaliação Institucional 2024 - 2026 Rodas de Diálogos das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) é um evento articulado nacionalmente por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), com a finalidade de promover um espaço de diálogo, troca de experiências, saberes e conhecimentos sobre o processo de autoavaliação institucional interna, e avaliações externas promovidas pelo INEP/MEC. Início das Inscrições: 05/09/2023 Fim das Inscrições: 19/09/2023 Início das Inscrições: 11/10/2023 Fim das Inscrições: 17/10/2023 [Breve Apresentação] Palestrante: Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues (Lattes) Início das Inscrições: 07/11/2023 Fim das Inscrições: 20/11/2023 [Breve Apresentação] Palestrante: Antonio Airton Palladino (Lattes) Início das Inscrições: 06/12/2023 Fim das Inscrições: 12/012/2023 A elaboração do Programa de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria n.º 2051/04, que regulamenta o SINAES. O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores. SENSIBILIZAÇÃO No processo de Autoavaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, entre outros. A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas. Cabe ressaltar que a sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico-administrativo. Imagens para serem usadas nas sensibilizações e documentos institucionais DESENVOLVIMENTO No desenvolvimento do processo de avaliação institucional a CPA-IFSP procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos. Esta etapa consiste especialmente na: CONSOLIDAÇÃO Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final. Contempla, também, a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição. A) RELATÓRIO O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes. Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos. O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas. B) DIVULGAÇÃO A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna. C) BALANÇO CRÍTICO Ao final do processo de Autoavaliação, é necessária uma reflexão sobre o mesmo, visando a sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras. Deste modo, o processo de Autoavaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional, o que em si é de grande valor para a instituição, como será um balizador da avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional. EIXOS AVALIADOS Portaria n 92, de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, osindicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES: INSTRUMENTOS DA AUTOAVALIAÇÃO A CPA-IFSP definiu os indicadores e padrões de qualidade, a metodologia (incluindo análise e interpretação de dados) e os instrumentos utilizados no processo de Autoavaliação e a periodicidade de avaliação de cada dimensão, mediante consultas aos diversos segmentos da comunidade acadêmica, atendida a Lei n° 10.861, de 2004, a Portaria MEC n° 2.051/2004, os documentos Diretrizes para a Autoavaliação e Orientações gerais para o roteiro da Autoavaliação das instituições, o Estatuto, o Regimento Geral, o Projeto Pedagógico-Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional e demais documentos internos, aprovados pelo colegiado superior. A cada ano, a CPA-IFSP promove a avaliação desses mecanismos e da metodologia utilizados, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de Autoavaliação, como instrumento de planejamento e gestão acadêmico-administrativo e atendimento às normas de avaliação da educação superior, aprovadas pelo Poder Público. Composição biênio 2023/2025 Portaria nº 2.986/IFSP, de 28 de maio de 2024 - Altera, em parte, a Portaria nº 2.521/IFSP, de 22 de abril de 2024, instituída pela Portaria nº 3.440/IFSP, de 27 de julho de 2023, que designa membros para a composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP para o biênio 2023/2025. Portaria nº 0970/IFSP, de 11 de março de 2025 - Altera, em parte, a Portaria no 2986, de 28 de maio de 2024, instituída pela Portaria no 3440, de 27 de julho de 2023, que designa membros para a composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP para o biênio 2023/2025. Presidente da CPA Central: Luciene Cavalcanti Rodrigues E-mail de contato com a CPA central: Composição biênio 2021/2023 Portaria nº 6.959/2022, de 12 de dezembro de 2022, altera, em parte, a Portaria nº 6755/2022. Portaria nº 6.755/2022, de 25 de novembro de 2022, altera, em parte, a Portaria 5.166/2021. Portaria nº 5.166/IFSP, de 4 de setembro de 2021, altera em parte a Portaria nº 3301/IFSP, de 24 de maio de 2021 e a Portaria nº 3721/IFSP, de 29 de junho de 2021. Portaria nº 3721/IFSP, de 29 de junho de 2021, altera em parte a Portaria nº 3301/IFSP, de 24 de maio de 2021. Presidente da CPA Central: Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio Composição biênio 2020/2021 - Portaria nº 4262, de 18 de novembro de 2019; alterada pela Portaria nº 2107, de 02 de junho de 2020; prorrogada pela Portaria nº 2242, de 16 de junho de 2020; alterada pela Portaria nº 3594, de 08 de outubro de 2020; prorrogada pela Portaria nº 280, de 22 de janeiro de 2021; prorrogada e alterada pela Portaria nº 1350, de 03 de março de 2021. Presidente da CPA Central: Karina Maretti Strangueto E-mail de contato com a CPA central: Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA em 2020 Os presidentes das CPA locais estão em negrito Composição biênio 2018/2019 - Portaria nº 3036, de 17 de setembro de 2018, Revogada pela Portaria nº 4262, de 18 de novembro de 2019 E-mail de contato com a CPA central: Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o biênio 2018/2019 *Câmpus: todos que oferecerão cursos superiores até o final de 2019. Composição biênio 2016/2017 - Portaria nº 1061, de 22 de março de 2017 (formato: PDF assinado - DOC) Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o biênio 2016/2017 Presidente da CPA: André Luiz da Silva Presidência do Campus marcados em amarelo Regulamento da CPA/IFSP Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 Decreto nº 9.235, de 15.12.2017 Portaria Normativa 840, de 24 de agosto de 2018 Portaria n.º 1.382, de 31 de outubro de 2017 Portaria n.º 1.383, de 31 de outubro de 2017 Nota técnica nº 65/09-10-2014 - orientações para o relatório de auto-avaliação que será implementado em 2016 (PDF - Texto) Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - agosto 2015 Legislação e Normas - Avaliação Institucional Legislação e Normas - Avaliação dos Cursos de Graduação 28/04/2016 MEC reformula indicadores de avaliação do ensino superior Nota Técnica 023, que torna sem efeito a Nota Técnica 022, esclarecendo sobre o indicador 3.6 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - março 2015 Nota Técnica Nº 14 /2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC - 7 de fevereiro de 2014 Processo de Reconhecimento de Cursos de Graduação: Orientações para a visita in loco dos avaliadores do INEP. (Pro-reitoria de Ensino) Nota técnica nº 14 /2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC Documentação apresentada em 07 de julho de 2014 para Coordenadores, Membro do NDE e Gerentes Educacionais para campi e cursos que passarão pela visita de avaliadores do INEP para reconhecimento de cursos de graduação no IFSP. Dados importantes do novo instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (doc_profs_avaliadores) Portaria nº 386, de 17 de outubro de 2012 Acervo acadêmico Relato Institucional
Projeto de Avaliação Institucional
Eventos
1. Análise crítica do SINAES, dos eixos, das dimensões e dos indicadores. Local: São Paulo [on line] Data/Hora do Evento: 23/08/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas 2. Conceitos, critérios e instrumentos de avaliação. 3. A relevância do processo de autoavaliação institucional no trabalho desenvolvido pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). 4. Práticas avaliativas e comunicação: planejamento, organização e divulgação de resultados dos processos avaliativos para a comunidade acadêmica. Local: São Paulo [on line] Data/Hora do Evento: 21/11/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas 5. CPA: uma visão de mapeamento e modelagem de seus processos. Local: São Paulo [on line] Data/Hora do Evento: 13/12/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas Planejamento
Sensibilização
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Apresentações:
- 2017
- 2016 / - Avaliações 2016
- 2014 Desenvolvimento
Consolidação
Eixos Avaliados
Metodologia
2023/2025
2021/2023
2020/2021
CAMPUS/REITORIA SIGLA NOME SEGMENTO Pró-Reitoria de Administração PRA José Roberto da Silva TAE Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional PRD Simone Azevedo Jamalaro TAE Pró-Reitoria de Ensino PRE Diego Azevedo Siviero DOCENTE Pró-Reitoria de Extensão - PRX PRX Denilza da Silva Frade TAE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRP Isabel Cristina da Silva TAE Gabinete da Reitoria GAB-RET Glaucia Maria Amancio TAE ARARAQUARA ARQ Alessandra Dutra Anastácio DISCENTE Pedro Henrique Soares Marques Froner DISCENTE André de Souza Tarallo DOCENTE Gabriela Castro Silva Cavalheiro DOCENTE Adriana Scalize TAE Camila Capacle Paiva SOCIEDADE AVARÉ AVR Mayara Alcides DISCENTE Ricardo Alexandre Rosa da Silva DISCENTE Everton Aparecido da Costa DOCENTE Tiago Domingues Palma DOCENTE Carolina Cunha Seidel TAE Keila Romão Cristina Gregório SOCIEDADE BARRETOS BRT Rafaela Ferreira Jalhium DISCENTE Marcos Augusto Paladini dos Santos DOCENTE Vitor Edson Marques Junior DOCENTE Denise Marina Ramos TAE BIRIGUI BRI Fernando Nakamura Ono DISCENTE Júlia da Silva Moura DISCENTE Luiz Beline Neto DISCENTE Natália Cristina de Souza DISCENTE Pedro Ricardo da Silva Neto DISCENTE Régis Leandro Braguim Stábile DOCENTE Rubens Arantes Correa DOCENTE Tássia Ferreira Tártaro DOCENTE Ana Carolina Garcia Broiz TAE Michele Oliveira da Silva TAE Ivo Pereira da Costa SOCIEDADE BOITUVA BTV Gabriela Ramos de Moura DISCENTE Daniel Cintra Cugler DOCENTE Cristiane Vega Parisella TAE Miriam Cristina Peruzzi S. Belote TAE Rafael Henrique da Silva Santos SOCIEDADE BRAGANÇA PAULISTA BRA Camila Maria dos Santos DISCENTE Igor Murici Guimarães Santos DISCENTE Nayhara de Souza Ventura DISCENTE Denis Rafael Nacbar DOCENTE Luana Ferraroto DOCENTE Diana Terezinha Amaro DOCENTE Ariana Paula da Costa Silva TAE Lea da Silva Lima Assunção TAE Murilo José de Carvalho TAE Telessa de Camilis Pedrozo SOCIEDADE Valdirene Torres de Moraes SOCIEDADE CAMPINAS CMP Mariana da Silva Soares dos Santos DISCENTE Flavio Djanikian DOCENTE Vinícius Abrantes de Souza TAE Fátima de Castro Reis SOCIEDADE CAMPOS DO JORDÃO CJO Bruno Toniolo de Oliveira DISCENTE Carla da Silva Lourenço DISCENTE Samara Farias da Silva DISCENTE Vitória de Almeida Chaves DISCENTE Edvando César Galvão DOCENTE Waldemir de Paula Silveira DOCENTE Mauro Diego Pinto Ribeiro TAE Marta Maria Esteves SOCIEDADE CAPIVARI CPV Ana Paula Pereira DISCENTE Leomara Andrade de Castro DISCENTE André Castilho Garcia DOCENTE Luís Eduardo Pais dos Santos DOCENTE Júnio Rodrigues de Oliveira TAE Izabel Maria Barral Teixeira TAE Chaiene de Jesus Antoneli SOCIEDADE Jefferson da Silva Menezes SOCIEDADE Everaldo Luiz Xavier dos Santos SOCIEDADE CARAGUATATUBA CAR Alice Rosa de Goes da Costa DISCENTE Nicoli Rocha Santos DISCENTE Carolina Gonçalves da Silva DOCENTE Fagner Ricardo Mera TAE Mariana Maltez Fialho TAE Bruno Reis Moreira Nacano SOCIEDADE CATANDUVA CTD Everton Adriano Tassi DISCENTE Arthur Braga Zerondi DISCENTE Denis Cesar Mosconi Pereira DOCENTE Rodrigo Gati DOCENTE Elton Cesar Prando TAE Marco Antonio Teotonio de Castro TAE Teily Cristiane Bento Mosconi SOCIEDADE CUBATÃO CBT Richard Cipriano Santos DISCENTE Bianca Dias da Silva DISCENTE Vinícius Dias da Silva DISCENTE Fabiano de Souza Silva DISCENTE Richard Cipriano dos Santos DISCENTE Fernando Ribeiro dos Santos DOCENTE Fabiana Silveira Botani Gimenes de Jesuz TAE Júlia Celis Rebelatto Cáreli SOCIEDADE GUARULHOS GRU Ana Paula Alves Zucheli DISCENTE Robson Ferreira Lopes DOCENTE Guilherme Vinicius Ascendino Silva TAE HORTOLÂNDIA HTO Larissa da Cruz Chiquito Ortega DISCENTE Mirella de Almeida Villas Boas DISCENTE Rennan Colozzo Gimenez DISCENTE Allan Clayton dos Santos DISCENTE Alexandre Grotta DOCENTE Paulo Celso Vieira Paino DOCENTE Caroline Louise Vilhena Francisco Beraldo TAE Joseane Rodrigues dos Santos TAE Jefferson Antônio Scheffer SOCIEDADE ITAPETININGA ITP Raquel Meneguini Albuquerque DISCENTE Gerson Nunho Carriel DOCENTE Flávio Mania DOCENTE Taís Dayane Fiori TAE Marcos dos Santos Silvério SOCIEDADE ITAQUAQUECETUBA ITQ Eduardo Freitas de Santana DISCENTE Geisa Silva de Sena DISCENTE Lucas Gabriel de Lima de Sá DISCENTE Matheus Soares Duarte DISCENTE Natália Serra da Costa DISCENTE Petrônio Cabral Ferreira DOCENTE Tais Matheus da Silva DOCENTE Renan Luis Fragelli DOCENTE Simone Simoes Amaral DOCENTE Luiz Roberto Botelho Tedesco TAE Antonio da Silva Santos SOCIEDADE JACAREI JCR Andressa Stephanie Fernandes Silva DISCENTE Daiana Tone Sakai Rivaroli DISCENTE Daniela dos Santos Pinheiro DISCENTE Luana Furlan da Silva DISCENTE Julio Augusto dos Santos Neto DOCENTE Maria Lúcia Nana Ebisawa Irita DOCENTE Victor Barbosa Ribeiro DOCENTE Bruno Carvalho Pinheiro TAE Thais Ribeiro Esteves TAE MATÃO MTO Gilson Roberto Fortunato DISCENTE Lucas Diniz Fécchio DISCENTE Rafael Rossi Campopiani DISCENTE João Luis Guilherme Benassi DOCENTE Fernando Brandão de Oliveira DOCENTE Sergio Ricardo Lelis de Oliveira TAE Guilherme Christiani TAE Miguel Sabat SOCIEDADE Maria Helena Spilla SOCIEDADE PIRACICABA PRC André Nieps DISCENTE Argelio Lima Paniago DOCENTE Ariane Cristina Cordeiro Gazzi Lopes TAE José Alberto F. Rodrigues Filho SOCIEDADE PIRITUBA PTB Alexsandro Almeida de Jesus DISCENTE Luciano Henrique Trindade DOCENTE Bárbara Cavichioli TAE Divania Farias de Souza SOCIEDADE PRESIDENTE EPITÁCIO PEP Gabriella Guedes da Silva DISCENTE Ricardo Cesar Câmara Ferrari DOCENTE Diego da Silva Ferreira TAE José Edilson Martins de Oliveira SOCIEDADE REGISTRO RGT Thamires Rayane Marques Pereira DISCENTE Maria Cláudia Silva Batista DISCENTE Orlando Eduardo Ferri DOCENTE Francisco Sérgio Cunha DOCENTE Juliano Wagner Custódio Rodrigues TAE Heleni Sousa dos Santos Ferreira TAE Ticiana Marques Schermack de Lima SOCIEDADE Salto SLT Gabriel Brogno Alcantara Pauferro DISCENTE Claudio Luis Roveri Vieira DOCENTE Filipe Mantovani Ferreira DOCENTE Seila Vasti Faria de Paiva DOCENTE Ana Flávia Marques Martins TAE Fernando Silva de Almeida TAE Paulo Takeyama SOCIEDADE SÃO CARLOS SCL Gamaliel Brun Neves DISCENTE Renato Henrique Moreira de Sousa DISCENTE Fernando Ferreira Del Monte DOCENTE Fabríciu Alarcão Veiga Benini DOCENTE Carlos Eduardo Palmieri Teixeira TAE Samuel Generoso Dias TAE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SBV Gabriela Silva Domingos DISCENTE José Carlos César Zufanetti DISCENTE Breno Lisi Romano DOCENTE Paulo Renato de Oliveira Gavião DOCENTE Douglas Emanuel Valentim Nehme TAE Noé Araújo Parisi TAE Antônio Carlos Dias SOCIEDADE Joel Gutierres SOCIEDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SJC Diego Moraes da Silva DISCENTE Marcilene Cristina Gomes DOCENTE Elmisson Santana de Lima Silva TAE Nazareth de Melo Vasconcelos SOCIEDADE SÃO PAULO SPO Matheus Lopes do Nascimento DISCENTE Marcos Hideyuki Yokoyama DOCENTE José Carlos Jacintho DOCENTE Rubem Ribeiro Filho DOCENTE Carmen Monteiro Fernandes TAE Adrienzy Rocha Martins Costa TAE Kelly Aparecida Duarte Torquato TAE SÃO ROQUE SRQ Samuel Felipe Guimarães DISCENTE João Vitor Ferreira DISCENTE Gabriel Vasquinho Ferrari DISCENTE Mabel Regila Bernardino Santos DISCENTE Rebeca Santos Araújo DISCENTE Alberto Paschoal Trez DOCENTE Silce Adeline Danelon Guassi Signorelli DOCENTE Kátia Cristina Alves Pinto TAE Jeferson de Moraes Correia TAE Lenildo de Almeida SOCIEDADE Josirley de F. Corrêa Carvalho SOCIEDADE SERTÃOZINHO SRT Isabela Vasconcelhos Folha DISCENTE Carlos Roberto Gnan Júnior DISCENTE Gustavo Marcelo Pinhata DOCENTE Rosycler Cristina Santos Simão DOCENTE Fabiana Andréa Fracácio Frighetto TAE José Eduardo Batista TAE Otávio Gabriel da Silva SOCIEDADE SOROCABA SOR Rondney Sabino Martins DISCENTE Phatlim Silva Tavares DISCENTE Ricardo Geraldo Teixeira DOCENTE Andrezza Moreti DOCENTE Reinaldo Squillant Junior DOCENTE Marli Nogueira de Araujo TAE José Francisco Mantovani SOCIEDADE SUZANO SZN Denise Teixeira Nagaishi DISCENTE André Minuzzo de Barros DOCENTE Valmir Alves Ventura TAE VOTUPORANGA VTP Larissa Furlanetto Pereira DISCENTE Vitor Hugo Dias Ferrara DISCENTE Mariugo dos Santos Megiani DISCENTE Jardel Dias Brito DISCENTE José Ricardo Camilo Pinto DOCENTE Mateus Eduardo Boccardo DOCENTE Alex Sandro Teotônio da Costa TAE Fernando Barão de Oliveira TAE Josneimar Ferreira de Freitas SOCIEDADE Simone Rafaela Floriano Franzin Marton SOCIEDADE 2018/2019
Presidente da CPA Central: Carmen Monteiro Fernandes/ Karina Maretti Strangueto
CAMPUS*/REITORIA NOME SEGMENTO Pró-Reitoria de Administração - PRA Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD Pró-Reitoria de Ensino - PRE Diego Azevedo Siviero DOCENTE Pró-Reitoria de Extensão - PRX Denilza da Silva Frade TAE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRP Isabel Cristina da Silva TAE Gabinete da Reitoria Glaucia Maria Amancio TAE ARARAQUARA Alessandra Dutra Anastácio DISCENTE Pedro Henrique Soares Marques Froner DISCENTE André de Souza Tarallo DOCENTE Gabriela Castro Silva Cavalheiro DOCENTE Adriana Scalize TAE Camila Capacle Paiva SOCIEDADE AVARÉ Mayara Alcides DISCENTE Ricardo Alexandre Rosa da Silva DISCENTE Everton Aparecido da Costa DOCENTE Tiago Domingues Palma DOCENTE Carolina Cunha Seidel TAE Keila Romão Cristina Gregório SOCIEDADE BARRETOS Rafaela Ferreira Jalhium DISCENTE Marcos Augusto Paladini dos Santos DOCENTE Vitor Edson Marques Junior DOCENTE Denise Marina Ramos TAE Não SOCIEDADE BIRIGUI Fernando Nakamura Ono DISCENTE Júlia da Silva Moura DISCENTE Luiz Beline Neto DISCENTE Natália Cristina de Souza DISCENTE Pedro Ricardo da Silva Neto DISCENTE Régis Leandro Braguim Stábile DOCENTE Rubens Arantes Correa DOCENTE Tássia Ferreira Tártaro DOCENTE Ana Carolina Garcia Broiz TAE Michele Oliveira da Silva TAE Ivo Pereira da Costa SOCIEDADE BOITUVA Gabriela Ramos de Moura DISCENTE Daniel Cintra Crugler DOCENTE Cristiane Vega Parisella TAE Miriam Cristina Peruzzi S. Belote TAE Rafael Henrique da Silva Santos SOCIEDADE BRAGANÇA PAULISTA Camila Maria dos Santos DISCENTE Diana Terezinha Amaro DOCENTE Murilo José de Carvalho TAE Valdirene Torres de Moraes SOCIEDADE CAMPINAS Toyeeb Olasunkanmi Ishola DISCENTE Flavio Djanikian DOCENTE Vinícius Abrantes de Souza TAE Fátima de Castro Reis SOCIEDADE CAMPOS DO JORDÃO Bruno Toniolo de Oliveira DISCENTE Carla da Silva Lourenço DISCENTE Samara Farias da Silva DISCENTE Vitória de Almeida Chaves DISCENTE Edvando César Galvão DOCENTE Waldemir de Paula Silveira DOCENTE Mauro Diego Pinto Ribeiro TAE Marta Maria Esteves SOCIEDADE CAPIVARI Ana Paula Pereira DISCENTE Leomara Andrade de Castro DISCENTE André Castilho Garcia DOCENTE Luís Eduardo Pais dos Santos DOCENTE Júnio Rodrigues de Oliveira TAE Izabel Maria Barral Teixeira TAE Chaiene de Jesus Antoneli SOCIEDADE Jefferson da Silva Menezes SOCIEDADE Everaldo Luiz Xavier dos Santos SOCIEDADE CARAGUATATUBA Victor Hugo da Silva Oliveira DISCENTE Nelson Alves Pinto DOCENTE Mariana Maltez Fialho TAE Bruno Reis Moreira Nacano SOCIEDADE CATANDUVA Everton Adriano Tassi DISCENTE Arthur Braga Zerondi DISCENTE Denis Cesar Mosconi Pereira DOCENTE Rodrigo Gati DOCENTE Elton Cesar Prando TAE Marco Antonio Teotonio de Castro TAE Teily Cristiane Bento Mosconi SOCIEDADE CUBATÃO Carolina Lima Gomes DISCENTE Gustavo Felipe Clemente DISCENTE Ivone Dias Costa Lestingi DISCENTE Gabriel Rodrigues Luconi DISCENTE Gregory José Vieira Russo DISCENTE Luander Henrique Dias da Silva DISCENTE Bruna Mascena da Silva DISCENTE Glauber Renato Colnago DOCENTE Marcelo Macchi da Silva DOCENTE Miriam Regina Chinen Maisatto TAE Victor Gabriel Lima Silva de Azevedo SOCIEDADE GUARULHOS Ana Paula Alves Zucheli DISCENTE Robson Ferreira Lopes DOCENTE Guilherme Vinicius Ascendino Silva TAE NÃO SOCIEDADE HORTOLÂNDIA Larissa da Cruz Chiquito Ortega DISCENTE Mirella de Almeida Villas Boas DISCENTE Rennan Colozzo Gimenez DISCENTE Allan Clayton dos Santos DISCENTE Daniela Marques DOCENTE Marcelo Lisboa Mota DOCENTE Caroline Louise Vilhena Francisco Beraldo TAE Joseane Rodrigues dos Santos TAE Jefferson Antônio Scheffer SOCIEDADE ITAPETININGA Ruth Lopes de Almeida DISCENTE Ayumi Kato de Campos DOCENTE Flávio Mania DOCENTE Douglas Ribeiro Nunes TAE Angelo Lourival Ricchetti SOCIEDADE ITAQUAQUECETUBA Eduardo Freitas de Santana DISCENTE Geisa Silva de Sena DISCENTE Lucas Gabriel de Lima de Sá DISCENTE Matheus Soares Duarte DISCENTE Natália Serra da Costa DISCENTE Petrônio Cabral Ferreira DOCENTE Tais Matheus da Silva DOCENTE Luiz Roberto Botelho Tedesco TAE Antonio da Silva Santos SOCIEDADE JACAREI Fernanda Borges Machado DISCENTE Nicoli Brandão dos Santos DISCENTE Daiana Tone Sakai Rivaroli DISCENTE Daniela dos Santos Pinheiro DISCENTE Clayton do Espirito Santo DOCENTE Julio Augusto dos Santos Neto DOCENTE Rodrigo da Cunha Pacheco DOCENTE Mauri Rodrigues DOCENTE Bruno Carvalho Pinheiro TAE Thais Ribeiro Esteves TAE Althieres Figueiredo Dias SOCIEDADE MATÃO Gilson Roberto Fortunato DISCENTE Lucas Diniz Fécchio DISCENTE Rafael Rossi Campopiani DISCENTE João Luis Guilherme Benassi DOCENTE Fernando Brandão de Oliveira DOCENTE Sergio Ricardo Lelis de Oliveira TAE Guilherme Christiani TAE Miguel Sabat SOCIEDADE Maria Helena Spilla SOCIEDADE PIRACICABA André Nieps DISCENTE Argelio Lima Paniago DOCENTE Ariane Cristina Cordeiro Gazzi Lopes TAE José Alberto F. Rodrigues Filho SOCIEDADE PIRITUBA Alexsandro Almeida de Jesus DISCENTE Luciano Henrique Trindade DOCENTE Bárbara Cavichioli TAE Divania Farias de Souza SOCIEDADE PRESIDENTE EPITÁCIO Gabriella Guedes da Silva DISCENTE Ricardo Cesar Câmara Ferrari DOCENTE Diego da Silva Ferreira TAE José Edilson Martins de Oliveira SOCIEDADE REGISTRO Thamires Rayane Marques Pereira DISCENTE Maria Cláudia Silva Batista DISCENTE Orlando Eduardo Ferri DOCENTE Francisco Sérgio Cunha DOCENTE Juliano Wagner Custódio Rodrigues TAE Heleni Sousa dos Santos Ferreira TAE Ticiana Marques Schermack de Lima SOCIEDADE Salto Rafaela Jesus de Alencar DISCENTE Bruna Lammoglia DOCENTE Claudio Luis Roveri Vieira DOCENTE Filipe Mantovani Ferreira DOCENTE Seila Vasti Faria de Paiva DOCENTE Nayari Marie Lessa TAE Fernando Silva de Almeida TAE Paulo Takeyama SOCIEDADE SÃO CARLOS Gamaliel Brun Neves DISCENTE Renato Henrique Moreira de Sousa DISCENTE Nasaré Vieira Nogueira DOCENTE Fabríciu Alarcão Veiga Benini DOCENTE Carlos Eduardo Palmieri Teixeira TAE Samuel Generoso Dias TAE Não Não SÃO JOÃO DA BOA VISTA Bruno Murilo Oliveira da Silva DISCENTE Silas Martins Barbosa DISCENTE Tiago de Souza Siqueira DISCENTE Wilgner Cristie Duarte Batista DISCENTE Ygor Faislon Domingos DISCENTE André Luiz Gontijo DOCENTE Fernanda Franzoni Pescumo DOCENTE Paulo Renato de Oliveira Gavião DOCENTE Robinson Mapelli Boaro TAE Sandra Mônica Chaves Souza TAE Joel Gutierres SOCIEDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Diego Moraes da Silva DISCENTE Marcilene Cristina Gomes DOCENTE Elmisson Santana de Lima Silva TAE Nazareth de Melo Vasconcelos SOCIEDADE SÃO PAULO Matheus Lopes do Nascimento DISCENTE Marcos Hideyuki Yokoyama DOCENTE José Carlos Jacintho DOCENTE Rubem Ribeiro Filho DOCENTE Carmen Monteiro Fernandes TAE Adrienzy Rocha Martins Costa TAE Kelly Aparecida Duarte Torquato TAE SÃO ROQUE Samuel Felipe Guimarães DISCENTE Cleber de Jesus Pereira DISCENTE Gabriel Vasquinho Ferrari DISCENTE Mabel Regila Bernardino Santos DISCENTE Cicero Patrício Feitosa DISCENTE Murilo Almeida de Carvalho DISCENTE Alberto Paschoal Trez DOCENTE Tatiane Monteiro da Cruz DOCENTE Maria das Dores Almeida TAE Jeferson de Moraes Correia TAE Josirley de F. Corrêa Carvalho SOCIEDADE SERTÃOZINHO Rita de Cássia Batista Oliveira DISCENTE António Guilherme Costa DISCENTE Gislaine Caroline Gomes De Meira DISCENTE Gustavo Marcelo Pinhata DOCENTE Maria Beatriz Gameiro Cordeiro DOCENTE Fabiana Andréa Fracácio Frighetto TAE José Eduardo Batista TAE Guilherme Batista SOCIEDADE SOROCABA Rondney Sabino Martins DISCENTE Phatlim Silva Tavares DISCENTE Ricardo Geraldo Teixeira DOCENTE Andrezza Moreti DOCENTE Felipe Leite Paes DOCENTE Marli Nogueira de Araujo TAE José Francisco Mantovani SOCIEDADE SUZANO Denise Teixeira Nagaishi DISCENTE André Minuzzo de Barros DOCENTE Valmir Alves Ventura TAE Não SOCIEDADE VOTUPORANGA Larissa Furlanetto Pereira DISCENTE Eduardo Albacete DISCENTE Mariugo dos Santos Megiani DISCENTE Jardel Dias Brito DISCENTE José Ricardo Camilo Pinto DOCENTE Mateus Eduardo Boccardo DOCENTE Alex Sandro Teotônio da Costa TAE Fernando Barão de Oliveira TAE Josneimar Ferreira de Freitas SOCIEDADE Simone Rafaela Floriano Franzin Marton SOCIEDADE 2016/2017
Composição biênio 2016/2017 - Portaria nº 2762, de 24 de junho de 2016 (formato: PDF assinado - DOC)
Ata reunião 21/06/16
Presidente da CPA central: André Luiz da Silva
(11) 9.8614.1328
(11) 3775.4597
E-mail de contato com a CPA central:
Pró-reitoria de Administração - PRA Sérgio Alberto Batista e Priscilla Najara Dagel Souza Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD Jose Aparecido da Silva e André Luis Vieira Pró-reitoria de Ensino - PRE até 20/02/18 Devanir Cabral Lima Morikawa Suellen Oliveira da Silva até 24/08/17 José Geraldo Basante até 29/03/17 Fabiana Aparecida de Moraes Pró-reitoria de Extensão - PRX Elaine Alves Raimundo Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação - PRP Isabel Cristina da Silva Camilo Garcia Bogado Gabinete Rafael Inácio Sousa Martins Ieda Maria Longo Maugéri (Presidente da CPA da Unifesp) Magali Aparecida Silvestre (Vice-presidente da CPA da Unifesp)
Câmpus Discente Sociedade Civil Docente Técnico-Administrativo Araraquara (ARQ) até 01/08/17 Jonatas Flor até 01/08/17 David Teixeira Marcos Vinicius Ferreira FernandesRicardo Nogueira de FigueiredoRodrigo Antonio Chiodaaté 01/08/17 Robinson Antão da Cruz Filhoaté 01/08/17 Gabriela Peters Gonçalves Levyaté 01/08/17 Aline Cazarini FelícioAté 16/11/16 Robison Antão da Cruz Filho Eli Antonio Campanhol Avaré (AVR) Samantha Sant'anna NiklausLais do Vale Oliveira Keila Romão Cristina Gregório Allan Braune ReisJean Carlos da Silva RoveriAté 27/10/17 Gabriela de Godoy Cravo ArduinoAté 09/03/17Adriana de Menezes TavaresEva Cristina FranciscoIsabel Freitas Cunha Carolina Cunha SeidelMário Sanches DelmantoAté 09/03/17Alexandre Augusto de Almeida Curto RodriguesIsabel Cristina Correa Cruz Barretos (BRT) Douglas Fábio da Cruz JrSérgio Antônio RondiniGabriela Cristina Carias Costasaté 23/02/18 Diego Oliveira Bonfim Sergio Luiz Silva MartinsCleber de Moura Delalibera Cassio Luiz VellaniFernando Oliveira SoaresAlexandre Moraes CardosoRogério Mendes Brancoaté 21/6/17 Luana Cunha Palmaaté 16/3/17Vitor Edson Marques Júnioraté 14.10.16Ivan Pollarini Marques de Souza Rafael de Abreu MessinetiJuliana Alpino de Salesaté 22/3/17 Rafael Gonçalves Faria Birigui (BRI) até 23/02/18 Elisa Maria Bernardo Assencio Edmilson Ricardo Azevedo Novais Rubens Arantes CorreaMurilo Varges da Silva até 9/2/17 Ana Carolina Steffen Figueiredoaté 23/02/18 Jeandro José Batista Moreira Boituva (BTV) Amanda Pereira da SilvaMarcos Ozéias Isler Cleicimara Regina Módolo PicoJoão de Campos Junior Luiz Egídio Costa CunhaAndreza Silva Areão Beatriz Ferraz DinizIngrid Nairronski Voidella Marques Bragança Paulista (BRA) Renan Porto SanchesSibele de Lourdes Tomé Lobozzo Doweraté 30/3/17Silvio Henrique Franco BiserraGentil Moretto Marcos Antônio de Oliveiraaté 30/3/17José Carlos Brizolla JúniorJuliana Theodoro da Silva Ribeiro Luana FerrarottoJean Douglas Zeferino RodriguesAté 28/03/17 André Luiz Maciel Leme Victor Oscar Martins Claroaté 30/3/17 Leandro Piazzon Corrêa Campinas (CMP) Thales Pomariaté 20/02/18 Adriano Paduam de Souzaaté dia 9/3/17Cláudio LopesLuiz Eduardo Siqueira Cortina Fabiana Bonilhaaté dia 9/3/17 Fabiele Fernandes Flavio DjanikianJosé Ferraz Neto Solange Ferreira de OliveiraVinicius Costa Boumann Campos do Jordão (CJO) Willian Souza Morais de OliveiraMaiume de Campos Silva Tamariaté 13/3/17Camila Vanessa Costa de LimaLuis Guilherme Rosa Ferreira de Souza Maria Joaquina dos Santosaté 23/02/18 Marcelino Villas Boas Juliana Arruda VieiraMaxwell Francisco da SilvaPriscila Ribeiro Vianaaté 13/3/17Estela Pereira Batista Alexandre Cardosoaté 23/02/18 Vidal da Mota Ferreiraaté 13/3/17Daniel Garcia FloresVera Lúcia Villas Boas Capivari (CPV) Tiago Siqueira Limaaté 23/02/18 Brenda Isabela dos Santos Alves Claudia MancinSérgio Alex Araújo Santos Paloma Epprecht e Machado de Campos Chavesaté 26/02/18 Márcio Chaves Arlete Teresinha Esteves BrandiGrazielle Nayara Felício Silva Caraguatatuba (CAR) Juliete Micol Gouveia SelesAté 9/8/17 Adison Timótio SilvaAnderson de Oliveira Santos Kellyn Lucia de Souza Cardoso da SilvaAté 9/8/17 Ernesto dos Santos NetoVictor Ulisses PugliesePamela aparecida rocha Nelson Alves PintoMarlette Cassia Oliveira Ferreiraaté 9/8/17 Dionysio Borges de Freitas Junioraté 9/3/17Tânia Cristina Lemes Soares PontesHenrique Gonçalves Salvador Marco Antonio de Ulhôa Cintraaté 9/8/17 Luciana Jane Ferraz Catanduva (CTD) Thomas Augusto do LivramentoMaria Carolina Rigatto Fernando Ferreira Del MonteMaria Célia de Souza Guilhen Mazote Rodrigo Rainho TanakaIzabela Salvador Pião Câmpus Discente Sociedade Civil Docente Técnico-Administrativo Cubatão (CBT) Jonatha Hudson Santos de Oliveiraaté 23/02/18 Júlio César Gonçalves Mendes Sueli de Pontes AlbinoSilvany Alves Monteiro Wanda Silva RodriguesGlauber Renato Colnago Sergio Roberto Holloway EscobarTuany Martins Bonfim Pacheco Guarulhos (GRU) Lucas Dechem Calanca Marinilzes Moradillo Mello Rogério Homem da Costaaté 20/02/18 Rodrigo Campos Bortoletto Alexandre Pereira de FreitasTadeu Silva SantosGuilherme Vinicius Ascendino Silvaaté 27/4/17 Sueli Maria Serra S. Almendro Hortolândia (HTO) Renata Gomes da SilvaDivana Aparecida Josaphat do Espírito Santo Luiz Carlos de OliveiraMaria Cecilia Cazelli Mendes Soares Daniela MarquesFlávia Roberta Torezinaté 28.9.17 Davina Marquesaté 01.09.16 Adilson Roberto Gonçalves Alan Marques da SilvaPriscyla dos Santos VieiraAdriana de Oliveira Picoli Guedes Itapetininga (ITP) Brenda Helena Leal Galvãoaté 23/3/17 Ivan Edurdo Lage Rodrigues Angelo Lorival Ricchetti Ayumi Kato de CamposEmanuel Benedito de Melo Renata Kristin SucciDouglas Ribeiro Nunesaté 23/3/17 Elzafran Santos Sousa Lourenço Jacareí (JCR) Letícia Spinelli Menezes SantosAlessandra de Oliveira RibeiroJanaina Graciano Dutraaté 12/2/17 Sueli do Nascimento até 12/2/17 Charles Abackerliaté 12/2/17 Antonio Ramalho de S. Carvalho Lineu Fernando Stege Mialaretaté 12/2/17 João de Almeida Rego Campinho Bruno Carvalho PinheiroLuiz Gonçalves de Almeidaaté 01/11/17 Gustavo do Amaral Prudenteaté 12/2/17 Lilian Midori Ueji CortezVanessa Martins Pereira Carvalho Matão (MTO) Cristiano Antonio de Oliveira LeigoLucas Diniz Fecchio Claudia Cristina Chiozzini BelliniSilvânia B. Pinheiro Reguin João Luis Guilherme BenassiFernando Brandão de Oliveiraaté 01.08.17 Eduardo Ribeiro Rodriguesaté 01.08.17 Alexandre Cestari Rafaela Oliva PoncePatrícia Helena Schmidtaté 01.08.17 Maria Andrea Armenine Chaine Piracicaba (PRC) Lidiane Laila AlbrechtJúlia de Souza Vianaaté 13/10/16 Zaida Micaela Guentch Oglouian Saavedra Franco José Alberto F. Rodrigues Filho Marcio Kassouf CrocomoPedro Luís Schiavuzzoaté 27.7.17 Luiz Cavamura Junior Ariane Cristina Cordeiro Gazzi LopesCinthia Bomtorin Aranha Pirituba (PTB) Nicoly Sommerfeld Novaes Antônio Rodrigues Luciana Cavalcanti Maia Santos Rogério Aparecido Pereira Presidente Epitácio (PEP) Marcos Augusto Dassie NoronhaTariana de Jesus Gomes Otávio Ribeiro Marinho Cláudio Maximiliano ZainaAndrea Padovan Jubileu Thalita Alves dos SantosLaise Alves Perin Câmpus Discente Sociedade Civil Docente Técnico-Administrativo Registro (RGT) Anelyse de Franco BarbosaDaiane Pereira Soares Marcos Ishikawa Ferreiraaté 9/3/17Reginaldo Guilhermino LibórioValdemir Ramos Junior Jurandir Domingues JuniorFrancisco Sérgio Cunhaaté 9/3/17Daniel Pedro Vitor dos Santos Heleni Sousa dos Santos FerreiraRafael Vilar Cardoso Salto (SLT) Danielle Nascimento da SilvaAlef Gomes FariaAté 30/3/17 Matheus Kendi OharaMarcelo Furtado Rosa Elias Enrique Moreira Claudio Haruo YamamotoBruno do Amaral Nayari Marie LessaThiago da Silva Bicalhoaté 30/3/17 Claudia Gardinalli Maia São Carlos (SCL) Bruna Oliveira da SilvaEmanuele Vitoria Petileaté 9/3/17Gabriel Rosales MatheusHenrique de Souza Mello Alcindo Fernando MoreiraJosé Nilson GaspariniAntonio CanoValter Rogério Messiasaté 24/08/17Marcelo José Carreraté 23/3/17 José Antônio Otoboni Denis Carlini Alexandreaté 24/08/2017Lucas Henrique Barbosa Silvaaté 9/3/17Carla Laís Macedo de Held São João da Boa Vista (SBV) Luís Fernando Cacciatori Joel Gutierres Glauber Fernando Furlan Sandra Monica Chaves SouzaRobinson Mapelli Boaro São José dos Campos (SJC) Santiago Aparecido de Castro JesusMateus Cabral Vasconcelos Teixeira até 20/02/18 Luiz Henrique Ferfoglia Honório Carlos Eduardo Oliveira da SilvaDaniella Georges Coulouris Danilo Eduardo Braga São Paulo (SPO) Letícia PáduaMatheus WeyIsabelle Tridente Chacon FernandesAté 17/10/17 Alessandra Mitie Kikuchi Yawata Claytton Lima da Silva André Luiz da Silva Ailton Belarmino da Silva São Roque (SRQ) Caio Gustavo Rosa Ruzze AffonsoCícero Patrício FeitosaVitória Franciny Makiama Douradoaté 03.07.17 Ariane MeloStella Stravatti Tecchio Wesley Matos Pereiraaté 03.07.17 Sônia Mendes de AraújoVorneis de Lúcia Frank Viana CarvalhoSandro Heleno Morais Zarpelãoaté 03.07.17 Rafael Batista Novaesaté 23.09.16 Márcia de Oliveira Cruz Manoel Aparecido MartinsRicardo Augusto Rodriguesaté 22.06.17Leila Cristina dos Santos Sertãozinho (SRT) Segmento DiscenteCaroline Fonseca de Oliveira - Representante Curso Superior Gestão de Recursos HumanosJoicy Valeska Oliveira Gonçalves - Representante Curso Superior Licenciatura em QuímicaLeonardo de Oliveira Rodini Engracia - Representante Curso Superior Engenharia MecânicaLívia Helena Canavez - Representante Curso Superior Licenciatura em LetrasMatheus Guimarães Silva - Representante Cursos TécnicosPedro Henrique dos Santos Ribeiro - Representante Curso Superior Engenharia Elétricaaté 23.02.17 Arthur Tiraboschi D' ElbouxMatheus Guimarães SilvaSidney Moretto Márcia Lúcia PaisNiraldo Pascoal Nogueira Júnior Plínio Alexandre dos Santos CaetanoMaria Beatriz Gameiro CordeiroRosycler Cristina Santos Simão José Eduardo Batistaaté 9.05.17 Maria Eduarda de Souzaaté 23.02.17 Milton Mariani Júnior Sorocaba Leonardo Aparecido da SilvaLoyse Souza Ruiz Conceição Aparecida Domingues Ribeiro Solange Baladelli CardosoFrancisco de Assis Cardoso até 21/03/18 Aliane do Carmo Oliveira Pereiraaté 23/02/18 Celso Mariano da Silva Neto Suzano (SZN) Vinicius da Silva AlmeidaFernando Estevam de Faria Adriel Fernandes SartoriFabricio Bruno Mendes Priscylla Salles Alves PereiraEdvaldo Rodrigues da Silva Votuporanga (VTP) Eduardo AlbaceteLarissa Furlanetto Pereiraaté 23/3/17 Fagner Reinaldo Silva Caetano Josneimar Ferreira de FreitasSimone Rafaela Floriano Franzin Martonaté 17/10 Marcos Aurélio Silva Davanço José Ricardo Camilo PintoNaiara Luchini de Assis KaimotiEduardo César Catanozi Alex Sandro Teotonio da CostaFernando de Jesus ParreiraCarlos Eduardo Alves da Silvaaté 17/10 Isabel Cristina Passos Motta 2014/2015
11 9.8614.1328
Ata reunião 13/05/14 Portaria 2381 - Comissão biênio 2014/2015
Titulares: Primeira linha de nomes
Suplentes: Segunda linha de nomes
Campus / Membros Ata Discente Docente Sociedade Civil Técnico-Administrativo 01. Araraquara (ARQ) ata Alexandre Rafael Menini
Guilherme Machado BenjaminJosé Ricardo Ferreira Cardoso
Renata Maria Porto VanniMaria Valdivia Mendes Angelo Luis Ferreira
Henrique Buzeto Galati 02. Assis - Núcleo Avançado - - - - - 03. Avaré (AVR) ata
por
reP
ataLeonardo de Almeida Coelho
Luís Otávio da Costa
até 02.04.15
Ana Beatriz ValentinoLuciane de Fátima Rodrigues de Souza
Gabriela de Godoy Cravo Arduino
até 29.10.15
Maressa de Freitas Vieira
até 02.04.15
Bárbara Negrini Lourençon
Márcio Alves de OliveiraKeila Cristina Romão Gregório
Leandro Aguiar BatistaTiago Alves Pereira
Isabel Cristina Correa Cruz
até 02.04.15
Carolina Cunha Seidel
Kátia Hatsue Endo 04. Barretos (BRT) por Humberto Camargo de Magalhães
Noemi Pacheco de Almeida
até 27.3.15
Ana Cecília Condota de OliveiraVitor Edson Marques Júnior
Claudia Dias Zettermann
Fernando Oliveira Soares
Lucia A. Silva Borges
até 27.3.15
Francisco Antônio de AlmeidaSergio Luiz Silva Martins
Maurício SuzukiSandra Maru de Castro Schettini
Cleber Lima Miguel
Gilberto José de Amorin
até 27.3.15
Henrique Dontao Pirane Kanda 05. Birigui (BRI) Por
ata
ataElisa Maria Bernardo Assencio
até 27.11.15
Felipe Gobo BrunoNaylor Garcia Bachiega
até 27.11.15
Cícero Rafael Cena da Silva
até 30.10.14Edmilson Ricardo Azevedo Novais
até 27.11.15
Rosana Cristina Miranda Dugois
Jeandro José Batista Moreira
até 27.11.15
Michele Oliveira da Silva
até 30.10.14
Adriano Muniz Bitencourt Lemos 06. Boituva (BTV) mem
ata
ataMatheus Souza Bezerra
Amanda Pereira da SilvaLuiz Egídio Costa Cunha
Andreza Silva Areão
Até 12.11.14
Sérgio Augusto GodoyAntônio Carlos Patrizzi
Claudemir Afonso LucchettaMaria Irene Acquaviva de Carvalho
Jaime Martimiano Junior
Até 18.08.15
Eloisa Curtis Putini Rossini
Alice Antonia Dondoni Neta 07. Bragança Paulista (BRA) Gentil Moretto André Luiz Maciel Leme
Rosalvo Soares Cavalcante FilhoJosé Carlos Brizolla Júnior
Juliana Theodoro da Silva RibeiroVictor Oscar Martins Claro
Leandro Piazzon Corrêa Campus / Membros Ata Discente Docente Sociedade Civil Técnico-Administrativo 08. Campinas (CMP) por
por
mem
comFabio Flaitt Junior
João Paulo Gimezes
até 1.10.14
Arthur Ribeiro Geron
até 1.10.14
Felipe Gustavo LopesFlavio Djanikian
Cecília Pereira de Andrade
até 24.3.15 Vanessa Chiconeli Liporaci de Castro
Ramiro Romakevicius Costa
até 27.8.14
Fabiana OCampos
até 3.8.15Fabiana Bonilha Solange Ferreira de Oliveira
Gabriely de Oliveira
Alexandre Aldo Neves 09. Campos do Jordão (CJO) ata Gabriel da Silva Souza
até 30.11.15
Marcelo Fernandes de AraújoJoão Evengelista Netto
até 30.11.15
Bárbara Beatriz Freitag
até 4.10.14
Eduardo Machado SoaresMaria Joaquina dos Santos Daniel Garcia Flores
Vera Lúcia Villas Boas 10. Capivari (CPV) ata Pedro Alcantara da Silva
Alexandre Camargo MaiaAndré Luis de Castro Peixoto
Márcio José ChavesAlex Fabiano Jurno
Grazieli Azaria de MouraIsabel Cristina das Chagas Oliveira
Grazielle Nayara Felício Silva 11. Caraguatatuba (CAR) ata
ataAndré Azimovas Moreira Alonge
João Pereira Neto
até 5.8.14
André AzimovasDenny Paulista Azevedo Filho
Rafael Nogueira Luz
até 9.9.15
Julio César Pereira Salgado
Wanderson Santiago dos Reis
até 5.8.14
Tânia Cristina Lemes Soares PontesMaria Alice Galvão de Oliveira
até 5.8.14
Leandro Barcellos PriorMarco Antônio de Ulhôa Cintra
Hugo Salles Cuba
até 5.8.14
Adriana Cristina de Carvalho 12. Catanduva (CTD) até 2.2.16
Raul MartinsMarcelo Velloso Heeren
Lúcio Rodrigo de CarvalhoCarlos José Dezuani Junior Daiene Rocha Bastos
Guilherme Augusto Spina Monesi Campus / Membros Ata Discente Docente Sociedade Civil Técnico-Administrativo 13. Cubatão (CBT) ata Lourayne Vitória Vitor Campos
Guilherme Gomes dos Santos
Iara Pedro até 31.10.14Wanda Silva Rodrigues
Carlos Augusto Porto Pereira Mariângela Vieira Canuto
Lúcia Helena Dal Poz Pereira
até 31.10.14 14. Guarulhos (GRU) ata
ataPedro Igor Borçatti da Silva
Cláudia Aline Rocco
até 2.12.15
Jonathas Mariano
Gabriela Agnes CustódioRogério Homem da Costa
Lídia Bravo de Souza
até 2.12.15
Ricardo Agostinho
até 8.4.15
Leandro Paschoalotto Alexandre Pereira de Freitas
Rafael Guidoni
Douglas Andrade de Paula
Andrea Takayama 15. Hortolândia (HTO) mem Fabio Santos de Oliveira
até 01.02.16
Humberto Antonio Ferris PereiraRovílson Dias da Silva
Ricardo Inácio Batista JúniorLuis Leite de Camargo Cleber Fernandes Nogueira
Tavane Roberta dos Reis 16. Itapetininga (ITP) até 04.03.16
Aurea Cristina Pires MarcelinoJonny Nelson Teixeira Mariana de Moraes Lanza 17. Jacareí (JCR) ata
ata
HomSueli do Nascimento
até 11.08.15
Lucas Assunção de MenesesJoão de Almeida Rego Campinho
Lineu Fernando Stege MialaretCharles Abackerli
Antonio Ramalho de S. CarvalhoLilian Midori Ueji Cortez
Vanessa Martins Pereira Carvalho
até 11.08.15
Douglas Gonçalves Martins 18. Matão (MTO) Francisca Tania da Silva Sousa Eduardo Ribeiro Rodrigues
até 2.2.16
Helio Fernando Gomes Maziviero
até 02.03.15 Alexandre CestariClaudionice Pereira Bellintani Patrícia Helena Schmidt 19. Piracicaba (PRC) Sérgio Giovanni Silvestre Machado
Gabriel G. LuccheseLuiz Cavamura Junior
Válter César MontanherMaria do Carmo Telles dos Santos Luis Henrique de Freitas Calabresi Campus / Membros Ata Discente Docente Sociedade Civil Técnico-Administrativo 20. Presidente Epitácio (PEP) ata Tariana de Jesus Gomes
Carlos Eduardo Pereira da SilvaCláudio Maximiliano Zaina
Andrea Padovan JubileuLiana Aparecida Cossa do Prado Marcia Aparecida Barbosa
Laise Alves Perin 21. Registro (RGT) ata Allan Santos Leal
Raphany Cordeiro HannJurandir Domingos Junior
Daniel Pedro Vitor dos SantosReginaldo Guilhermino Liborio
Kayke Xavier ScapolanHeleni Sousa dos Santos Ferreira
Rafael Vilar Cardoso 22. Salto (SLT) ata
ata
ata
ataNathan Gustavo Vieira Ribeiro
MatheusKendi Ohara
Jamil C. Martinez de Camargo
até 13.04.15Cláudio Haruo Yamamoto
Bruno do Amaral
até 13.08.15
Bruna LammogliaElias Enrique Moreira Nayari Marie Lessa
Claudia Gardinalli
Rosana da Silva Gomes
até 28.08.14 23. São Carlos (SCL) Rafael Germano Menegazzo da Rocha Fabriciu Alarcão Veiga Benini
Andreia Raquel SimoniSirlei Ricarte Bento Caroline Silva Neubern de Oliveira
Ana Carolina Moura Padilha 24. São João da Boa Vista (SBV) ata Guilherme Curtolo
Calvin Conrado Lopes GuidoniDaniel Espanhol Razera
Glauber Fernando FurlanMaria Regina Costa Lopes Lourenço
Janete Barim BacelaJamilie Akemy Inokoshi
Antonio Carlos Delarolle Chuque 25. São José dos Campos (SJC) mem
ataKarina Teixeira Medeiros
Paulo José Almeida dos Santos
até 19.08.15
Nathália Aparecida Araújo
Leticia Fernandes BezerraIrineu dos Santos Yassuda
André Luiz Mendes MouraMirian Kasumi Hwang Yassuda
André Luiz FagundesNatállia Carvalho dos Santos
Rosilane de Souza Lopes
até 19.08.15
Gustavo do Amaral Prudente 26. São Paulo (SPO) ata Caio Italo Marcieri Pimpinato
Lucas Souza Santos Silva
Paula Dantas Oliveira MoreiraAndré Luiz da Silva
Cintia Gonçalves Mendes da SilvaLaércio do Valle Amaral Camargo Carmen Monteiro Fernandes
Antonio Marcos Conceição
Cláudio Diniz Campus / Membros Ata Discente Docente Sociedade Civil Técnico-Administrativo 27. São Roque (SRQ) ata
ataBeatriz Caroline de Moraes
Letícia Caroline de Brito Correia
Eddy Bruno dos Santos até 12.3.15Frank Viana Carvalho
Márcia de Oliveira Cruz
Flávio Trevisan
até 10/8/15
Duzolina Alfredo Felipe Oliveira
Eduardo ManginiVorneis de Lúcia
Sônia Mendes de AraújoEddy Bruno dos Santos
Manoel Aparecido Martins
até 10/8/15
Fábio Stefani da Silva 28. Sertãozinho (SRT) ata Sidney Moretto Antônio Carlos de Souza Niraldo Pascoal Nogueira Júnior Fabiano Pires da Silva 29. Suzano (SZN) ata Letícia Silva Cunha
Raquel Gomes de Almeidaaté 11/12/15
Fábio Nazareno Machado da Silva
Ênio Fernandes RodriguesAna Caroline de Oliveira
Mônica Ingrid AssisDaniel Aparecido da Silva
Valmir Alves Ventura 30. Votuporanga (VTP) Willian Henrique Salmin
Guilherme Henrique Fernandes de AbreuLuciene Cavalcanti Rodrigues
Vanderlei Cecchini JúniorLarissa Penasso Amancio da Silva
Cecília Mendes do NascimentoCarlos Eduardo Alves da Silva
Alexandre da Silva de Paula 40. Sorocaba por
ataHelena Sueli Bandeira de Castro
Laís BrescianiJuliana Schlatter de Lima Ferraz
Luiz Henrique SilotoConceição Aparecida Domingues Ribeiro Celso Mariano da Silva Neto
Rogério de Oliveira
Pró-reitoria/ Membros Titular Suplente Administração - PRA Paulo Henrique Ruffo Cristina Rodrigues dos Santos Ramos Desenvolvimento Institucional - PRD Jose Aparecido da Silva André Luis Vieira Ensino - PRE Devanir Cabral Lima Morikawa Fabiana Aparecida de Moraes Extensão - PRX Elaine Alves Raimundo Pesquisa e Inovação - PRP até 02.02.16
Carlos FrajucaJussara Pimenta Matos 2010/2011
Localidade Nome Reitoria Marcio Mandelman - Presidente da CPA Bragança Paulista Clayton Eduadro dos Santos Bragança Paulista Écio Naves Duarte Campos do Jordão Reginaldo de Almeida Rosa Caraguatatuba Cristina Daniel Cubatão Gisela de Barros Alves Guarulhos Cristiane Freire de Sá Reitoria André Luiz da Silva Reitoria - pro Margarete Borges G Luciano Reitoria - pro Clara Sihel Salto Adriano Rivolli da Silva São Carlos Andre Di Thommazo São João da Boa Vista Ricardo Alexandre Neves São Paulo Alda Roberta Torres São Roque Alberto Trez Sertãozinho Cintia Almeida da Silva Santos Representantes externos Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo Décio Moreira Sindicato dos Técnicos de Nível Médio do Estado de São Paulo Margarete dos Santos 2008/2009
CPA's Locais
Regulamento da CPA/IFSP
Vigência 04/10/2016 a atual: Resolução n.º 107/2016 (reformulação) - (PDF assinado - Texto)
Vigência 13/12/2010 a 03/10/2016: Resolução n.º 199/2010 (revogada) - (PDF assinado - Texto)
Lei federal 10.861 de 14 de abril de 2004
Documentos
Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.
Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.
Vigência somente a partir do ano de 2016, referente ao ano de 2015.
Orientações para envio do relatório de autoavaliação
Conforme o Art. 61-D da Portaria Normativa nº 40, consolidada e republicada em 29 de dezembro de 2010, deverá ser apensado ao sistema eletrônico e-MEC, até o dia 31 de março, o relatório de autoavaliação da IES validado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo, referente ao ano de 2014.
O arquivo anexado deverá ser em formato PDF e seu nome não poderá ser extenso. O campo “RELATÓRIO DA CPA (AUTO-AVALIAÇÃO)”, por sua vez, comporta até 10 (dez) arquivos com até 5MB cada, cabendo à IES a responsabilidade pela definição da melhor forma de utilizar este espaço.
Portaria Nº 92, de 31 de janeiro de 2014
(5 eixos) – aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sinaes
Os avaliadores do INEP/MEC deverão considerar as orientações deste instrumento que.subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância. De acordo com o art. 1º da Portaria Normativa 40/2007, consolidada em 29 de dezembro de 2010, a aplicação dos indicadores desse instrumento dar-se-á exclusivamente em meio eletrônico, no sistema e-MEC.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Instrumento Revisado de Avaliação de Cursos de Graduação nos Graus de Tecnólogo, de Licenciatura e de Bacharelado para as Modalidades presencial e a Distância (SINAES)
Nota Técnica com esclarecimentos pertinentes à revisão do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (SINAES)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância revisado
Nota Técnica DAES-INEP nº 008-2015
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep) publicou o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância revisado, tendo em vista que ao longo do ano de 2014 o instrumento passou por um intenso processo de revisão que acarretou em diversas alterações.
O órgão encaminhou Nota Técnica DAES/INEP nº 008/2015, assinada em conjunto com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Instrumento de Avaliação Institucional Externa - agosto de 2014
Subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica (presencial)
Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Procedimentos de divulgação dos indicadores de qualidade às Instituições de Educação Superior (IES). Glossário
O acervo acadêmico é composto de documentos e informações definidos no Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, constante no ANEXO I da Portaria N° 1.224, de 18 de dezembro de 2013. A IES deve obedecer a prazos de guarda, destinações finais e observações previstos na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior, constante também no ANEXO I da Portaria supracitada.
Acessibilidade
Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. No âmbito educacional, a acessibilidade pressupõe não só a eliminação de barreiras arquitetônicas, mas a promoção plena de condições para acesso e permanência na educação superior para necessidades educacionais especiais.
Acessibilidade digital
Condição de utilização, com autonomia total ou assistida, de recursos tecnológicos.
Atendimento Educacional Especializado-AEE
Serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Avaliação institucional
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sinaes e está relacionada: à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: 1) a autoavaliação, coordenada pela CPA e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação elaborado pelo Inep e pela Conaes; 2) a avaliação externa, que tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior, expressos nos instrumentos de avaliação, e nos relatórios das autoavaliações.
Atividades de pesquisa
Toda atividade que seja desenvolvida por meio de ações de pesquisa, em grupos de pesquisa institucionalizados, organizadas por cursos de graduação e de pós-graduação seguindo a política das IES.
Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social (COLAPS)
Órgãos colegiados de natureza consultiva, com função de acompanhamento, averiguação e fiscalização do Prouni nas IES participantes do Programa.
Docentes em regime de trabalho em tempo integral
O regime de trabalho docente em tempo integral compreende a prestação de 40 horas semanais de trabalho, na mesma instituição, nele reservado o tempo mínimo de 20 horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, planejamento e avaliação (Dec. 5.773/2006, Art.69). Observação: nas IES em que há acordo coletivo de trabalho, o tempo integral tem um total de horas semanais diferente de 40. Esse total deve ser considerado, desde que pelo menos 50% dessa carga horária seja para estudos, pesquisa, extensão, planejamento e avaliação.
Docentes em regime de trabalho em tempo parcial
Docente contratado atuando com 12 ou mais horas semanais de trabalho na mesma IES, reservado pelo menos 25% do tempo para estudos, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
Espaço para atendimento ao aluno
Espaço(s) físico(s) para atendimento, pelo coordenador ou por professor(es), ao aluno. Pode ser espaço multiuso, desde que garanta a possibilidade de atendimento individualizado e reservado.
Especialização (pós-graduação lato sensu)
Curso em área específica do conhecimento com duração mínima de 360 horas (não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente, nem o destinado à elaboração do trabalho de conclusão de curso) e o prazo mínimo de seis meses. Pode incluir ou não o enfoque pedagógico. (Resolução CNE/CES nº 01/2007).
Extensão
Processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, que promove a interação transformadora entre a IES e outros setores da sociedade.
Gabinete de trabalho/estações de trabalho
Espaços para o desenvolvimento de trabalho, de ordem técnica-administrativa e acadêmica, realizado pelos docentes, coordenadores e técnicos administrativos.
Gestão acadêmica
Organização no âmbito acadêmico da IES que realiza funções de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decisões, mensurar e avaliar.
Iniciação científica
A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento.
Inovação tecnológica, inovação social, propriedade intelectual
Componentes curriculares relacionados à inovação, à propriedade intelectual, patentes e produtos nas diversas áreas de conhecimento; programas de pesquisa, cursos ou ações de extensão que incluam a temática; incubadoras.
Instalações administrativas
O tipo e a quantidade de instalações devem atender às necessidades institucionais, ou seja, ao organograma apresentado no PDI, considerando gestores, órgãos e setores da IES.
Instituição de Educação Superior – IES
São instituições, públicas ou privadas que oferecem cursos de nível superior nos níveis de graduação (cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas), pós-graduação e extensão.
Internacionalização
As atividades de internacionalização, neste instrumento, incluem os programas institucionais de mobilidade acadêmica/intercâmbio, adesão aos editais de mobilidade acadêmica, alunos estrangeiros na IES, oferta de língua estrangeira, oferta de disciplina em língua estrangeira, dentre outros.
Laboratórios especializados
Laboratórios equipados com diversos instrumentos de medição e experimentação onde se realizam vários tipos de experiências de acordo com a área do curso.
Mecanismo de interação entre docentes e discentes
Compõe o conjunto de estruturas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e os respectivos procedimentos e as formas de utilização que caracterizam a dinâmica da comunicação e da interação entre os sujeitos envolvidos nos processos acadêmicos e de ensino e aprendizagem (que são, basicamente, os docentes, tutores e discentes), no contexto da oferta do curso superior na modalidade a distância. Justifica-se uma vez que os sujeitos deverão estabelecer comunicação permanente e continuada em diferentes espaços geográficos e tempos. O PPC deve explicitar esses mecanismos de modo a possibilitar ao discente a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como desenvolver a sociabilidade, por meio de atividades da comunicação, interação e troca de experiências. As TICs devem ser efetivas na comunicação dos envolvidos.
Modalidade semipresencial
As instituições de educação superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 80, da Lei n. 9.394, de 1.996. Segundo a Portaria MEC nº 4.059, de 10/12/2004, Art. 1°, § 1° e § 2°, quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota e ainda poderão ser ofertadas disciplinas, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso.
Natureza econômica e social da região
Características que definem as questões econômicas e sociais da região onde a IES/curso se localiza.
Pesquisa
A pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
O PDI é o instrumento de planejamento e gestão. Ele considera a identidade da IES no âmbito da sua filosofia de trabalho, da missão a que se propõe, das estratégias para atingir suas metas e objetivos, da sua estrutura organizacional, do Projeto Pedagógico Institucional, com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve visa desenvolver.
Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar ainda: o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos; metas e ações da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações; a manutenção de padrões de qualidade; o perfil do corpo docente; a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, presenciais e/ou a distância; a descrição da infraestrutura física e instalações acadêmicas, com ênfase na biblioteca e laboratórios, e o demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. (Decreto nº 5.773/06)
Políticas institucionais
Políticas desenvolvidas no âmbito institucional com o propósito de seguir missão proposta pela IES, buscando atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Produção científica, cultural, artística e tecnológica
Considerar: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados, textos completos em anais de eventos científicos, resumos publicados em anais de eventos internacionais, propriedade intelectual depositada ou registrada, produções culturais, artísticas, técnicas e inovações tecnológicas relevantes. Publicações nacionais sem Qualis e regionais também devem ser consideradas como produção, considerando sua abrangência.
Programa de acessibilidade
Desenvolvimento de ações e projetos institucionais que tenham o objetivo de assegurar o acesso e a permanência, com sucesso, de todos os estudantes, em especial os que apresentam deficiência ou necessidades educacionais especiais, nas instituições de educação superior.
Responsabilidade social da IES
A responsabilidade social refere-se às ações da instituição (com ou sem parceria) que contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável. Nesse sentido, deverão ser verificados trabalhos, ações, atividades projetos e programas desenvolvidos com e para a comunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana/local e a inovação social.
Stricto sensu
Refere-se exclusivamente aos cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado.
Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC
São recursos didáticos constituídos por diferentes mídias e tecnologias, síncronas e assíncronas, tais como ambientes virtuais e suas ferramentas, redes sociais e suas ferramentas, fóruns eletrônicos, blogs, chats, tecnologias de telefonia, teleconferências, videoconferências, TV convencional, TV digital e interativa, rádio, programas específicos de computadores (softwares), objetos de aprendizagem, conteúdos disponibilizados em suportes tradicionais (livros) ou em suportes eletrônicos (CD, DVD, Memória Flash, etc.), entre outros.
Sustentabilidade socioambiental
A dimensão socioambiental, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, destina-se à conservação, recuperação e melhoria das condições ambientais, sociais e existenciais, promovendo a participação de toda a comunidade da IES, no delineamento, planejamento, implantação e avaliação das atividades e dos seus indicadores, que devem constar no seu PDI.
Redes Sociais