Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFSP passa a aplicar exame para certificação de aviação
Início do conteúdo da página

IFSP passa a aplicar exame para certificação de aviação

Além da Anac, apenas o câmpus do IFSP pode aplicar o exame para essa proficiência no Brasil

  • Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 18h08
  • Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 10h37
  • Acessos: 11870

O Câmpus São Carlos do IFSP está credenciado para a realização das bancas de exames de proficiência prática para se tornar um mecânico de aviação civil. Essa é uma certificação exigida para os interessados em atuar na área, para além da conclusão de um curso específico. Atualmente, a aplicação do exame para concessão da licença de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) e das habilitações pretendidas — Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e/ou Aviônico (AVI) — só pode ser realizada em uma entidade autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Conforme explica o coordenador do curso superior em Tecnologia em Manutenção de Aeronaves do câmpus, Ivens Alberto Meyer, além da Anac, apenas o Câmpus São Carlos do IFSP é uma instituição credenciada para aplicar essa prova. O câmpus foi autorizado a aplicar exames práticos de Mecânico de Manutenção Aeronáutica em abril deste ano, e já recebeu os primeiros mecânicos encaminhados pela agência para a prova.

Ele relata a parceria de longa data entre o câmpus e a agência, cujos docentes já atuavam como avaliadores, mas precisam se deslocar para aplicar os testes. No final de 2021, partiu do câmpus a proposta para que a agência autorizasse a aplicação dos testes localmente. “A agência também sempre colaborou conosco, doando aeronaves, helicópteros e ferramentas para uso didático”, relatou o professor.

Nesta semana, representantes da agência visitaram o hangar e as instalações do câmpus, e foi discutida a possibilidade de passar a atuar para formar e promover a reciclagem da formação de examinadores da Anac.

Conheça os cursos ofertados na área pelo Câmpus São Carlos

registrado em:
Fim do conteúdo da página