Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Amplifica > Últimas notícias > Alunas do IFSP participam do lançamento do Technovation Girls 2024 
Início do conteúdo da página

Alunas do IFSP participam do lançamento do Technovation Girls 2024 

Elas deverão desenvolver projetos que apontem soluções para problemas da comunidade 

  • Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 13h24
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 14h16
  • Acessos: 9294

Alunas e servidores dos Campi Araraquara, Bragança Paulista e Salto participaram, na tarde desta quinta-feira (22), do evento de lançamento da temporada 2024 do Technovation Girls, na sede da Oracle Brasil, em São Paulo.  

O Technovation Girls é o maior programa de tecnologia e empreendorismo do mundo, voltado exclusivamente para meninas entre 08 a 18 anos, as quais são desafiadas a criar, desenvolver e lançar um aplicativo de celular ou um projeto utilizando Inteligência Artificial que resolva problemas em suas comunidades. O desafio deve estar alinhado a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Durante 12 semanas, as participantes passam por todo o processo, desde a identificação do problema e a geração de ideias para solucioná-lo até a elaboração do plano de negócios, o desenvolvimento para lançamento do produto digital no mercado e a apresentação para investidores. 

Dez projetos do mundo todo serão selecionados para participar do World Pitch Event, que é sediado por uma grande empresa de tecnologia nos Estados Unidos.  

Segundo a professora Renata Maria Porto Vanni, do Campus Araraquara, na atividade de Ideação, realizada durante o evento, foi feita a apresentação de como as participantes devem buscar os problemas e discutir as soluções.  

A partir dessa identificação, as alunas dos Campi Araraquara, Bragança Paulista e Salto, orientadas por um servidor, irão desenvolver seus projetos. O Campus Bragança Paulista terá dez equipes participando da competição; o Campus Salto, uma; e Araraquara, quatro.  

Duas das equipes do Campus Araraquara já definiram seus projetos, explica Renata: "uma aplicará Inteligência Artificial em jogo ERP (Enterprise Resource Planning), outra desenvolverá uma solução para prevenir a gravidez na adolescência".  

Gabriela Moura, Jessica da Costa e Ana Laura Bento, alunas do Técnico em Informática no Campus Araraquara, demonstraram entusiasmo durante o lançamento do programa. “Fizemos um aplicativo para incentivar sobretudo as crianças a se interessarem pela área das Ciências. Tem sido uma experiência muito nova, o ambiente é muito acolhedor “, afirmaram. 

 Saiba mais sobre o Technovation Girls Brasil em https://www.technovationbrasil.org/.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página