Amplifica
Com o objetivo de identificar e debater temas que problematizam as questões relacionadas com saúde, qualidade de vida, cultura e sociedade.

Com a perspectiva de emancipar a comunidade do IFSP foi desenvolvido o Projeto Amplifica. Desenvolvido através do Projeto Institucional com a professora Marina Kanthack Paccini Razze o projeto surgiu da percepção da força da coletividade, para ampliar saberes e contribuir para o surgimento de uma sociedade mais esclarecida.
- Notícia relacionada: Programa Amplifica celebra seu primeiro ano
Link para o canal do Projeto Amplifica no Youtube, clique aqui.
Palestras 2025
Set
Muito além do chá das cinco: a ciência por trâs do uso de plantas medicinais | Como mandar bem na redação do Enem |
Afinando Emoções: o Encontro da Musicalização com a Musicoterapia | Dez anos da Lei Brasileira de Inclusão: há o que comemorarmos? |
Ago
O NEABI na construção de saberes do Sul Global | Futebol de mulheres no Brasil: lutas, conquistas e desafios |
LideraGOV: para além da liderança | Se te faz sofrer não é amor: identifique abusos e crie relações saudáveis |
Jun
Como os fundos patrimoniais têm contrubuído para a Educação no Brasil | Guia lilás: prevenção de assédios e discriminação |
CBF e poder: quem comanda o jogo fora das 4 linhas? | Infância, Adolescência e Telas: um olhar sobre segurança e cuidado |
Mai
Nutrição no controle do diabetes: ações práticas, fáceis e eficientes | Qualificação Profissional no IFSP e inclusão social |
Adolescência em Cena: A Escuta como Arte | Possibilidades acessíveis de manejo da ansiedade |
Abr
Adolescência: a segunda janela de oportunidade | Proibição de celulares nas escolas: e agora, fazer o quê? |
Formando Futuros: Orientação Profissional e Projeto de Vida | Introdução ao Minuto Escola: Formação em Audiovisual |
|
| |
Palestras 2024
Dez
Cinquenta tons de Racismo: mestiçagem e polarização racial no Brasil | Acelera RSC: conheça o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Criando oportunidades a partir de problemas sociais |
|
Nov
Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhores dentro e fora do IFSP | 115 anos da Rede Federal: 2013 a 2021 |
Resolução de conflitos no IFSP | Acelera RSC: conheça a pós-graduação do Centro Paula Souza |
|
| |
Out
115 anos da Rede Federal: 2001 a 2008 | 115 anos da Rede Federal: 2009 a 2013 |
Brincar para a construção de uma cultura de paz | 1000 primeiros dias: a primeira janela de oportunidade |
Set
Acolhimento baseado nos princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos | Inclusão escolar nos Institutos Federais |
|
| 115 anos da Rede Federal: 1994 a 2000 |
Ago
Turismo e viagens como possibilidade de experiências memoráveis | Curricularização da Extensão |
|
| Acordar palavras: a escrita como rotina criativa |
Jun
Nutrição comportamental e performance cerebral | Educação e projetos emancipatórios na América Latina |
|
| Surdez e envelhecimento: experiências e desafios |
Mai
Saúde Cardiovascular da mulher e exercício | MOOCs e Plataforma Aprenda Mais |
|
| Fundo patrimonial do IFSP |
Abr
O que são neurodiversidade e neurodivergência? | Inclusão escolar nos Institutos Federais |
|
| Golpes financeiros virtuais |
Palestras 2023
Nov
20 anos de 10639 sem arrependimento 20 anos de 10639 sem arrependimento |
Novembro azul: Prevenção ao Câncer de próstata |
|
Racismo e sofrimento psíquico | Estatuto da Terra: territorialização, contexto e limitações Estatuto da Terra: territorialização, contexto e limitações |
Out
análise da legislação brasileira acerca do Assédio Sexual Análise da legislação brasileira acerca do Assédio Sexual |
Redes sociais e autoimagem de adolescentes | Outubro rosa: Prevenção ao Câncer de mama e de útero Outubro rosa: Prevenção ao Câncer de mama e de útero |
Set
|
Danças afro-paulistas como forma de resistência |
Conheça mais sobre o Gympass |
|
A internacionalização no desenvolvimento do olhar estratégico institucional | Setembro amarelo: prevenção ao suicídio Setembro amarelo: prevenção ao suicídio |
Ago
|
Literatura indígena como processo de descolonização, lutas e resistência |
Evolução do ambiente de data center do IFSP | |
Pegada de Carbono Pegada de Carbono |
Escola e adolescentes: como lidar com essa relação | O que é assédio moral e como combatê-lo O que é assédio moral e como combatê-lo |
Jul
|
Cidades, relações raciais e a memória negra no Brasil |
Jun
|
A Natureza a serviço da saúde: os óleos essenciais |
|
Plano Educacional Individual: o que é e como elaborar?Plano Educacional Individual: o que é e como elaborar? |
|
Mai
|
Alergias alimentares e manejo nutricional |
Desafios de ser mãe de adolescente, hoje! |
O processo de construção da cidadania negra no Brasil pós 13 de Maio de 1888 O processo de construção da cidadania negra no Brasil pós 13 de Maio de 1888 |
O IFSP no ranking de Universidades Sustentáveis - GreenMetric |
Abr
|
Importância da equiparação da Injúria ao crime de Racismo |
Existir sob o risco - diferentes olhares e percepções sobre desastres ambientais |
Nanociência e Nanotecnologia: da sala de aula ao laboratório de pesquisa | Comitê de Ética em Pesquisa: atribuições, tramitação de projetos e principais motivos de pendências |
Mar
|
Ensino de produção escrita e o ChatGPT: reflexões e desafios |
De resistências e legados: mulheres negras na história do Brasil | |
|
Aprendizados do esporte para a vida |
Politecnica e os fundamentos políticos e pedagógicos dos IFs |
Liderança no Programa de Gestão de Desempenho (PGD) |
Palestras 2022
Dez
|
Endometriose |
Diabetes e saúde bucal |
Cuidar para recomeçar |
Nov
|
A importância do enegrecer nas bibliotecas: Carolina Maria de Jesus como estratégia antirracista |
O cenário das universidades após as leis de cotas |
| Crimes cibernéticos, deepfake e uso de imagem |
O epistemicídio do conhecimento negro no desenvolvimento de coleções: qual o papel da profissão bibliotecária? |
Out
|
Conversando sobre saúde mental: ansiedade |
Por que a vivência musical é tão importante na primeira infância? | A cor muda, mas a atenção é a mesma |
Set
|
Disbiose, inflamação e doenças crônicas: qual é a relação? |
O livro é brinquedo e a palavra é brincadeira |
Insubordinações criativas na Educação |
| |
Tabagismo: Impactos negativos na saúde bucal |
Ago
|
Orçamento público: visão geral |
O uso de canções no ensino: um convite à reflexão e ação | |
|
Ponto eletrônico: Instruções Normativas Nº 02/2018 e Nº 125/2020 do Ministério da Economia |
Autismo e inclusão escolar |
Em quem confiar para ser porta voz da Ciência nas mídias: proposta para uma educação científica |
Jul
|
Desafios contemporâneos da Educação Especial no Brasil |
Educação: nossos corpos presentes |
|
4 passos para a organização |
Agenda 2030 para os Municípios: soluções tecnológicas |
Jun
|
Ritmos Biológicos na Educação |
Vamos falar sobre aposentadoria? |
Programa de Promoção à Saude e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSP |
|
A família implicada na adolescência |
DigCompEdu: Um modelo de avaliação de competências digitais de docentes no ensino superior |
Mai
|
Lei Lucas: Capacitação em Primeiros Socorros para profissionais da educação |
Soluções tecnológicas da RNP para a educação |
|
Engajamento comunitário |
Introdução à fotografia |
Abr
|
O Programa dos Direitos Humanos e a Educação para as Relações Étnico-raciais |
Programa de Gestão no IFSP - Sistema Informatizado |
|
Pessoas com deficiência: capacitismo e representatividade |
Oratória: fale e seja ouvido! |
Mar
|
Apolo e Dionisio: sobre a mitologia e a sabedoria da vida |
Profissional antifrágil |
|
Comunicação publicitária, sociedade e consumo: mercadorias do século XXI |
Pensamento Holístico |
Fev
|
Diálogo sobre materiais didáticos no Ensino de Ciências para discentes Surdos(as) |
Racismo estético |
|
Internet das coisas: Conceitos, Oportunidades e Desafios |
Funpresp: Reforma da previdência |
Palestras 2021
Dez
Dezembro
|
Esperança |
|
LIBRAS: uma expressão visual |
|
Ensinar para avaliar ou avaliar para ensinar? Eis a questão... |
| Alcoolismo: A doença da família |
Nov
Novembro
| Prevenção do câncer de próstata e mama |
|
A relação professor-aluno e os alcances, limites e responsabilidades na liberdade de cátedra |
|
Reflexões para uma postura antirracismo na educação e sociedade |
Out
Outubro
|
O que você precisa saber sobre a Deficiência Visual |
|
Educando para boas escolhas on-line |
|
Reaproveitamento de Alimentos |
|
O espírito lúdico na sociedade brasileira contemporânea |
|
Pensar para escrever ou escrever para pensar a comunicação científica? |
Set
Setembro
|
As 7 características de uma educação inovadora |
|
Você sabia que o IFSP é uma unidade EMBRAPII? |
|
Estratégias de estudo: a importância de aprender a aprender |
|
Mudanças no cenário educacional com a pandemia |
|
Prevenção ao suicídio: falar é a melhor solução |
Ago
Agosto
|
Inteligência Artificial e Covid-19 |
|
Aposentadoria: Posso? Quando? Por quê? Que cuidados? |
|
Ferramentas de pesquisa das Bibliotecas do IFSP: recursos para acesso remoto |
|
Paternidade e o papel masculino na atualidade |
|
Onda Literária |
Jul
|
LGPD: a proteção de dados no IFSP |
Jogos digitais e gamificação na educação |
|
Saúde cerebral e exercício |
Ansiedade na atualidade |
|
IFSP e Google: migração de e-mail e agenda |
Educação com Surdos |
Jun
|
Respeito às diferenças? |
Como ter uma alimentação saudável em tempos de isolamento social? |
|
Cuidados com a voz |
Produção de videoaulas - desafios e soluções |
|
Relação familiar na pandemia | |
Mai
|
Guia Alimentar da população brasileira: aspectos teóricos e práticos |
Saúde do Trabalhador: reflexões a partir da Saúde Coletiva |
|
Saúde bucal e Covid-19 |
Rotina de mãe: dicas de cuidados em cada fase da maternidade |
Abr
|
Lazer e os diálogos com a intersecção de gênero, classe e raça |
A importância da Educação Financeira |
|
Boas práticas no uso de serviços digitais: Mail IFSP |
Edição especial do AMPLIFICA para MULHERES? Temos!!!💋💋💋 Faça sua pré-inscrição clicando aqui |
|
Qual máscara? | |










































































































































































































Redes Sociais