Câmpus Barretos sedia a I Maratona de Programação InterIF

A fase final da competição foi realizada durante o V Conemac e contou com a participação de 12 equipes de vários câmpus do IFSP.

• Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 14h58
  • Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 17h27

A programação da quinta edição do Congresso de Extensão e da Mostra de Arte e Cultura (Conemac) do IFSP, realizada no Câmpus Barretos, além das atividades culturais e artísticas e apresentações de trabalhos, contemplou também realização da etapa final da I Maratona de Programação InterIF.  A competição, finalizada no dia 27 de novembro, foi baseada na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) composta por duas fases: a regional e a final.

A primeira fase aconteceu no dia 1 de setembro, e contou com a participação de 48 equipes de sete câmpus. A competição, realizada simultaneamente em cada um dos câmpus, foi composta por 8 problemas de computação. Os times enviavam suas resoluções para um “computador juiz”, centralizado no Câmpus Birigui, que julgava as soluções. As respostas eram recebidas na mesma hora, e todos os times conseguiam ver quando a solução de alguém era aceita ou não, dando mais emoção à disputa.

A fase final, realizada no Câmpus Barretos, durante o Conemac, contou com a participação de 12 equipes, representantes dos câmpus: Araraquara, Bragança Paulista, Birigui, Barretos, Cubatão, Catanduva, Presidente Epitácio, Piracicaba, São Carlos, Salto e São Paulo. O evento teve duração de 4 horas e a prova foi composta por 8 problemas, divididos em níveis de complexidade baixo, médio e alto. Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Barretos conseguiram solucionar 7 problemas, e foram premiados com medalha de ouro. O segundo lugar ficou para a equipe de alunos do curso de Ciência da Computação do Câmpus Presidente Epitácio. Eles conseguiram resolver 6 problemas. A medalha de bronze foi conquistada pela equipe do Câmpus Catanduva, que solucionou 5 dos 8 problemas propostos.

A organização do evento, composta por servidores dos campi representantes de cada equipe, pretende estender este projeto para os próximos anos. A ideia do projeto é proporcionar um ambiente de integração entres alunos e docentes da área. Além disso, os organizadores pretendem envolver todos os campi do IFSP na competição.