Alunos do IFSP levam 12 medalhas na Olimpíada de Matemática dos IFs

Os alunos Deivid Aparecido Henrique (Câmpus Bragança Paulista) e Matheus da Silva Fonseca (Câmpus Catanduva) trouxeram duas, do total de dez, medalhas de ouro para o IFSP.

• Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 12h13
  • Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 08h24

Deivid, do Câmpus Bragança Paulista, conquistou medalha de ouro

A última etapa da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) foi realizada no Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS entre os dias 19 e 21 de outubro.

Para Deivid, a olimpíada foi uma das melhores experiências acadêmicas na Instituição. “Passar três dias interagindo com pessoas que estudam no mesmo Instituto que você, mas, ao mesmo tempo, em regiões diferentes e com experiências tão diferentes é único”. Ele também elogiou a premiação dada a todos os classificados para a segunda etapa da competição. “Eles mereciam o reconhecimento de ter passado pela primeira fase e ido para o evento.”

Já os estudantes Danilo Pereira da Silva e Matheus Neves de Jesus Oliveira Santos, do Câmpus Cubatão, e Natainá Novaes Silva Barbosa e Rafael Henrique Delgado Pereira, do Câmpus São João da Boa Vista, levaram para casa a medalha de prata.

Outras seis medalhas, de bronze, foram conquistas pelos alunos Fernando Henrique Rincão (Câmpus Matão), Gabriely da Cruz Camilo (Câmpus Campinas), Lucas Santana Martos (Câmpus Catanduva), Luis Guilherme Pinto e Pamela Leite de Moraes (Câmpus Bragança Paulista) e Pedro Gabriel Ferreira Caliari (Câmpus Registro).

A olimpíada também destacou com menção honrosa Ana Cristina de Souza Queiroz, do Câmpus Bragança  Paulista, e Gabriel Geraldino de Souza, do Câmpus Cubatão.

Os demais alunos do IFSP selecionados para a segunda fase da competição receberam medalhas de participação. São eles: Gabriel de Araújo Cabral (Câmpus Campinas), Giovanna de Souza Almeida (Câmpus Pirituba), Guilherme Andrade Mascarenhas de Souza (Câmpus Itaquaquecetuba), Gustavo Alexandre Claudino da Silva (Câmpus Hortolândia), Henrique de Andrade Assme (Câmpus Capivari), Jaílson Pavin (Câmpus Matão), Jorge Dario Soares Angulo (São José dos Campos), Pedro Guerra Lourenço (Câmpus Cubatão) e Vitor Hugo Ferreira (Câmpus Matão).

OMIF

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais é uma competição internacional voltada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

A ação tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

A competição se deu em duas etapas. Na primeira, os candidatos realizaram, no mês de maio, uma prova no próprio câmpus onde estudam. Na segunda, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, as provas foram aplicadas no Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

O projeto se desenvolve no âmbito da parceria entre IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, IFRN – Câmpus Natal-Central e IFSP – Câmpus São João da Boa Vista. A comissão organizadora objetiva fazer a OMIF como projeto comunitário da Rede Federal.

O projeto faz parte dos eventos comemorativos pelos dez anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e também do "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

Fonte: com informações da OMIF 2018 - omif.muz.ifsuldeminas.edu.br

Alunos e servidores representaram o IFSP na OMIF