Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do IFSP desenvolvem aplicativo que ajuda criadores de gado a selecionar os melhores animais

  • Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 18h12
  • Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 18h16
  • Acessos: 7526

Pesquisadores do IFSP desenvolveram um aplicativo que vai ajudar criadores de gado a selecionar os melhores animais da raça Nelore, do ponto de vista genético. Trata-se do Módulo Virtual Interativo Preciso para Melhoramento Genético de Precisão (MoVIP) que será disponibilizado em duas plataformas: MoVIP Desktop – para notebooks e desktops; e MoVIP DM – para dispositivos móveis. 

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (Inova), protocolou pedidos de registro para as duas plataformas do software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O aplicativo MoVIP é parte de um projeto de pesquisa intitulado "Programa de Melhoramento Genético de Precisão em Bovinos da Raça Nelore", desenvolvido por servidores do Câmpus Avaré do IFSP em parceria da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ); o Núcleo de Criadores de Nelore de Avaré e Região; a FCAV-Unesp de Jaboticabal e o Câmpus Rio Verde do IF Goiano. 

O projeto recebeu apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq/Setec), sendo que o aplicativo foi desenvolvido pelos servidores do IFSP Newton Tamassia Pegolo (Coordenador do Projeto), Ricardo Barbosa Crivelli e Thiago Cavalheiro Montebugnoli. Os aplicativos poderão ser disponibilizados pela ABCZ para ajudar os criadores de gado a selecionar os melhores animais da raça Nelore. 

 Para Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ, essa ferramenta pode ser interessante se considerada a dimensão continental do país e seus diferentes sistemas de produção. Henrique Ventura, pesquisador da ABCZ, pondera que considerar as interações genótipo por ambiente poderá ser um passo importante no futuro para oferecer aos selecionadores soluções especializadas. 

 As avaliações são apresentadas pelos aplicativos numa interface amigável e intuitiva aos criadores, permitindo a seleção direcionada aos diferentes sistemas de criação, considerando, assim, a globalização dos mercados, a mitigação dos impactos gerados pelas variações ambientais e mudanças climáticas, e a sustentabilidade da seleção por meio da manutenção da variabilidade genética da raça.

 Esses novos pedidos de registro de software protocolados pela Inova somam-se aos outros que já estão em processo de avaliação no INPI, os quais podem ser consultados na página do NIT: https://inova.ifsp.edu.br/index.php/portfolio

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página