Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

INOVA IFSP lança edital para apoiar o registro de Indicações Geográficas

  • Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 16h32
  • Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 16h32
  • Acessos: 8033

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) lança edital para receber propostas de câmpus interessados em apoiar o arranjo produtivo local a elaborar pedido de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Será concedido apoio da INOVA IFSP por meio de bolsa ao coordenador do projeto, treinamento e assessoria para elaboração do pedido de IG. Cada câmpus poderá enviar uma única proposta.

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. 

O Estado de São Paulo possui poucas IG’s registradas no INPI, abrindo oportunidade para o IFSP apoiar o Arranjo Produtivo Local. A concessão da IG pode contribuir com a comunidade e com o IFSP de diversas maneiras:

a) O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;

b) O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;

c) O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho; 

d) Com base nessa compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua lei de criação.

A INOVA IFSP promoverá um treinamento sobre IG no próximo dia 24 de setembro , no Câmpus São Paulo. Em breve serão divulgadas mais informações sobre este treinamento. 

Acesse aqui a página do Edital.

 Mais informações sobre Indicação Geográfica podem ser obtidas no site do INPI:

http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica

Conheça mais sobre as Indicações Geográficas brasileiras:

http://datasebrae.com.br/indicacoesgeograficas/

 Notícias relacionadas

IFSP mapeia produtos e serviços com potencial para registro de Indicação Geográfica

registrado em:
Fim do conteúdo da página