Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP inicia colaboração mútua com Secretaria Estadual

  • Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 15h58
  • Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 16h04
  • Acessos: 7386

Representantes da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (INOVA) iniciaram tratativas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de estabelecerem colaboração mútua. A reunião realizada na quarta-feira, dia 5 de setembro, foi solicitada pela diretora técnica, Juliana Arnaut Santana, que apresentou as demandas e propostas do órgão estadual, com destaque para a necessidade de realizar capacitações relacionadas à Indicação Geográfica tanto para a Secretaria quanto para os arranjos produtivos locais (APLs).

Conforme decreto paulista 54.654/2009, “o Arranjo Produtivo Local se caracteriza pela concentração geográfica de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou mesma cadeia produtiva, as quais, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas”.

A INOVA disponibilizará seus servidores para as capacitações. Os eventos serão gerados pelo órgão estadual, com o objetivo de preparar e estimular a formação das chamadas Indicações Geográficas (IG) – determinação de características ou qualidade de produtos e serviços com base em sua origem – agregando valor aos produtos locais.

Nos próximos dias, o IFSP e a Secretaria vão definir as formas do acordo. Ao mesmo tempo, serão trocadas as informações já acumuladas nos dois órgãos para estabelecer as ações futuras. Em contrapartida, a INOVA iniciou o mapeamento de produtos e serviços com potencial para obtenção de IG por meios dos câmpus.

Para a direção da INOVA, o encontro foi produtivo e será possível fortalecer as relações com a Secretaria de Desenvolvimento e com os APLs para transferência de tecnologia e realização de projetos de pesquisa e inovação, visando o desenvolvimento nas regiões de atuação do IFSP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página