IFSP participa do I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal

• Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 18h04
  • Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 18h37

O Pró-Reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira e a professora Marta Senghi Soares, Diretora de Educação Básica, representaram o Instituto Federal de São Paulo no I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal, realizado no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) entre os dias 21 a 23 de maio de 2018. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes de vários estados para avaliar os 11 anos de implantação da EJA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006.

As palestras de abertura do evento, na noite do dia 21, trataram dos onze anos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional na Rede Federal, tendo os professores Dante Henrique Moura (IFRN) e Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (IFG) como palestrantes.

Nos dias 22 e 23 foram apresentados relatos de experiência sobre os temas: ingresso inclusivo, Projeto Político Pedagógico, currículo integrado e formação docente e retomada, consolidação e permanência nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da Rede Federal.

A mesa-redonda 2 sobre Consolidação e permanência nos cursos EJA/EPT da Rede Federal da manhã do dia 23 teve a mediação da Professora Marta Senghi Soares, do IFSP, que também apresentou a experiência do Instituto Federal de São Paulo na retomada da discussão e implementação dos cursos dessa modalidade na instituição nos últimos sete anos.

Uma plenária na tarde do dia 23 resultou na aprovação de um Plano de Ação. O Plano de Ação será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a Recomendação será encaminhada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).