IFSP e Setur-SP assinam acordo de cooperação

Documento prevê a transferência de inteligência, realização de pesquisas e estágios para estudantes

• Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 17h53
  • Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 11h22
Da esquerda para direita: o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz, e a secretária estadual de Ensino, Renilda Peres de Lima

O Instituto Federal de São Paulo e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) assinaram, nesta terça-feira (23), o acordo de cooperação técnica com vistas ao fomento de ações visando ao fortalecimento e ao desenvolvimento do turismo e da economia no estado.

Conforme o convênio, serão criadas ações em conjunto com a Setur e setores estratégicos para a transferência de inteligência, realização de pesquisas e estágios de estudantes, além do desenvolvimento de projetos voltados ao aprimoramento dos profissionais do setor. A assinatura do contrato aconteceu durante a reunião do Conselho de Gestão de Turismo em que estiveram presentes o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummetz, e empresários do setor de turismo e infraestrutura. Durante a cerimônia, também foram assinados acordos com o Centro Paula Souza e o Instituto de Estudos Avançados da USP.

A iniciativa faz parte do Programa Politurismo, da Setur, desenvolvido sob os princípios da Educação, Inteligência, Negócios e Inovação para a qualificação e formação de novas lideranças e talentos que compõem a cadeia produtiva do Estado de São Paulo.

Durante o evento, o reitor Silmário Batista dos Santos propôs ao secretário uma iniciativa conjunta para oferecer capacitação a fim de melhorar a formação e a empregabilidade dos trabalhadores dos setores ligados ao Turismo, avançando no atendimento da sociedade, além de propor a inclusão do projeto de indicação geográfica desenvolvido no IFSP.

Rodrigo Garcia ressaltou os desafios de governar o estado nesse período “quente” de discussões políticas, reafirmou seu compromisso em avançar nas políticas públicas e finalizou sua fala ressaltando a importância do setor. “O turismo está aí para gerar emprego, renda e também qualidade de vida”, disse o governador.

O secretário de Turismo destacou a importância da associação com as instituições de ensino para aprimorar e ampliar a pesquisa e facilitar a transferência de inteligência e orientar setores de investimentos. “O caminho para a construção de um turismo relevante do ponto de vista econômico, gerador de emprego e renda começa pela educação de qualidade”, disse Lummertz.

Também estiveram presentes na reunião representantes dos setores de bares, restaurantes, agências de viagem, companhias aéreas, Sebrae e outras atividades ligadas ao turismo e infraestrutura, devido à necessidade de envolver e integrar agentes estratégicos.