Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Projetos de alunos do IFSP são premiados na Febrace

Estudantes dos câmpus Campinas, Bragança Paulista, Birigui e Jundiaí conquistaram premiação 

  • Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 17h35
  • Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 09h00
  • Acessos: 16378

Mais uma vez, projetos de alunos do IFSP foram destaque em uma das maiores feiras de ciências do Brasil. Na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu entre os dias 14 e 26 de março, o Instituto teve seis projetos, de quatro câmpus, premiados: Campinas (3), Bragança Paulista (1), Birigui (1) e Jundiaí (1). No total, foram apresentados 497 projetos científicos, desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. 

O Câmpus Campinas, pelo segundo ano consecutivo, teve projetos dos seus alunos reconhecidos entre os melhores do país na área de engenharia, conquistando, nesta edição, o primeiro e o segundo lugares. Nessa mesma área, outro projeto do câmpus ganhou duas premiações. Confira abaixo.  

1º Lugar em Engenharia 

Monitoramento remoto de dosador automatizado de álcool gel para uso hospitalar (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações). 

Equipe: Arthur Henrique Dias Amaral Milanezi , Rodrigo do Nascimento Henrique, Daniel Massuo Scafi Pereira, Francisco Pereira Júnior (Orientador), João Alexandre Bortoloti (coorientador). 

O dispositivo permite a higienização das mãos do usuário sem o contato com possíveis pontos de infecção. Atualmente o equipamento está em operação no Hospital de Clínicas da Unicamp no setor hospitalar. Confira o vídeo com a apresentação do projeto:

 

2º Lugar em Engenharia  

Dispositivo microcontrolado para cálculo de áreas irregulares utilizando o Método de Gauss (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações). 

Equipe: Gustavo Guimarães de Carvalho, Paulo Sérgio Neves Regatieri, Paulo Cesar Murata Filho, Edson Anicio Duarte (orientador), João Alexandre Bortoloti (coorientador). 

O dispositivo já havia sido premiado no final de 2021, na conclusão do curso de tecnologia “Codificação e Programação”, ofertado por meio do programa Samsung Inovation Campus. Confira o vídeo com a apresentação do projeto:

 

Célula 3D com Tecnologia RFID aplicada ao ensino médio - Fase 2 (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações). 

 Equipe: Endriely Peres Fernandes, Camila dos Santos Oliveira, Noah Serrati Moreno, Edson Anicio Duarte (orientador), João Alexandre Bortoloti (coorientador).  

Esse projeto conquistou o Prêmio Manual do Mundo e credenciais para VII edição da FEBIC — Feira Brasileira de Iniciação Científica, que acontecerá no formato híbrido, com etapa virtual de 18 a 30 de julho, e presencial de 07 a 11 de novembro de 2022, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Confira o vídeo com a apresentação do projeto:

 

 Campus Jundiaí 

DiCHOM - dispositivo controlador de horários e organizador de medicamentos (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações). 

O projeto desenvolvido pelo estudante egresso André Fabris de Moraes e pelos professores Felipe Costa Abreu Lopes (orientador) e Adolfo Gabriel Franco (coorientador) conquistou o 3º lugar na área de Engenharia.  Confira o vídeo com a apresentação do projeto:

 

Câmpus Birigui

Colapso desordenado de abelhas e a relação com pesticidas no Brasil (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações). 

Esse projeto, desenvolvido pela estudante Danielly Luiza de Castro Souza e pelas professoras, Heloísa Bressan Gonçalves (Orientadora) , Natália Ellen Castilho de Almeida (Coorientadora), conquistou o 3º lugar na área de Ciências Agrárias. Confira o vídeo com a apresentação do projeto:

 Câmpus Bragança Paulista 

As alunas do Câmpus Bragança também fizeram bonito com um projeto na área de Ciências da Computação e conquistaram o Prêmio Marília Chaves Peixoto, do PoliGen — Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP.  

O projeto premiado foi o jogo Blood Adventure: aprendendo a salvar vidas (clique no nome do projeto para acessar a página com as informações). 

Equipe: Évelin Ferreira da Silva, Giovana Lopes de Oliveira, Martyna Ferreira Borges, Talita de Paula Cypriano de Souza (Orientadora). Confira o vídeo com a apresentação do projeto:

 

 

O IFSP teve, no total, 21 projetos finalistas nesta edição da Febrace. Acesse aqui as listas de finalistas e premiados na feira. 

 Sobre a Febrace 

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. 

Desde 2003, a Feira realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil. 

Todos os anos a Febrace mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página