Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Projeto do Câmpus Jundiaí integra pesquisa e extensão em podcasts

Progama “Planta Não Tem Teta” aborda conteúdos de biologia; ouça aqui 

  • Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 19h12
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h32
  • Acessos: 8779

O projeto de Podcasts Científicos, desenvolvido no Câmpus Jundiaí, tem o objetivo de integrar a pesquisa e a extensão na área da educomunicação e da educação ambiental crítica. A atividade é uma continuidade do projeto Tela Verde, iniciado em 2019, e surge no contexto do distanciamento social e do ajuste na forma de ensino consequentes da pandemia do Covid-19, com a necessidade de buscar não somente a facilidade do acesso à educação como também um aprendizado, de forma divertida e descontraída.  

A equipe de pesquisa é composta pela orientadora, Adriana Fernandes Machado de Oliveira, os coorientadores Daniel Perez, José Roberto Debastiani Junior e Lucas de Almeida Castelhano, e a bolsista Karen Yasmin Rezende Santos. A equipe de extensão conta com dois bolsistas: Sindell Helen da Silva e Vitor Silva Gomes. Os professores são os mesmos da equipe de pesquisa, sendo que o coordenador é o professor Daniel Perez. 

De acordo com a descrição da equipe na página do projeto, o intuito da iniciativa, como projeto de pesquisa, é caracterizar o cenário brasileiro de podcasts sobre ciência de forma a nortear a produção de um programa de podcast na área de biologia, por meio de um processo educomunicativo. A ideia é realizar levantamento e análise da produção científica brasileira em formato de podcast. Segundo a equipe, os episódios terão conteúdos de caráter pedagógico e atual, em uma linguagem dinâmica e convidativa, a fim de apoiar o estudo durante o ensino remoto e também na retomada presencial, quando for possível. 

O primeiro podcast, intitulado “Planta Não Tem Teta”, já está disponível na plataforma Spotify. O episódio “#01: Aquele da vacina” contou com a participação de Sonia Lopes, professora e pesquisadora aposentada do Instituto de Biociências da USP. No episódio, os bolsistas do projeto e a convidada trazem informações sobre este tema tão problematizado durante a pandemia da Covid-19: a vacinação. 
A conversa abrange a história do surgimento das vacinas, o que elas realmente são, qual o seu papel no organismo e como é o seu processo de desenvolvimento e de testes. Além disso, a questão da segunda dose de aplicação é apresentada. Outros pontos essenciais também são enfatizados, como a importância da imunização para o indivíduo e para a coletividade, os efeitos colaterais e a eficácia das vacinas. 

As atividades do projeto, como processos de produção do podcast e as etapas de pesquisa, além de conteúdos voltados para a área da ciência e educação, também são divulgadas pelo perfil na rede social Instagram, @plantanaotemteta.  

Caso tenha interesse em participar do projeto e colaborar com o podcast, entre em contato com a equipe por meio do e-mail . 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página