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Professor e alunos lançam livro sobre crise e educação ambiental

Publicação é resultado de dois anos de pesquisa e está disponível gratuitamente

  • Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 13h12
  • Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 13h41
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O docente Ivan Fortunato e os estudantes Fellipe Rojas Vasques e Iury Lima Nakaoshi publicaram, no último 7 de setembro, o livro "Crise e educação ambiental: uma leitura dialética de quatro temas geradores", resultado de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Câmpus Itapetininga.

A obra aborda uma perspectiva dialética sobre as questões ambientais, buscando maior compreensão da sociedade capitalista consumista, impulsionada pelos mecanismos industriais de propaganda e de acúmulo de capital. Trata-se de um ensaio mais livre, amparado pela busca de uma educação freiriana, para se falar das questões ambientais. O livro está disponível gratuitamente aqui

O livro é fruto de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas com os alunos Iury, licenciando em Física pelo Câmpus Itapetininga, e Fellipe, estudante de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. Uma das atividades é o Projeto de Iniciação Científica "A importância de se estudar George Perkins Marsh na Educação Ambiental em cursos de Licenciatura", desenvolvido sem bolsa pelo Iury, em colaboração com Fellipe.

Iury explica que as pesquisas, as quais culminaram no livro, foram iniciadas há quase dois anos. “Foi um processo contemplador, que auxiliou no decorrer da minha formação crítica sobre os temas que circundam as questões ambientais, propagadas por um sistema que furtivamente ataca a natureza, trazendo ao ser humano diversas consequências e ironicamente nos responsabiliza pelo cuidado à natureza”, conta.

O livro aborda temas relevantes como: a desigualdade na crise socioambiental; a relação oprimido-opressor, presentes também nas questões ambientais; a farsa capitalista sobre sustentabilidade; o ecossocialismo; a educação ambiental no viés da Filosofia de Paulo Freire, onde Marx se enquadra em todas essas complexidades, entre outros, aponta Iury. "Foi um estudo que extrapolou diversas áreas do conhecimento, tornando este livro muito importante para a minha formação”, resume.

Segundo Felipe, a obra tem como objetivo fornecer maior compreensão sobre a crise climática atual, além de perceber as nuances da desigualdade com que a crise afeta as diferentes classes sociais. De forma transdisciplinar, o livro contribuiu para a formulação de concepções importantes para o momento atual de crise climática e para a Educação Ambiental.

O professor Ivan elogiou o trabalho dos estudantes: "tem sido fácil, pois estes jovens não têm medo algum de colocar suas ideias no papel e desenvolvê-las de forma coerente, crítica e contundente. Além disso, tudo flui, porque temos trabalhado com temas que gostamos, e isso é algo fundamental para qualquer pesquisa”, finaliza.

O livro pode ser acessado gratuitamente também por meio da biblioteca das Edições Hipótese

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