Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Enem utilizará tecnologia desenvolvida com ajuda de docentes do IFSP  

Aplicativo calcula o distanciamento seguro entre alunos dentro da sala de aula  

  • Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 10h40
  • Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 11h55
  • Acessos: 8846

A edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) planejará o espaçamento entre as carteiras das salas de aplicação da prova por meio do aplicativo Sala Planejada, criado por pesquisadores do IFSP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).   

O aplicativo foi desenvolvido na Unifesp, que firmou parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. Seis milhões de candidatos se inscreveram para a próxima edição do exame, cujas provas serão realizadas no mês de novembro dentro de salas de aula. A tecnologia auxiliará a planejar o distanciamento necessário entre as carteiras para evitar a propagação da Covid-19.   

Do IFSP, participaram das pesquisas, os professores Juliano Bortolete, do Câmpus Itaquaquecetuba, e Thiago Siqueira, do Câmpus Campos do Jordão. Thiago, que desenvolve sua pesquisa de doutorado na Unifesp, explica que a ferramenta permite ao usuário preencher os campos com as dimensões da sala de aula, o tamanho e número de carteiras e o distanciamento necessário entre elas. O programa oferece, imediatamente, sugestões de layouts para o espaço, de forma a auxiliar os gestores na tomada de decisão. "Se acontecem mudanças, como alterações do que se entende como distanciamento mínimo, essas informações podem ser adicionadas na ferramenta pelo gestor, que irá avaliar se a solução gerada é viável para a sua realidade”, aponta.  

A tecnologia, disponibilizada gratuitamente há pouco mais de um ano, já gerou mais de 500 mil layouts e tem ajudado gestores no processo de retomada das atividades acadêmicas presenciais. “Recebemos muitos retornos positivos de diretores e coordenadores de escolas. Para nós que trabalhamos com matemática aplicada, é um sinal de que mais projetos como este devem ser fomentados”, avalia.  

O aplicativo está disponível gratuitamente no link http://www.salaplanejada.unifesp.br/.    

Observação: não há, por parte do IFSP, previsão de retorno às atividades de ensino de modo presencial. O Instituto considera que iniciativas, como o projeto Sala Planejada, são importantes para o planejamento seguro, quando houver essa possibilidade, o que depende tanto dos desdobramentos da pandemia como da segurança de toda a comunidade acadêmica. 

Leia também: 

Aplicativo calcula distanciamento adequado em salas de aula 

registrado em:
Fim do conteúdo da página