Servidores do IFSP publicam capítulo de livro sobre sustentabilidade

Trabalho aborda o projeto Sustentare, desenvolvido no Câmpus São Paulo

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h38
  • Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 11h44

Os professores Rodrigo de Benedictis Delphino, Nelson Menolli Junior e a servidora técnica-administrativa Simone Mendes Delphino, do Câmpus São Paulo, participaram do livro virtual “Universidades & Sustentabilidade práticas e indicadores”, organizado pela Universidade de São Paulo (USP). O livro reúne trabalhos apresentados no III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, que aconteceu em 2019 na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais.

O evento apresenta práticas de sustentabilidade desenvolvidas em universidades e institutos federais, e os servidores do IFSP apresentaram o pôster intitulado Project Sustentare - Development of sustainable practices at IFSP -Campus São Paulo (Projeto Sustentare — desenvolvimento de práticas sustentáveis no Câmpus São Paulo do IFSP), que se transformou no capítulo 4 do livro.

O Sustentare é um projeto de pesquisa e de extensão que está sendo desenvolvido desde 2018 no Câmpus São Paulo. De acordo com o coordenador, Rodrigo Delphino, trata-se de uma iniciativa de cunho social com o propósito de criar conscientização ambiental, empreendedorismo social, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias com o viés de sustentabilidade. Segundo ele, o projeto é interdisciplinar e conta com a participação de 23 alunos (entre bolsistas regulares, voluntários e egressos), das áreas de Turismo, Biologia, Física, Química, Letras, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica.

“Atuamos em diversas frentes como gastronomia sustentável (reaproveitamento de alimentos), horta, compostagem, aquaponia, insetos na alimentação, fungos, desenvolvimento de projetos de inovação e energias renováveis”, contou o coordenador. Rodrigo afirma que o projeto deve continuar a ser desenvolvido nos próximos anos, pois a equipe finalizou o plantio de uma horta, está implantando um laboratório de aquaponia, comprou um biodigestor para gerar energia a partir do esgoto e dispõe de uma cozinha para os testes e práticas de gastronomia. “Para 2021 vamos reapresentar o projeto nos editais de pesquisa e de extensão, mas muitos egressos estão participando ativa e voluntariamente”, completou.

Os servidores destacam a importância do Sustentare no sentido de promover a conscientização em relação ao meio ambiente e a importância da sustentabilidade no câmpus com potencial de replicar esse conhecimento junto à comunidade externa. Segundo eles, o projeto promoveu oficinas presenciais e virtuais de Gastronomia Sustentável, nas quais muitos dos participantes enviaram relatos de como esses conceitos mudaram seu pensamento e relacionamento com os alimentos.

“Este capítulo do livro mostra o início do projeto e colocou o IFSP junto com outras instituições igualmente preocupadas com a sustentabilidade e tem potencial para atrair outros pesquisadores e alunos para o desenvolvimento de outras ações” afirmou Rodrigo.