Você está aqui: Página inicial

Projeto de Suzano oferece cursos livres a estudantes e comunidade

As atividades são gratuitas e ofertadas via moodle

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 08h56

Desde que as aulas foram suspensas, o Câmpus Suzano vem preparando uma série de atividades para oferecer aos estudantes, bem como à comunidade em geral. Os docentes do câmpus criaram o projeto DIFundindo o Saber, uma ação didático-pedagógica que oferecerá uma série de atividades, incluindo cursos livres voltados ao público em geral. As atividades são gratuitas e ofertadas via moodle, com acesso pelo link: http://szn.ifsp.edu.br/moodle/

De acordo com o professor Lucas Pereira, um dos coordenadores da iniciativa, todos os cursos e modalidades oferecidos no câmpus serão contemplados. “Estamos com as atividades suspensas e não realizamos EAD como substituição de aula. Caso a situação possa se alongar, teremos material para nossos alunos, em um sentido de atualização de estudos e entretenimento”, explica.

O professor explica que as atividades dos cursos não valem como nota, pois o câmpus não utiliza EAD como sistema de reposição ou substituição de aulas. “Também não há estudos dirigidos a uma sala ou turma específica, mas há temas mais abrangentes. Com exceção do conteúdo voltado para os estudantes dos terceiros anos que vão fazer o Enem”, enfatiza.

Para acessar, basta  ter um perfil na plataforma moodle e se inscrever no curso para ver o material. “O usuário encontrará diversos  temas, com um menu amplo envolvendo as três áreas técnicas e da formação geral. Estarão disponíveis desde conteúdos técnicos até exposições virtuais de trabalhos artísticos e acadêmicos, passando por questões de saúde, cultura, entretenimento, metodologia de estudos, entre outros. Ainda não é possível saber o número de módulos, pois os conteúdos estão sendo criados e adaptados pelos docentes, e trata-se de uma experiência nova para todos”, completa Lucas Pereira.

Para a primeira edição, o professor Lucas aponta ações em algumas áreas:

Biologia: professores Jairo e Barão prepararam um material sobre vírus e estrutura viral, com foco no COVID-19

Artes: a professora Ivana propôs a criação de uma exposição virtual de artes e trabalhos científicos.

Física: professores Cleide e Adriel disponibilizaram palestras sobre ciências, realizadas junto ao Laboratório de Física (CAFE)

Linguagem e sociedade: professoras Marcela e Michele organizaram exposições sobre a vida e a obra de mulheres artistas latino-americanas

Laboratório de estudos: professor Lucas criou um espaço contendo vídeos e links com dicas para organização de tempo e conteúdo de estudos.

Acesse aqui a plataforma: http://szn.ifsp.edu.br/moodle/