4º Torneio de Robótica do IFSP: conheça os vencedores

Competição foi realizada nesta sexta-feira (08) e contou com a participação de alunos de 21 câmpus. Em 2020 o TRIF será sediado pelo câmpus Avaré.

• Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 19h51
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h55

Foi realizada nesta sexta-feira, 08 de novembro, a 4ª edição do Torneio de Robótica do IFSP (TRIF). Neste a competição contou com participação recorde de câmpus, sendo 21 no total. Participaram ao todo 209 alunos, divididos em 58 equipes.

A competição foi disputada em quatro modalidades:

Busca e Resgate – A única modalidade onde participam apenas alunos dos cursos técnicos e que segue os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Nove equipes concorreram nessa modalidade. A equipe vencedora foi a GERSE Resgate, do Câmpus Guarulhos, formada pelos alunos Nicolly Pereira, Maria Julia Braz, Danielle Soares e Maike Martins, todos do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica. As meninas contaram que já haviam participado de uma OBR e do TRIF do ano passado, o que consideram que trouxe mais experiência ao grupo e ajudou a conquistar o primeiro lugar. Já o Maike, que participa pela primeira vez de uma competição de robótica, vai levar a vitória como bagagem para a OBR de 2020.

Seguidor de Linha – Modalidade que teve o maior número de equipes na disputa, 18 no total. Os vencedores foram os alunos Bruno Carravieri, Pedro Henrique e Wellington Pereira, equipe integrante do Grupo de Robótica GRIF RGT, do Câmpus Registro. Outras duas equipes desse grupo venceram as modalidades Sumô de Robô Controlado e Sumô de Robô Autônomo.

Na Sumô de Robô Controlado a equipe vencedora é composta pelos alunos Gustavo Portela, Pedro Oyagawa e Caio Bittencourt. No total, 16 equipes participaram da disputa nessa modalidade. A Sumô de Robô Autônomo foi disputada por 15 equipes e a grande campeã é composta pelos alunos Enzo Tamada, Letícia Santos, Marta Lopes e Mel Rocha.

O pró-reitor de Pesquisa do IFSP, Eder Saconni, afirmou que ações como o Torneio de Robótica são muito importantes, pois servem para a aplicação de conhecimento e favorecem o desenvolvimento de novas habilidades. “Num evento como esses eles podem aplicar muito do que aprenderam, de uma forma que talvez nunca fosse possível em sala de aula. Sem falar no que eles aprendem, como o trabalho em equipe, a resolução de problemas... ficamos muito felizes em poder realizar o TRIF e ter um resultado tão positivo, com um grande número de equipes disputando em alto nível”, contou.

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, destacou a expressiva participação dos câmpus na competição e elogiou o empenho de alunos e professores que se desafiaram e fizeram bonito no 4º TRIF, assim como as pró-reitorias do Instituto, que num esforço conjunto tornaram possível a realização do evento. Modena participou do sorteio onde foi escolhido o câmpus que sediará o Torneio em 2020. Os Câmpus Avaré, Suzano e Votuporanga haviam se candidatado como sede e o câmpus sorteado foi Avaré

Confira aqui mais fotos do 4º Torneio de Robótica do IFSP.