Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Câmpus Boituva terá economia de 88 mil reais por ano com Usina Solar Fotovoltaica
Início do conteúdo da página

Câmpus Boituva terá economia de 88 mil reais por ano com Usina Solar Fotovoltaica

O Câmpus Boituva do IFSP inaugurou uma Usina Solar Fotovoltaica de 75 kW, que irá gerar 106 MWh por ano, suprindo 70% da demanda de energia do câmpus.

  • Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 14h05
  • Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 14h14
  • Acessos: 8105

A instalação da usina é parte das ações de eficiência energética do projeto "Fontes Renováveis e Eficiência Energética no IFSP Câmpus Boituva como Vetores para Novos Cursos e Redução de suas Despesas de Energia Elétrica", coordenado pelo professor Felipe Almeida. Este Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma parceria entre o IFSP e a empresa CPFL Energia, que começou a ser executado em fevereiro deste ano.

Além da inauguração da usina, a parceria já proporcionou a substituição de 876 lâmpadas e 16 condicionadores de ar por outros mais eficientes. Juntas, essas ações promoverão uma economia de 88 mil reais por ano. De acordo com o professor Felipe Almeida, uma série de outras ações está prevista para as próximas etapas do projeto.

“O projeto está na fase de aquisição do laboratório feito em container e da implantação de dois sistemas com seguidores solares que juntos somam 5kW de geração fotovoltaica. Também está sendo feita a aquisição de uma estação solarimétrica que contém sensores que realizarão monitoramento de radiação solar, velocidade do vento e quantidade de chuvas. Esses dados serão comparados com os dados fornecidos pela usina solar fotovoltaica e serão base para estudos de geração de energia e eficiência da utilização do recurso solar”, contou. O professor informou ainda que entre as ações de P&D também está previsto o desenvolvimento de um kit didático de baixo custo para ensino de tecnologia solar fotovoltaica.

O Câmpus Boituva formou no mês de agosto a primeira turma do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. O curso, que está entre as ações decorrentes dessa parceria com a CPFL Energia, é uma iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

 

Notícias relacionadas:

IFSP formaliza parceria para realização de projeto de P&D

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página