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O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.


 


O novo PDI teve sua metodologia de elaboração aprovada pelo CONSUP e teve como princípio o planejamento participativo. Para tanto, a elaboração do PDI foi responsabilidade de basicamente quatro tipos de comissões: Central, Local, Sistematização e Temáticas.

As Comissões Temáticas e Locais, viabilizaram o espaços de diálogo com a comunidade, interna e externa, através de Fóruns de Desenvolvimento Institucional em cada campus, Conferência de Desenvolvimento Institucional, pesquisas quanti e qualitativas, Audiências Públicas, entre outros. Os documentos gerados em todas as etapas de elaboração do PDI 2019-2023 podem ser encontrados na aba "Documentos"

No dia 12 de março de 2019 o Conselho Superior do IFSP aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP para o período de 2019 a 2023. Nos links abaixo estão disponibilizados o PDI 2019-2023, a Resolução CONSUP 01/2019 que aprova o PDI, e a Planilha de Oferta de Cursos e Vagas do IFSP.




Comissão Central
Responsável por validar as iniciativas das outras comissões, supervisionar a elaboração do PDI e aprovar as definições propostas que irão para o CONSUP.

  • Composição:  Pró-reitores; dois representantes discentes; um técnico administrativo; um docente; um diretor geral de campus; um representante da sociedade civil, um representante do setor produtivo/órgão de fomento e o secretário executivo.

Comissão Local
Responsável por divulgar e viabilizar atividades, publicar informações e documentos, além de promover a realização de eventos e construção de propostas demandadas das Comissões Temáticas, Sistematização ou Central. 

  • Composição: cinco membros sendo: um representante dos três segmentos (discente, docente e técnico administrativo) e dois indicados pela gestão do campus (preferencialmente que entendam da parte sociopedagógica e da parte orçamentária) *

*A composição da Comissão Local dos Campus Sertãozinho e Cubatão terá 2 vezes mais o número de representantes, já a Comissão Local do Campus São Paulo terá 3 vezes mais.

Comissão de Sistematização
Responsável pela articulação geral dos trabalhos, devendo ser responsável por coordenar, orientar, acompanhar e monitorar os trabalhos das Comissões Temáticas e Locais, bem como supervisionar o desenvolvimento das ações, eventos e etapas do processo de elaboração do PDI. Deve ainda, apoiar a Comissão Central, manter registros e arquivos do PDI organizados e atualizados, divulgar documentos, convites, avisos, atividades e eventos na página do PDI no site da Instituição e atuar na sistematização de informações e consolidação do PDI.

Comissões Temáticas:

Responsável por fomentar, respaldar, articular e promover eventos que possibilitem a reflexão e discussão dos temas do PDI, bem como a proposição de conteúdos para a elaboração das minutas parciais dos capítulos. Essas comissões podem demandar das comissões locais: informações, discussões e proposições, visando analisar, debater e coletar dados e propostas para elaboração dos documentos específicos de cada capítulo ou tema. São constituídas preferencialmente por especialistas na área e gestores ou representantes das unidades de trabalho (Pró-reitorias/Diretorias) relacionadas ao tema.



I Seminário de Desenvolvimento Institucional

 Conferência de Desenvolvimento Institucional 

 AUDIÊNCIA PÚBLICA FINAL


 Dúvidas, informações, sugestões ou outros encaminhamentos: 

Telefone (16) 98112-0036.

 

E-mail´s das Comissões de Elaboração do PDI 2019-2023 - Baixar




 

PDI 2014-2018/Versão Final - Download 

Resolução n. 162/2017 - Aprova a revisão do PDI 2014/2018

A Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, criada através da Portaria nº 5.540, de 16 de outubro de 2014, tem como premissas:

  • Acompanhar o processo de implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP no quadriênio 2014/2018, nos câmpus e reitoria;
  • Orientar e monitorar ações, eventos e etapas gerais deste PDI;
  • Analisar o processo vigente, retornando resultados que norteiem mudanças que se façam necessárias durante o processo.

Presidente: Professor João Roberto Moro
Vice-presidência: Simone Maria Magalhães -  PRX
Secretário: Rafael Inácio Sousa Martins


Contato:
E-maill:
Também poderão ser endereçados documentos e solicitações aos cuidados da CPPDI, através do Gabinete da Reitoria.


Composição da Comissão Permanente do PDI (Tipo pdf, tamanho 90,3KB)


 

Documentos relacionados ao PDI 2014-2018:


 

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