Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP cria projeto de incentivo à prática de atividades físicas e uso de transporte alternativo

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 18h29 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 19h48 | Acessos: 7259

Projeto “Move+IF” disponibilizará 25 bicicletas, em comodato, para servidores; veja resultado final

ETAPAS FUTURAS: Os servidores selecionados deverão dar andamento no preenchimento dos ANEXOS IV, V e VI, com intuito de adiantar as etapas de avaliação de saúde que serão convocadas e agendadas a partir de outubro. 


O IFSP, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD), lançou o Edital nº 24/2022, no qual credencia servidores de câmpus e da reitoria interessados em participar do Projeto “Move+IF” — Edição 2022/2023. 

Serão disponibilizadas até 25 bicicletas, em regime de comodato, para as unidades do IFSP, sendo no máximo cinco bicicletas para cada uma das unidades, podendo ocorrer a classificação de mais unidades se o número de servidores interessados nas cinco primeiras unidades for inferior a cinco. As unidades interessadas podem se inscrever até 22 de setembro.

Todos os servidores selecionados que aderirem ao Projeto “MOVE+IF” deverão assinar o Termo de Compromisso, comprometendo-se a participar das avaliações e atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto, sendo obrigatória a participação em todas as fases do processo. As inscrições serão realizadas somente por meio do formulário disponibilizado aqui. Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para o e-mail .

O projeto conta com seis etapas: inscrição, seleção, avaliação de saúde, entrega da bicicleta, acompanhamento (monitoramento e avaliação da evolução e das condições de saúde física, com frequência mínima trimestral) e encerramento, após o período de 12 meses do comodato.

Essa ação faz parte do Projeto de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor, presente no PDI 2019-2023 do IFSP, e visa incentivar a prática de atividades físicas e o uso de transporte alternativo, primando sempre pela melhoria nas condições de trabalho do servidor a partir de ações de melhoria da sua qualidade de vida. Bruno Luz, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, destaca a satisfação na viabilização desse projeto, que acredita pode ser um novo marco para o IFSP em relação a ações de qualidade de vida e promoção à saúde por meio da prática de atividades físicas. 

Essa ação integra um projeto maior, dentro do qual inicialmente se previa também a organização dos primeiros Jogos de Integração dos Servidores, neste ano de 2022; devido às restrições orçamentárias, no entanto, a atividade foi adiada para 2023. Bruno ainda destaca que a parceria com as equipes da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Casp) e da Coordenadoria de Saúde do Servidor (CSS) “tem tornado cada vez mais essas ações possíveis em nossa instituição, e agradeço o apoio de toda a equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Pró-reitoria de Administração (PRA), eles foram fundamentais para a realização desse projeto", afirma o pró-reitor. 

Até a entrega das bicicletas, elas serão equipadas com odômetro, para acompanhamento do desenvolvimento do servidor, e rolo de treino, a ser entregue para potencializar o uso dos equipamentos.

O projeto-piloto será avaliado ao final dos primeiros doze meses, e a expectativa é obter resultados positivos nas avaliações de saúde dos servidores participantes, para conseguir subsídios e buscar recursos para a expansão, em 2023, para todos os câmpus do IFSP.

Documentos: 

Edital nº 24/2022

Retificação Edital - publicado em 13/09/20222

Anexo V - Declaração de condição de saúde 

Anexo V - Questionário de Saúde

Resultado Preliminar

Resultado Final - Os servidores selecionados deverão dar andamento no preenchimento dos ANEXOS IV, V e VI, com intuito de adiantar as etapas de avaliação de saúde que serão convocadas e agendadas a partir de outubro. 

Fim do conteúdo da página