Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formação das comissões eleitorais locais: Acompanhe a reunião ao vivo.

Formação das comissões eleitorais locais: Acompanhe a reunião ao vivo.

Clique aqui e acompanhe a reunião com as Comissões Eleitorais Locais .

• Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 14h34
  • Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 19h12

COMUNICADO 02 às Comissões Eleitorais Locais -GT para acompanhamento dos processos eleitorais

Na segunda, 17, ocorrerá a reunião com as Comissões Eleitorais Locais formadas. Eventuais recursos poderão ser direcionados ao e-mail: , com prazo de segunda, 17, e análise pelo Consup, na reunião de terça, 18.

Na reunião, que será feita pela plataforma “google meet”, com link a ser passado no e-mail dos componentes das Comissões Locais, além das informações que serão dadas, com retirada de dúvidas, serão escolhidos os representantes para a Comissão Eleitoral Central, com constituição de 9 titulares (3 para cada segmento, docente, administrativo e discente) e 9 suplentes, da mesma forma.

Os recursos com relação ao processo de constituição da Comissão Eleitoral Central poderão ser enviados até às 14 horas de 18 de agosto, sendo analisados pelo Conselho Superior na reunião do mesmo dia.

Para pertencer à Comissão Eleitoral Central valem os mesmos quesitos apontados na constituição das Comissões Locais. Também são desejáveis as características de experiência no trabalho com eleições e habilidade na interpretação de normas. Comprometimento, disposição, imparcialidade e bom senso são pressupostos.

Vale lembrar que a Comissão Eleitoral Central começa trabalhando na definição dos códigos eleitorais para todas as eleições deste processo, controle dos debates entre os candidatos a Reitor, análise de recursos, como primeira instância na eleição para Reitor e segunda instância para as eleições de Diretores Gerais, entre outras atribuições.

Pelo número de participantes da reunião de 17, estes serão alocados tanto numa sala virtual como acompanharão ativamente pelo YouTube. Quando da eleição para os componentes da Comissão Central, três salas virtuais serão abertas, para componentes titulares, sendo uma sala para cada segmento. Somente os titulares das Comissões Locais poderão se candidatar e serem votados para compor a Comissão Eleitoral Central.

Os componentes que passarem a fazer parte da Comissão Eleitoral Central deixarão de compor a Comissão Eleitoral Local em que estiverem, e serão substituídos por suplentes. Os prazos para tal substituição serão informados num próximo comunicado.

Pede-se que as Comissões Eleitorais Locais se organizem para que na sala virtual da reunião estejam presentes um representante titular de cada segmento, por câmpus. Ou seja, um docente, um administrativo e um discente. Da Reitoria, um titular administrativo. No total teremos 109 componentes (três por câmpus, ou seja 108, mais um titular da Comissão da Reitoria) das Comissões Eleitorais Locais, mais organizadores da reunião e observadores do Conselho Superior. O restante dos titulares, mais suplentes, acompanharão ativamente a reunião a partir do YouTube, podendo ter todas as suas dúvidas respondidas.

Quando da abertura das três salas para a escolha de componentes da Comissão Eleitoral Central, os titulares da sala de reunião do “google meet”, mais os titulares que estiverem acompanhando pelo YouTube, se deslocarão virtualmente para estas salas. Terminadas as escolhas dos segmentos, todos voltarão às suas localizações virtuais iniciais (sala ou YouTube), para que sejam feitos os relatórios sobre as escolhas, por segmento, e o anúncio final da composição da Comissão Eleitoral Central.

Tanto as Comissões Eleitorais Locais como a Comissão Eleitoral Central serão ratificadas na reunião do Conselho Superior de 18/08, e a partir daí serão publicadas as portarias referentes a estes atos. Eventuais prazos para completar as Comissões Eleitorais Locais e a Comissão Eleitoral Central, caso haja necessidade, serão indicados posteriormente.