ptenfrites
Página inicial > Notícias > Abertura de curso de audiovisual traz cineasta ao câmpus São Paulo

Abertura de curso de audiovisual traz cineasta ao câmpus São Paulo

Cineasta Clara Ianni e Professor Amauri Brito

O início das atividades do curso de extensão “Entretodos: uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos", no dia 20 de setembro, reuniu dezenas de pessoas; entre elas, os alunos selecionados e o pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, entre outros convidados que prestigiaram a aula magna.

A abertura teve a apresentação do filme “Joaquim”. A obra, dirigida por Marcelo Gomes, conta acontecimentos e fatos da vida de Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, hoje conhecido como o herói nacional Tiradentes. Após a exibição, os alunos do curso foram instigados pelos mediadores Clara Ianni (cineasta) e Amaury Brito (professor do curso) a trocarem impressões e conversarem sobre a estética aplicada na película, num debate rico e profundo que se estendeu pela tarde.

A turma selecionada pelo Edital nº 696/2017 é bastante diversificada. Nela há pessoas de diversas idades e níveis de ensino. “Desenvolver um curso com a presença de um público heterogêneo favorece a dinâmica das aulas, nas quais os conteúdos teóricos e formais encontram o ambiente ideal e estimulante a partir da participação da turma”, conta Amaury, um dos responsáveis por ministrar o curso, que tem um aporte na formação de público para o audiovisual, seja no contexto da fruição, mediação ou produção.

A coordenadora pedagógica Lucila Lang fala da sua expectativa para o curso. "Espero uma maior sensibilidade ao audiovisual, buscando a formação do olhar e a compreensão da arte como um instrumento de mediação, capaz de tematizar questões próximas aos Direitos Humanos."

O curso, que tem 80 horas, vai abordar teoria e prática dos processos de criação, estruturação e difusão de uma peça audiovisual, bem como os diversos desdobramentos que a linguagem cinematográfica propicia, destacando o acesso ao público e interação com ele.

O curso de audiovisual é uma ação do Festival Entretodos 10, uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine, a Estate Produções e a Pró-reitoria de Extensão.

A SPCine é a empresa de Cinema e audiovisual de São Paulo, e tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

registrado em: