Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

ptenfrites
Página inicial > Notícias > Abertura de curso de audiovisual traz cineasta ao câmpus São Paulo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Abertura de curso de audiovisual traz cineasta ao câmpus São Paulo

Cineasta Clara Ianni e Professor Amauri Brito
Cineasta Clara Ianni e Professor Amauri Brito

O início das atividades do curso de extensão “Entretodos: uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos", no dia 20 de setembro, reuniu dezenas de pessoas; entre elas, os alunos selecionados e o pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, entre outros convidados que prestigiaram a aula magna.

A abertura teve a apresentação do filme “Joaquim”. A obra, dirigida por Marcelo Gomes, conta acontecimentos e fatos da vida de Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, hoje conhecido como o herói nacional Tiradentes. Após a exibição, os alunos do curso foram instigados pelos mediadores Clara Ianni (cineasta) e Amaury Brito (professor do curso) a trocarem impressões e conversarem sobre a estética aplicada na película, num debate rico e profundo que se estendeu pela tarde. 

A turma selecionada pelo Edital nº 696/2017 é bastante diversificada. Nela há pessoas de diversas idades e níveis de ensino. “Desenvolver um curso com a presença de um público heterogêneo favorece a dinâmica das aulas, nas quais os conteúdos teóricos e formais encontram o ambiente ideal e estimulante a partir da participação da turma”, conta Amaury, um dos responsáveis por ministrar o curso, que tem um aporte na formação de público para o audiovisual, seja no contexto da fruição, mediação ou produção. 

A coordenadora pedagógica Lucila Lang fala da sua expectativa para o curso. "Espero uma maior sensibilidade ao audiovisual, buscando a formação do olhar e a compreensão da arte como um instrumento de mediação, capaz de tematizar questões próximas aos Direitos Humanos."

O curso, que tem 80 horas, vai abordar teoria e prática dos processos de criação, estruturação e difusão de uma peça audiovisual, bem como os diversos desdobramentos que a linguagem cinematográfica propicia, destacando o acesso ao público e interação com ele.

O curso de audiovisual é uma ação do Festival Entretodos 10, uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine, a Estate Produções e a Pró-reitoria de Extensão.

A SPCine é a empresa de Cinema e audiovisual de São Paulo, e tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página