Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP define cursos do Campus Mauá em audiência pública
Início do conteúdo da página

IFSP define cursos do Campus Mauá em audiência pública

Nova unidade do IFSP atenderá às demandas produtivas e educacionais da região 

  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2025, 17h50
  • Última atualização em Quarta, 29 de Outubro de 2025, 21h19
  • Acessos: 288

APMaua5.jpeg
APMaua5.jpeg
previous arrow
next arrow
APMaua5.jpeg
APMaua6.jpeg
APMaua.jpeg
APMaua3.jpeg
APMaua1.jpeg
previous arrow
next arrow

O IFSP realizou, na última sexta-feira (24), a terceira e última audiência pública voltada à implantação do Campus Mauá. O encontro, realizado no Teatro Municipal da cidade, definiu os cursos e os eixos tecnológicos que serão ofertados pela nova unidade. 

Inicialmente, o campus oferecerá quatro cursos técnicos: Mecatrônica, Fabricação Mecânica, Informática e Planejamento e Controle da Produção. Também ficou definida a oferta do curso superior de Licenciatura em Pedagogia. As formações estão alinhadas às demandas do arranjo produtivo local e às necessidades da comunidade. 

A audiência contou com a presença do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos; da diretora-geral do Campus Mauá, Tamyris Bonilha; do prefeito Marcelo Oliveira; do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva; do deputado federal Alencar Santana; dos deputados estaduais Rômulo Fernandes e Marina Helou; dos secretários municipais Gilmar Silvério (Educação) e Cícero Martinha (Desenvolvimento Econômico). 

Para Tamyris Bonilha, a audiência representou o encerramento de um ciclo de diálogo e construção coletiva. “Foi um trabalho sério e comprometido, que envolveu o poder público, entidades, o legislativo, a comunidade de Mauá e a equipe do IFSP. A escolha dos cursos reflete os desejos e as demandas da região do ABC”, afirmou. 

A diretora destacou que, após análise de dados socioeconômicos e escuta da comunidade, foram definidos cursos voltados à indústria, à tecnologia da informação e à formação de professores. “A demanda por cursos presenciais de licenciatura, especialmente voltados à primeira infância, apareceu com força nas consultas realizadas”, explicou. 

O reitor Silmário Santos agradeceu aos envolvidos no processo e celebrou os avanços. “É uma alegria ver os próximos passos se concretizando: a oferta de cursos já no próximo semestre e a finalização da aquisição da infraestrutura necessária”, disse. 

Representantes da comunidade também externaram a sua alegria em participar do processo democrático das audiências e falaram das suas expectativas para o novo campus no município.  

Simone Quinelato, da equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação, destacou a importância da chegada do IFSP. “Acredito muito nesse movimento. Para quem trabalha com questões étnico-raciais, é fundamental que os estudos partam de uma ação estruturada como essa”, afirmou. 

O professor Luiz Felipe, da rede municipal, agradeceu a oportunidade de participar do processo. “As audiências são uma forma de dar voz à comunidade. A escolha dos cursos será fundamental para o futuro de Mauá. Sejam bem-vindos, Instituto Federal!”, declarou. 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página