IFSP oferece 6.430 vagas em cursos superiores por meio do Sisu
Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre 19 e 23 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é a sétima Instituição de Ensino Superior do Brasil com a maior oferta de vagas em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026: 6.430; sendo 5.710 no 1º semestre e 720 no 2º semestre de 2026.
Todas as vagas oferecidas em 2026 (tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre) serão oferecidas na edição única do Sisu, com inscrições em janeiro.
As vagas estão distribuídas entre 32 campi no estado de São Paulo: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.
Confira os cursos oferecidos em cada campus aqui.
Veja aqui os cursos ofertados em cada campus do IFSP por meio do Sisu.
Neste ano, o Sisu aceitará as notas das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio. Ou seja, se você participou do Enem em 2023, 2024 ou 2025, está apto a participar do Sisu 2026.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026.
Para começar sua inscrição, acesse a página: sisualuno.mec.gov.br.
Ao acessar o sistema, você deve fazer login utilizando sua conta gov.br.
Em seguida, preencha seus dados pessoais, sociais e econômicos. Essas informações são utilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para determinar as modalidades de concorrência válidas para cada candidato no processo seletivo (de acordo com a Lei de Cotas) e para entrar em contato com você, caso seja selecionado no Sisu.
É possível selecionar até duas opções de curso, indicadas como 1ª (primeira) e 2ª (segunda) opção.
Também será possível consultar suas notas da edição do Enem considerada mais favorável para aquela opção, além dos pesos definidos pela instituição para o curso.
Lembre-se de acompanhar sua inscrição ao longo de todo o processo seletivo. A partir do segundo dia de inscrição, o sistema divulga, uma vez ao dia, a classificação parcial, que atualiza as notas de corte e a sua posição nas opções escolhidas.
Resultado Enem 2025
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir suas notas. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 16 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas.
Com os resultados do exame, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de educação superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no período de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Recorde de vagas
Com 274,8 mil vagas ofertadas em 7.388 cursos de 136 instituições de ensino superior de todo o Brasil, a edição é a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes.
Apenas no IFSP, serão ofertadas 6.430 vagas em 156 cursos superiores, distribuídos em 32 campi em todo o estado no ano de 2026, sendo 5.710 vagas no 1º semestre e 720 no 2º semestre de 2026.
Acompanhe as informações do Sisu no IFSP em ifsp.edu.br/vestibular-ifsp-2026-sisu
Documentos:
Redes Sociais