Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Processos Seletivos > Últimos editais > PRP lança editais para capacitação e apoio à submissão de projetos a agências de fomento
Início do conteúdo da página

PRP lança editais para capacitação e apoio à submissão de projetos a agências de fomento

Publicado: Terça, 10 de Março de 2026, 18h03 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2026, 18h03 | Acessos: 75

Iniciativas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação buscam ampliar a participação de pesquisadores do IFSP em chamadas da Fapesp e de outros órgãos financiadores

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) publicou dois novos editais voltados ao fortalecimento da cultura de pesquisa e à ampliação da captação de recursos externos na instituição. As chamadas, identificadas como Editais nº 02/2026 e nº 03/2026, oferecem capacitação, orientação técnica e incentivos para que pesquisadores e pesquisadoras do IFSP aprimorem a elaboração de propostas e ampliem sua participação em editais de agências de fomento.

As iniciativas buscam apoiar desde a submissão de projetos de iniciação científica até propostas de pesquisa de maior abrangência, contribuindo para qualificar o planejamento e a redação de projetos destinados a instituições financiadoras.

Capacitação para submissão de projetos de Iniciação Científica à Fapesp

O Edital PRP/IFSP nº 02/2026 tem como foco a preparação de pesquisadores interessados em submeter projetos de Iniciação Científica à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ao todo, são oferecidas 30 vagas. Os participantes selecionados terão acesso a tutoria especializada e a treinamento voltado ao planejamento e à escrita de propostas, com orientações sobre os critérios e as exigências da agência de fomento. A capacitação será realizada em formato online, e o processo de inscrição foi estruturado de forma simplificada.

O prazo para submissão das candidaturas se encerra em 14 de abril de 2026.

Apoio à submissão de projetos de pesquisa a agências de fomento

Já o Edital PRP/IFSP nº 03/2026 é voltado à preparação de propostas de pesquisa a serem submetidas a diferentes órgãos e agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a própria Fapesp e outras instituições financiadoras.

Serão disponibilizadas 10 vagas. Além da capacitação por meio de um curso no formato MOOC, os pesquisadores selecionados poderão contar com o apoio de um bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica, que auxiliará no desenvolvimento e na estruturação da proposta a ser submetida à agência de fomento.

O prazo para submissão das propostas é 12 de maio de 2026.

Inscrições

As inscrições para ambos os editais devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no caminho: Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos.

Os interessados devem observar atentamente o preenchimento dos formulários e a inclusão dos documentos exigidos, como os anexos indicados em cada edital.

Fortalecimento da pesquisa no IFSP

Nos últimos anos, o IFSP tem ampliado sua presença em editais competitivos e consolidado a captação de recursos junto a agências de fomento. Projetos financiados por instituições como a Fapesp e a Finep têm contribuído para o avanço de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e para o fortalecimento da infraestrutura científica da instituição.

Veja alguns destaques:

Documentos

Edital nº 02/2026

Edital nº 03/2026

registrado em:
Fim do conteúdo da página