Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Etapa Nacional > Últimas notícias > IFSP sediará Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química 
Início do conteúdo da página

IFSP amplia destaque em pesquisa com novos projetos Fapesp

Em 2025, foram aprovados projetos de auxílio à pesquisa assim como bolsas de iniciação científica

  • Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 12h52
  • Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 12h52
  • Acessos: 3239

Mesmo diante das restrições orçamentárias enfrentadas pelas instituições federais de ensino, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) tem alcançado resultados expressivos em pesquisa científica. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) vem intensificando o apoio à formação e à consolidação de grupos de pesquisa e à captação de recursos externos, consolidando o protagonismo da instituição na produção de conhecimento e inovação tecnológica.

Em 2025, dois novos projetos financiados pela Fapesp — no âmbito de Auxílio à Pesquisa — Regular — iniciaram suas atividades, ampliando para oito o número total de auxílios vigentes contratados com a fundação. Os projetos reforçam a diversidade temática e o impacto social das pesquisas conduzidas no IFSP.

Um dos novos estudos é coordenado pelo professor André Luis Dias, do Campus Sertãozinho, com o projeto “SustainaBrew: Transformação Digital em Microcervejarias para Fomento à Sustentabilidade” (Processo nº 24/15951-5). A iniciativa busca desenvolver tecnologias acessíveis de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) aplicadas à automação e eficiência de microcervejarias artesanais. O projeto envolve colaboração internacional com instituições alemãs — VLB e Fraunhofer IPK — e propõe soluções digitais para aumentar a produtividade, reduzir consumo energético e promover a sustentabilidade no setor.

O outro destaque é o projeto “Aplicação de Machine Learning para predizer casos de internação e óbito por doenças respiratórias na cidade de São Paulo, a partir da concentração de grãos de pólen, poluentes e variáveis atmosféricas - ATIIM” (Processo nº 24/17102-5), coordenado por Gregori de Arruda Moreira, do Campus São Paulo. A pesquisa inovadora integra ciência de dados, meteorologia e saúde pública para investigar as relações entre mudanças climáticas, poluição atmosférica, concentração de pólen e doenças respiratórias. O estudo prevê a criação do primeiro banco de dados brasileiro com informações integradas sobre pólen e atmosfera urbana, além de uma plataforma web aberta para pesquisadores e gestores públicos.

Já no âmbito da iniciação científica, em 2025, o IFSP aprovou mais 15 bolsas novas de iniciação científica da Fapesp, totalizando 34 ativas ou concluídas neste ano.

Com essas novas aprovações, o IFSP reforça sua presença na rede de pesquisas financiadas pela Fapesp, cobrindo áreas que vão da engenharia elétrica e mecânica à biologia aplicada e ciências da atmosfera. A rede de pesquisas também é ampliada em nível territorial no estado, como podemos observar no mapa de distribuição do fomento por município. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Biblioteca Virtual da Fapesp, em 24/10/2025

No âmbito do fomento proveniente do CNPq, o IFSP tem atualmente 19 projetos vigentes e 176 bolsas, como observado no Mapa de Fomento em CTI.

Para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, os resultados demonstram a maturidade científica do corpo docente e a importância das parcerias interinstitucionais. Mesmo com desafios orçamentários, a instituição tem investido continuamente em capacitação e na formação de pesquisadores, ampliando a cultura de excelência científica no IFSP. A PRP também já compartilha com a comunidade científica que, em 2026, lançará novos editais de capacitação para submissão de projetos regulares e de capacitação para submissão de Iniciação Científica para a Fapesp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página