Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Educação a Distância - EaD > Últimas notícias > Estudantes do Campus Sertãozinho conquistam segundo lugar em competição nacional de inovação automotiva
Início do conteúdo da página

Projeto premiado propõe rastreamento sustentável de baterias automotivas usando tecnologia blockchain

  • Publicado: Quinta, 09 de Outubro de 2025, 15h27
  • Última atualização em Quinta, 09 de Outubro de 2025, 15h42
  • Acessos: 380

Cinco alunos do sexto semestre do curso de Engenharia Elétrica do Campus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) se destacaram nacionalmente ao conquistarem o segundo lugar na Competição Hackaton Jump Start Toyota SP 2025. O evento foi promovido pela SAE Brasil em parceria com a Toyota do Brasil e suporte técnico da AEVO. O grupo, formado por Caio Caetano Carnier, Gabriel Soares da Silva, Lucas Almeida Silva, Pedro de Souza La Gamba e Thiago Emanuel Gutierrez, competiu com outras 29 equipes e recebeu R$ 3 mil em premiação.

Orientados pelo professor Paulo Donato Frighetto, os estudantes desenvolveram uma proposta inovadora voltada ao reaproveitamento, reuso e reciclagem de baterias de veículos eletrificados, tema central da edição deste ano.

Como explicam os estudantes, o projeto, baseado nos princípios da economia circular e responsabilidade ambiental, consistiu na criação de uma plataforma digital que utiliza tecnologia blockchain para rastrear o ciclo de vida das baterias automotivas. A solução prevê a emissão de um “passaporte” para cada bateria, permitindo à fabricante de automóveis monitorar seu destino, seja em uso do tipo “segunda vida”, reciclagem ou descarte sustentável, em parceria com empresas especializadas.

Segundo o professor Frighetto, a participação dos alunos em eventos como o Jump Start é essencial para a formação integral, promovendo habilidades como trabalho em equipe e desenvolvimento de soluções rápidas e inovadoras, além de abrir portas para futuras oportunidades profissionais junto à indústria.

O estudante Caio Caetano Carnier destacou o esforço coletivo do grupo durante o mês de desenvolvimento do projeto, desde a concepção da ideia até a entrega do protótipo funcional. “Foi um trabalho em conjunto, em que todo mundo ajudou em todas as partes. Ficamos muito orgulhosos pelo resultado que conseguimos entregar”, afirmou.

A competição reuniu 120 alunos de todo o Brasil e teve como objetivo conectar estudantes às demandas reais da indústria automotiva, incentivando a criação de soluções sustentáveis e tecnicamente viáveis para desafios complexos do setor. O projeto desenvolvido pelos alunos pode ser acessado pelo site toyota-battery-tracker.pages.dev. Mais informações sobre a competição estão disponíveis em saebrasil.org.br/congresso/jump-start .

registrado em:
Fim do conteúdo da página