Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Para além do diagnóstico: Amplifica discute as diferentes formas de ser e compreender o desenvolvimento

No encontro desta quarta, Renata Filipak conversa sobre transtornos do desenvolvimento e amplia o olhar sobre diferentes formas de existir; confira no canal do IFSP no YouTube 

  • Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2026, 16h14
  • Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2026, 16h22
  • Acessos: 113
 

O Amplifica promove, no dia 2 de setembro, às 15h, uma conversa sobre as diferentes formas de ser e os transtornos do desenvolvimento. O programa recebe Renata Filipak, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), para discutir o tema e ampliar o olhar sobre as particularidades do desenvolvimento humano.
A conversa pretende contribuir para a compreensão dos transtornos do desenvolvimento, abordando aspectos que fazem parte da realidade de muitas pessoas e famílias e incentivando uma perspectiva baseada em informação e acolhimento.

A palestra integra a programação do Amplifica, iniciativa voltada à disseminação de conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento humano e institucional.

Cronograma setembro

Data Tema Palestrante
02/09 (quarta-feira) Diferentes Formas de Ser: Saberes sobre Transtornos do Desenvolvimento Renata Filipak - IFSP
09/09 (quarta-feira) Não haverá Amplifica ENGEP
16/09 (quarta-feira) Setembro Amarelo - Sentir não é fraqueza Raquel Franco - Psicóloga - GEAP
23/09 (quarta-feira) Alzheimer: Compreender para cuidar melhor Dra. Lorrany Fernandes Gomes - Médica de Família e Comunidade - Assefaz
30/09 (quarta-feira) Quem tem medo de redação? - Desmistificando a escrita! Jaqueline Lopes e Mônica Aparecida de Souza - IFSP

Sobre o Amplifica

Desenvolvido por meio de um projeto institucional com a professora Marina Kanthack Paccini Razze, o Amplifica surgiu da percepção da força da coletividade para ampliar saberes e contribuir com o surgimento de uma sociedade mais esclarecida.

Para isso, o projeto reúne profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que, de forma virtual, oferecem: palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, mesas temáticas e vídeos curtos com dicas sobre temas variados e desafiadores que dizem respeito ao nosso viver, em suas múltiplas dimensões.

As ações estão previstas para serem transmitidas semanalmente, às quartas-feiras, às 15h, no canal do IFSP no YouTube. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. 

Confira também os episódios anteriores na página do programa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página