Comissões locais da CPPD precisam atualizar portarias de designação
Comunicado da comissão central e da DGP reforça que cada campus é responsável por recompor sua comissão
As comissões locais da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) dos campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) precisam atualizar suas portarias de designação, conforme o Comunicado n.º 25/2025 da diretoria de Gestão de Pessoas da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DGP-PRD) e da comissão central.
Conforme o documento, em diversas unidades do IFSP os documentos estão desatualizados em razão do encerramento de mandatos. A DGP e a CPPD reforçam que cada campus é responsável por recompor sua comissão, adotando o procedimento mais adequado ao seu contexto — seja por eleição, indicação da direção-geral ou decisão em instância colegiada — e emitir ou atualizar a portaria correspondente.
A CPPD local deve ser composta por um membro titular, com possibilidade de alocar quatro horas de trabalho no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), e um suplente.
Entre as atribuições da comissão estão: abertura de processos no Suap, orientação e auxílio na montagem de pedidos de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), bem como orientações para promoções à classe de Professor Titular.
O comunicado destaca a relevância das comissões locais para a celeridade e aprimoramento dos processos. A medida visa reforçar a importância do trabalho das CPPDs locais e do fortalecimento da gestão de pessoas no âmbito do quadro docente. A CPPD central não realiza eleições nem designa membros, mas permanece disponível para orientar e prestar apoio consultivo.
Confira o documento:
Comunicado n.º 25/2025 - DGP-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP
Redes Sociais