Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Afastamento como Professor Visitante no Exterior: Fluxo contínuo

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2025, 15h43 | Última atualização em Segunda, 03 de Novembro de 2025, 15h43 | Acessos: 90

Nova iniciativa amplia oportunidades de desenvolvimento dos servidores docentes, com ênfase na internacionalização

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) lançou hoje o Edital nº 102/2025 – Professor Visitante no Exterior, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRO-PRD), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP), que reforça o compromisso da instituição com a valorização e o desenvolvimento profissional de seus docentes. O programa permite que professores efetivos realizem atividades acadêmicas temporárias em instituições no exterior, visando promover a internacionalização, fortalecer a pesquisa, a inovação e a troca de experiências pedagógicas que beneficiem diretamente o IFSP e seus alunos.

O edital estabelece um processo seletivo em fluxo contínuo para a concessão de afastamento como Professor Visitante no Exterior, permitindo que os interessados se inscrevam a qualquer momento ao longo do ano. Os resultados serão divulgados mensalmente, e os afastamentos dependerão da contratação de professor substituto junto à respectiva unidade de lotação.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, a abertura do edital reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento de seus professores: “Este edital proporciona experiências que fortalecem a formação acadêmica e profissional do docente, promovendo aprendizado, inovação e colaboração que retornam diretamente em benefício do IFSP e de seus alunos”, destaca.

Para o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Leite, a iniciativa evidência a valorização do corpo docente: “Essa iniciativa oferece aos nossos professores oportunidades concretas de crescimento, permitindo que suas experiências contribuam diretamente para o ensino, a pesquisa e a extensão no IFSP”.

Podem participar do processo seletivo docentes efetivos com título de doutor, que tiverem concluído o estágio probatório. O afastamento poderá ter duração mínima de seis meses e máxima de dois anos, e deverá resultar em contribuições acadêmicas e científicas que reforcem a excelência do IFSP.

Serão oferecidas 10 vagas de afastamento ao longo do ano. Mais do que uma oportunidade individual, o edital faz parte da estratégia do IFSP de valorização docente e desenvolvimento profissional.

As inscrições devem ser realizadas via SUAP, seguindo as orientações do edital.
Acesse o Edital nº 102/2025 – Professor Visitante no Exterior
Dúvidas podem ser encaminhadas para: 

Fim do conteúdo da página